Que uso deve dar à sua cave?

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

É certo que muitas casas não o têm. Mas quando existe é um dos compartimentos mais esquecido e negligenciados. Estamos a falar das caves, pois claro!

A cave é aquele compartimento do qual ninguém fala. Um tugúrio escuro que serve na maioria dos casos como depósito de trastes inúteis de que ninguém se lembra. Roupas e sapatos que ninguém usa, eletrodomésticos para reparar que nunca foram para a oficina e mais um sem fim de itens que fizeram parte do nosso dia-a-dia mas que foram perdendo importância e utilidade, encontram na cave o seu destino sem qualquer glória. Enfim é normalmente um espaço de arrumação com muito pouca arrumação e ainda menos espaço!

Obviamente que ter um lugar de arrumação para as coisas que não são de utilidade diária é um requisito muito importante, mas há muito mais para se fazer com uma cave. E se pensar bem o lugar tem muitas vantagens em relação a outros espaços, senão ora veja…

Pode ficar com um quarto extra para quando as visitas aparecem, tirando a vez à sala de estar.

O barulho fora de horas deixa de ter uma importância tão grande para quem decide dormir cedo, pois raramente atinge a zona dos quartos em níveis preocupantes, e se a revestir com material à prova de som isso deixa mesmo de ser um problema.

A desarrumação perde urgência, pois tudo pode ser arrumado calmamente uma vez que as visitas não são ali recebidas, pelo que se presta a espaços como quartos de brincadeira e oficina;

É um espaço de trabalho privilegiado, mais isolado do resto da casa e da confusão familiar e pode instalar ali o seu porto de abrigo, físico e mental.

Enfim, tem todas as vantagens em transformar a sua cave em algo mais do que depósito. Pode mesmo vir a ser a divisão mais badalada e interessante da casa, assim a sua imaginação o dite, pois basta uma dose de boa vontade e uma bonita decoração para o espaço ganhar uma vida nova.

Inspire-se nas nossas sugestões e descubra que uso pode dar à sua cave!

Espaço de arrumação

Bem, esta é a utilização clássica, como já referimos. E não lhe retiremos importância! Todos sabemos como é vital o espaço de armazenamento numa casa. Mas evite depósitos de trastes velhos. Mobile a sua cave com estantes e prateleiras esteticamente agradáveis e vai ver que difícil é transformar a cave num depósito poeirento. Para além de ficar com uma área de arrumação, o espaço vai sobrar para outras atividades. Organize tudo por caixas, etiquetando cada uma com o respetivo conteúdo. Instale ganchos para pendurar bicicletas, por exemplo. Enfim estabeleça um método para impor ordem no caos. Mas sobretudo resista! Resista à vontade de guardar aquelas botas de há dez anos na esperança de que voltem a estar na moda, ou aquele micro-ondas estragado à espera de se lembrar de o levar para arranjar. Recicle!

Ginásio

Uma ideia fantástica e muito saudável para ter na sua cave! Um ginásio! E não precisa de ser a preciosidade que vê na imagem. Claro que todos gostaríamos de ter um míni campo de golfe na cave. Imagine só o luxo! Mas equipar a cave com as suas máquinas preferidas, um tapete de ioga e um armário para guardar equipamentos é tudo o que necessita para ficar com um ginásio em casa. Não se esqueça de instalar um espelho numa das paredes. Para além de poder apreciar devidamente o seu esforço, o espelho dá uma sensação de espaço e dimensão que um lugar fechado e pequeno bem precisa. E é importante também pavimentar o chão com um pavimento resistente, de preferência de um material elástico, prevenindo quedas de pesos e outros objetos que o podem danificar. Já imaginou a comodidade e a privacidade de um ginásio só seu? Claro que o mais difícil mesmo será dar-lhe uso todos os dias!

Oficina, espaço dedicado ao seu passatempo

Garagens e arrecadações industriais por Regalraum GmbH
Regalraum GmbH

Heimwerkstatt – Regalsystem PRIMESLOT

Regalraum GmbH

E que tal transformar a cave no seu lugar de fuga? Sim, fuga! O sítio para onde foge do stress, do barulho, da correria e onde se pode dedicar àquilo que o faz mais feliz. Gosta de bricolage? Faça da cave a sua oficina… Tudo arrumadinho como vemos na imagem abaixo. Dedica-se ao colecionismo? Instale as suas coleções na cave! Enfim, pode transformar a cave como desejar para servir o propósito de se dedicar com todo o coração ao seu passatempo. Instale bancadas de trabalho, coloque cadeiras confortáveis e prepare-se para ali passar bons momentos de descontração.

Uma sala de estar extra

E não faz falta mais uma sala de estar? Isolada do resto casa, menos ruidosa, onde pode sossegar a ler um livro enquanto a vida agitada decorre lá acima… Escolha mobiliário simples e moderno mas confortável quanto baste. A imagem abaixo dá ideias excelentes neste caso. Cadeirões confortáveis, uma mesa de apoio, boa iluminação e estantes com muitos livros. Hora e horas de lazer! O conceito é dos arquitetos ’Barbosa & Guimarães, Lda.’, do Porto. Não poderia ser mais apelativo!

Zona de bem-estar, sauna, spa…

Piscinas modernas por Wilkinson Beven Design
Wilkinson Beven Design

Swimming Pool & Spa

Wilkinson Beven Design

Esta ideia é maravilhosa, para os mais afortunados! E que tal instalar na cave uma piscina interior, um spa ou uma sauna? Ou mesmo um misto dos três? Claro que para seguir esta sugestão precisa de uma cave bem grande. Na imagem abaixo pode ver uma cave de uma residência familiar transformada numa área de bem-estar com piscina e spa. Repare nos pormenores luxuosos a convidar ao ócio e ao relaxamento. Um espaço de fazer inveja…

Espaço para festas!

Nós gostamos de festejar! Quem não gosta? Mas a maior parte das casas tem limitações quanto a festas, principalmente tratando-se de casas geminadas, em que os vizinhos têm uma (importante) palavra a dizer sobre o ruído! No entanto se tiver uma cave com algum espaço pode criar algo que o vai tornar no alvo da admiração e cobiça dos seus amigos: – um espaço para festas. Instale um bar. Coloque arte nas paredes. Compre uma mesa de bilhar e máquinas de pinball. Poltronas e sofás bem confortáveis e com design original são requisitos obrigatórios. Mas antes de mais instale revestimento e piso à prova de ruído, para não incomodar o resto da família. E desfrute de noite inesquecíveis! Vai ver que ninguém quererá sair para ir à discoteca.

Tem mais sugestões para utilizar a cave? Fez uma obra genial na sua? Não se esqueça de nos contar tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!