Um projeto simples e inovador

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Renovação de uma casa em Viseu, BAU UAU ARQUITECTURA BAU UAU ARQUITECTURA Quartos modernos
Loading admin actions …

Situada no interior de Portugal, apresentamos -lhe uma casa fantástica marcada pela integração de soluções inovadoras. Partindo de uma habitação já existente, foi possível transformar um espaço modernizando-o através da criação de um conforto contemporâneo.

Fundado em 2006, o atelier responsável pela intervenção é liderado pela arquiteta portuguesa Cristina Emília Silva e pelo arquiteto espanhol Alberto Montoya. Sedeado em Aveiro a equipa BAU.UAU Arquitectura tem vindo a desenvolver vários projetos com qualidade ao longo dos últimos anos. Venha connosco e fique a conhecer uma das intervenções mais interessantes desta equipa num projeto surpreendentemente moderno.

Contexto e programa

O local intervencionado situa-se na cidade de Viseu, considerada uma das zonas com maior qualidade de vida do país. O volume a ser transformado apresentava uma planta rectangular com um recorte num dos vértices e uma cobertura composta por vários planos com formas e inclinações distintas. 

Em termos programáticos pretendia-se criar uma habitação unifamiliar com sala, cozinha, três quartos e, naturalmente, as instalações sanitárias de apoio. O piso em sótão também necessitava de uma remodelação de forma a criar um espaço útil para os proprietários do espaço.

Intervenção

O atelier desenvolveu a remodelação de forma semelhante às intervenções de raiz. Considerando as paredes exteriores e os planos inclinados da cobertura como os limites da intervenção, o espaço foi reorganizado criando um novo comportamento espacial. 

No piso inferior foi integrado um novo volume central capaz de organizar à sua volta todos as divisões, estabelecendo a divisão entre as circulações públicas e privadas da habitação. A zona de estar, sala de jantar, cozinha, casas de banho e três quartos distribuem-se através de percursos extremamente fluidos ao longo do piso térreo. No sótão foi ainda desenhado um quarto extra com a sua própria instalação sanitária para convidados, uma sala polivalente com mezzanine sobre a zona da sala.

Iluminação

A exposição solar e o desenho das janelas proveniente da arquitetura original assumiu um papel preponderante ao longo do desenvolvimento do projeto. A sala é conformada por três das fachadas principais apresentando luz natural vinda de sul, este e oeste. As restantes divisões, pressupondo uma maior grau de intimidade, são acompanhadas de vãos cuidadosamente integrados, de forma a controlar a permeabilidade entre o interior das áreas e o espaço exterior.

Centro

O volume central da habitação desenha-se em linhas curvas garantindo uma circulação mais orgânica ao longo da casa. Revestido por ripas de madeira pintadas numa das faces, este espaço integra no seu interior a instalação sanitária de apoio à área social da moradia.

Materiais

A escolha de materiais não podia ser mais simples. O branco minimalista das paredes que conformam o espaço é interrompido pelas cor quente do soalho e de outros detalhes construtivos. A presença da madeira além de integrar uma dimensão tradicional num espaço de linhas contemporâneas, garante uma atmosfera mais calorosa à habitação indicada para qualquer ambiente familiar.

Cozinha

Na cozinha apesar de se ter mantido a preferência por linhas simples em cores neutras foi integrado um pavimento em mosaicos mais tradicionais. Esta escolha inesperada para o pavimente confere um aspecto mais dinâmico a um desenho potencialmente monótono

Casa de banho

Na casa de banho o esquema é invertido. Enquanto as paredes assumem uma cor mais alegre, a simplicidade das linhas modernas é integrada nas loiças e mobiliário de caráter contemporâneo. O desenho do lavatório acompanha a forma mais orgânica do próprio volume que o integra.

Detalhes

Das várias qualidades já referidas destaca-se ainda a atenção aos diferentes pormenores construtivos. Desde a escolha de materiais ao design sofisticado, a dedicação do atelier é visível em todos os centímetros cúbicos.

Inovar

O mais interessante deste projeto é a forma descontraída como o atelier lidou com a arquitetura original. Tirando partido das qualidades já existentes, os arquitetos procuraram integrar novas qualidades através de soluções inovadoras. A integração de um volume central que organiza todo a casa além de resolver as exigências funcionais de qualquer projeto habitacional, assume um papel escultórico com impacto preponderante na arquitetura final da habitação. Só um processo criativo extremamente exigente permite criar soluções surpreendentemente simples.

Conte-nos a sua opinião. Gosta destas soluções inesperadas?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista