10 revestimentos que tornarão a sua casa de banho maravilhosa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Pareti doccia in cristallo_Walk in, GAL srl GAL srl Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Ao contrário do que possa parecer, planear uma casa de banho é um processo que envolve muitos fatores. Para além das necessidades que é preciso satisfazer entre essas quatro paredes, o facto é que os elementos de decoração oferecem uma ampla gama de possibilidades. Os revestimentos de casa de banho são uma parte importante desta tarefa e ao escolhê-los devemos lembrar não só a estética, mas também a sua funcionalidade num espaço com condições especiais. 

Azulejos, mosaicos de cerâmica ou pedaços de massa e resina são, pela sua durabilidade e design, os revestimentos preferidos para este espaço da casa, mas não são os únicos. Com o tratamento adequado e as devidas considerações, existem muitos materiais que podem ser utilizados com resultados espetaculares. Se quer conhecer algumas das alternativas em revestimentos para conseguir uma casa de banho maravilhosa… Tome nota!

1. Paredes de tijolo à vista

Pareti doccia in cristallo_Walk in, GAL srl GAL srl Casas de banho modernas Banheiras e duches

A primeira das nossas propostas é o tijolo. Certamente que já viu tijolo à vista em muitos projetos de decoração, como parte do design de quartos ou salas de estar, mas é também um material perfeitamente válido para a casa de banho. Na verdade ele é perfeito para ambientes industriais e, de acordo com os outros elementos com que o combine, o tijolo à vista consegue criar uma estética moderna, rústica ou minimalista. 

A maior vantagem deste revestimento para a casa de banho é que é um material barato, especialmente se for parte da estrutura da própria casa. Para aqueles que têm dúvidas sobre a sua adequação por ser um material argiloso, que em contacto com a humidade pode sofrer danos, a solução é simples. Basta colocar numa parede que não está em contacto direto com a água ou, em alternativa, aplicar algum tipo de resina selante.

2. Elegância e sofisticação em mármore

Se almeja criar um projeto que respire elegância nada melhor do que escolher o mármore como revestimento. A sua mera presença preenche os espaços de sofisticação e pode usá-lo tanto nas paredes, como no chão, ou até mesmo móveis. Este é um material altamente trabalhável que se apresenta em vários formatos, cores e desenhos, e que também oferece total resistência à água dada a sua natureza de pedra polida. 

No entanto, é um material de preço elevado e deve ter em mente que para a sua instalação deverá recorrer a profissionais especializados no seu tratamento.

3. Madeira, também na casa de banho

A madeira é um dos materiais mais versáteis que podem ser aplicados na decoração e design de interiores, e a casa de banho não é exceção. Adiciona calor e frescura ao espaço e, dependendo de como a colocar, vai conseguir criar uma sensação de maior amplitude, ou simplesmente obter a sensação de tomar um banho como se estivesse na floresta. 

As suas desvantagens residem na sua própria natureza, pois a sua instalação na casa de banho irá pô-la em contacto muito frequente com a humidade, e se não for bem tratada, poderá ter problemas a médio prazo. Mas como quase tudo na vida tem uma solução, tudo que tem que fazer para o evitar é aplicar um tratamento de humidade e aplicar a manutenção apropriada para que o seu revestimento de casa de banho em madeira esteja sempre na sua melhor condição.

4. Papel de Parede

homify Casas de banho modernas

Se o seu orçamento é apertado, mas quer dar uma imagem diferente à sua casa de banho, uma boa opção é o papel de parede. Os seus designs são tão variados quanto os gostos individuais de cada um, e depois de escolhido é fácil de colocar, embora antes da instalação deva garantir que as paredes estão uniformes e limpas. 

Não obstante, antes de decidir sobre a colocação deste revestimento na sua casa de banho, tenha em linha de conta que, por ser um material que é fixado à parede, ao longo do tempo este tende a descascar. Qualquer vazamento de água também podem representar complicações, mas se o colocar como revestimento nas paredes que não têm muita proximidade com o chuveiro ou lavatório, irá minimizar as probabilidades de ter problemas.

5. Pedra para casas de banho contemporâneas…

Tal como com a madeira, a pedra é um revestimento de grande beleza, não só para cenários rústicos, mas para todos os tipos de espaços modernos, ecléticos… A sua presença é sinónimo de conexão com o ambiente natural e, nesse sentido parece muito improvável apresentá-lo como parte do projeto da casa de banho.  As suas virtudes não têm nenhum senão, a não ser o facto de que, se não aplicar o cimento adequado no momento da colocação, a fatura pode ser pesada. Quer correr esse risco?

6. Ou para projetos rústicos

Aqui pode ver outro exemplo do uso de pedra como revestimento para as paredes da casa de banho. Se a estética moderna que mostrámos na imagem anterior não o seduz, talvez esta ideia de estilo rústico o conquiste. É que as suas possibilidades são tão vastas que é difícil não encontrar o modelo que se adapte aos seus gostos e necessidades. Se adicionar às suas vantagens as propriedades isolantes, a receita não poderia ser mais bem-sucedida.

7. Pintura e mais pintura

Outro revestimento de casa de banho que pode ser usado para atingir resultados espetaculares de uma maneira relativamente simples e barata é a tinta. É verdade, é assim como pode ver na imagem. Pintar as paredes é uma opção, no entanto com o passar do tempo e com a chegada de novas propostas, tem sido relegada para segundo plano, mas a verdade é que nunca passa de moda. As possibilidades são variadas e pode optar por das às paredes um banho de cor ou criar murais atraentes que dão ao espaço uma identidade única. 

No entanto, se optar por pintura como revestimento para a casa de banho, escolha um tipo de tinta vinílica ou plástico, para impedir que a humidade causando estragos na sua decoração. Se preferir pode aplicar um selante de proteção contra a humidade e prepare-se para desfrutar da sua decoração durante muito tempo!

8. Azulejos e mosaicos de cerâmica ou porcelana

Se fizéssemos um inquérito temos a certeza que a maioria dos entrevistados iria confessar que as suas paredes de casa de banho são revestidas com azulejos ou mosaicos de cerâmica ou porcelana. Não é invulgar, na verdade estes revestimentos são a escolha mais normal para estas divisões da casa. Porquê? Pelas razões mais variadas. Pela sua ampla gama de preços, com propostas económicas ou de preços mais elevados, pelos seus desenhos e padrões para todos os gostos, pela sua instalação simples… Apenas tem de encontrar o modelo que adequado ao seu gosto e colocá-lo nas paredes da sua casa de banho para conseguir dar-lhe a personalidade que procura.

9. O polivalente ladrilho

Fazer a diferença é uma tarefa que pode ser muito gratificante e, para o conseguir com os revestimentos de casa de banho o ladrilho é uma excelente opção. Este material compõe-se de uma espécie de pequenos ladrilhos de vidro, combinados com outros materiais, que são fundidos em altas temperaturas, e vai permitir-lhe criar espaços únicos. Formando uma banda ao longo de todas as paredes, ou colocado em áreas específicas da casa de banho, a sua presença vai transformar totalmente esse espaço. Mas cuidado com os excessos que podem arruinar uma decoração cheia de caráter! Qual é a maior desvantagem deste material? O preço, que poderá ser demasiado elevado se o seu orçamento é apertado.

10. Betão aparente

VALLE IMPERIAL, Arki3d Arki3d Casas de banho modernas

O retorno à naturalidade e a nudez dos materiais é uma tendência que está a ganhar fãs e, neste sentido, um revestimento de betão aparente na casa de banho é uma alternativa perfeitamente válida. As suas apresentações vão do rústico ao moderno, dando aos espaços estilos industriais, rurais ou modernos, dependendo dos acabamentos. A sua flexibilidade, força e custo relativamente baixo, são as suas principais atrações, mas, se acabar por se decidir por este material, não se esqueça de o proteger da humidade com os produtos adequados para garantir.

Com qual destes revestimentos se identifica mais?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista