por PHU Bortnowski

Construção de um deck de madeira: passo a passo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Vamos mostrar-lhe, neste livro de ideias, um guia para construir um deck no seu jardim.

Um deck em madeira é um dos melhores complementos que se pode acrescentar a um jardim. Se tiver uma piscina, ainda mais oportuna e confortável é esta adição. 

Embora o processo de construção de um deck não seja moroso ou complicado, há alguns passos a seguir. Acompanhe-nos e veja como o gabinete do arquitecto italiano Alejandro Sticotti deu forma a esta estrutura.

Está curioso? 

Passo 1: Definir o perímetro e colocar as bigornas

Em primeiro lugar, defina a área do deck para saber em que quantidades tem que comprar os materiais. Nesta etapa, também se deve determinar os pontos onde vão ser colocados os blocos sobre os quais a estrutura de madeira vai assentar. 

Passo 2: incorporar as vigas

Após distribuir os blocos de suporte, coloque as vigas por cima. Certifique-se de que marca os pontos em que a viga se encontra com os blocos. Depois, use um berbequim para fazer um furo na madeira, de forma a unir ambos os elementos.

Importa lembrar que o espaço deve estar perfeitamente nivelado. Os blocos e as vigas devem estar equidistantes uns dos outros e partilhar o mesmo tamanho e altura.

Coloque as vigas na vertical e na horizontal com a frequência necessária para suportar as tábuas do deck.

Passo 3: use gravilha para drenar

O terreno deve ter materiais que drenem a chuva de forma a evitar problemas de humidade no futuro. Usar a gravilha é a opção mais indicada. Este é um bom momento para aplicar um herbicida que previna o crescimento de ervas daninhas. 

Passo 4: colocar as placas

Comece a cobrir a base até estar totalmente oculta. As placas devem estar bem juntas para que, no futuro, não se comecem a separar e a notar fendas entre elas.

Passo 5: cortar e igualar os extremos

Depois de colocadas as placas, os extremos devem ser cortados e lixados para que todos fiquem com o mesmo tamanho, dando uniformidade e um acabamento polido ao deck.

Passo 6: lixar e polir

A madeira deverá ser lixada e polida, eliminando quaisquer vestígios de gravetos. A superfície deve ficar suave ao tacto e sem irregularidades. 

Passo 7: aplicar verniz

Escolha o verniz de que mais gosta e aplique as camadas necessárias para obter o tom e acabamento desejados. Envernizar a madeira é um passo muito importante não só para a proteger, como também para lhe acrescentar valor estético. 

Passo 8: mobilar e decorar

Depois de terminada a parte mais trabalhosa, chegou a etapa final que é também a mais divertida: mobilar e decorar o espaço ao nosso gosto.

O que achou do resultado final? Ficou muito bom! Não concorda?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!