Mobiliário flexível: 6 sugestões para uma casa pequena

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Muitas vezes, encaixar todas as nossas coisas numa casa pequena pode revelar-se uma imensa dor de cabeça, principalmente se for do tipo de dono com grandes dificuldades em desfazer-se do que já não tem uso. Nestes casos, a tendência natural é deixarmos que as mobílias e os restantes objectos se apoderem lentamente do nosso espaço ao ponto de termos áreas bloqueadas ou inutilizadas. Para que isto não lhe aconteça, no artigo de hoje vamos falar-lhe sobre mobília que encaixará facilmente na sua casa: mobília que se desmonta ou dobra, de maneira a poupar espaço durante os períodos em que não está a ser precisa! As opções são variadas e há uma grande oferta no mercado, portanto o único problema será a escolha. Assim sendo, o ideal é que se foque na divisão que quer reformular e perceber quais são as opções que melhor se encaixam nessa situação. No entanto, não se preocupe: no final desta leitura, verá como há mobílias absolutamente incríveis e flexíveis para que uma casa pequena esteja tão equipada como uma com área superior! Está curioso?

Camas que se escondem

Duas camas rebativeis de solteiro: Quarto  por GenesisDecor
GenesisDecor

Duas camas rebativeis de solteiro

GenesisDecor

A dica perfeita para os anfitriões de corpo e alma, sempre dispostos a receber mais alguém, mesmo que a área já seja pequena para eles próprios. Com estas fantásticas camas, o espaço passa a ser um problema secundário! Pode facilmente instalar um móvel deste tipo na sua sala de estar, que esta rapidamente se transformará num quarto de hóspedes quando mais necessitar! Durante o período em que as camas estão guardadas, a sala ganha o espaço que precisa para receber os amigos para um jantar ou uma maratona de cinema. No entanto, se alguém precisar de pernoitar por ali, basta desimpedir a sala para abrir as camas e aconchegar as suas visitas! Super práticas e pode deixá-las semi-preparadas ou já mesmo com os lençóis para situações de urgência. Definitivamente, é um dos mobiliários a ter se a sua casa é pequena!

Secretárias secretas

Simão: Quarto de crianças  por IronBug Lady

Começamos por recuperar umas das peças de mobília mais características dos quartos dos adolescentes da década de 90, nomeadamente das meninas. Esta é uma secretária com imensa arrumação na zona de trabalho, ao mesmo tempo que serve de cómoda, por possuir gavetas por baixo do tampo. Assim sendo, facilmente passa por um móvel para guardar roupa, conciliando essa função com a de secretária. Outra vantagem é a de ter o seu espaço de trabalho arrumado e sem incomodar a harmonia do quarto, pois assim que deixa de ser necessário, pode ser facilmente fechado e ocultado pelo tampo. Torna-se um móvel clássico e diferente das cómodas normais e dá um toque romântico ao quarto. Se pretender dar-lhe um ar mais moderno, pode sempre decorar o interior da secretária com uma pintura mais colorida e simples ou forrá-la com outros materiais!

Espelhos estica-encolhe

Showroom Tons de Banho: Casas de banho clássicas por TONS DE BANHO
TONS DE BANHO

Showroom Tons de Banho

TONS DE BANHO

Naturalmente que a sua casa de banho tem instalado um espelho por cima do lavatório: o sítio mais prático, pois ocupa pouco espaço e ainda está onde é mais preciso. Ainda assim, por vezes pode precisar de uma visão mais ampliada do seu rosto, enquanto se maquilha ou apara a barba – certo? Para estas situações, há uns fantásticos espelhos de dupla face, que nos mostram uma imagem real e outra ampliada. São óptimos para avaliarmos os pormenores e e saírmos da casa de banho com a sensação perfeita de estarmos no nosso melhor! Mas para divisões pequenas, ter um objecto que não é necessário todos os dias a ocupar espaço pode não ser a melhor opção. Para este tipo de dilema, sugerimos-lhe a aplicação desse mesmo espelho, mas na parede, onde estará sempre seguro e à mão para quando mais precisar! Possuindo um braço retráctil, consegue sair da parede, sem perder a sua estabilidade – além do que fica com as suas mãos livres para o que realmente importa!

Prateleiras práticas

Outra sugestão para a casa de banho são estas práticas prateleiras para a banheira, que poderão também ser utilizadas no lavatório ou no bidé. São super práticas e podem albergar todos os produtos que necessitará para aquele momento específico, libertando espaço no muro da banheira e ao redor das torneiras. Depois de utilizados, os produtos podem ser arrumados no seu lugar e a prateleira também. Mantenha a sua casa de banho com um aspecto limpo e arrumado!

Bancada de cozinha surpresa

Cozinhas campestres por Cottage Style / コテージスタイル
Cottage Style / コテージスタイル

オリジナルキッチンと薪ストーブを中心にした使いやすいキッチン

Cottage Style / コテージスタイル

Chegamos à cozinha, um dos sítios onde espaço nunca é demais, menos quando precisamos de espaço para nós e para tudo o resto! Confuso? Pense no seguinte: chega das compras e precisa de pousar os sacos, mas a bancada tem as especiarias, os pequenos electrodomésticos do dia-a-dia e ainda a loiça do pequeno-almoço, que não teve tempo de lavar porque acordou já atrasado. Não pode colocar as compras no chão, porque o seu cão, só de as cheiras, já está a abanar freneticamente a cauda. O que lhe dava mesmo jeito não era uma bancada que se abrisse, como que por magia, para o ajudar? Este tipo de bancada pode esconder-se dentro de outra ou ser colocada ao alto, como uma tábua de engomar. Esqueça o problema da falta de espaço ou de uma cozinha muito ocupada: a introdução desta peça de mobiliário ajudá-lo-á a ter uma relação menos problemática com a sua cozinha. As soluções são variadas, apenas requerem um estudo prévio do espaço e alguma criatividade!

Cadeiras úteis quando são necessárias

Jardins rústicos por Barnes Walker Ltd

A última dica que lhe deixamos é a aquisição de cadeiras que se fecham, para uma melhor arrumação. Ao serem armazenadas desta maneira, ocupam menos espaço que os assentos normais. Podem ser menos seguras ou parecer mais instáveis que as cadeiras regulares, mas oferecem um sentido prático maior para quando precisa de sentar amigos ou família, sem lhe roubarem diariamente o espaço que harmoniza a sua casa! Muitas delas são fabricadas em materiais de grande duração, como o plástico, pelo que pode utilizá-las no exterior ou, caso prefira a madeira, pode dar-lhes um tratamento que lhes permita maior resistência às condições climatéricas.

Quais as dicas que vai querer pôr já em acção? Diga-nos, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!