6 ideias para modernizar a fachada de sua casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A fachada é dos primeiros pontos a ser definidos aquando da construção de uma casa. É ela que determina o estilo da casa, e é o primeiro contacto visual que se tem com a obra. Mas não é assunto fechado, uma vez terminada a construção. A passagem do tempo obriga a intervenções periódicas, e uma fachada intocada revela muitas vezes falta de cuidado e abandono, para além de significar problemas para quem habita a casa. O vento, a chuva e a neve deixam um rasto de pequenas mazelas que podem pôr em causa a habitabilidade da casa. No entanto pode apenas mostrar algo antiquado e datado que já não atrai o olhar… Modernizar a fachada de uma casa é tanto um exercício de gosto como necessidade técnica!

O trabalho de fachada é feito usando grande variedade de materiais que podem ser misturados para criar uma combinação harmoniosa. Para modernizar a fachada de sua casa, dependendo do estilo de construção e da zona onde foi construída, pode recorrer a diversas técnicas, como a substituição de revestimentos, a adição de elementos estruturais ou a ampliação de janelas, por exemplo. Na verdade uma tendência muito utilizada na arquitetura atual são as janelas de vidro amplas, que proporcionam um visual moderno e elegante, além de oferecerem uma iluminação natural que ajuda a baixar os custos com eletricidade.

Os revestimentos dão sofisticação à aparência da casa e combinados com as linhas estéticas da construção contribuem para uma fachada bonita, moderna e cuidada.

Se quer valorizar o seu imóvel não deixe de cuidar da fachada. Ela é o cartão de visitas de uma casa e demonstra a personalidade e o estilo do proprietário.

A fachada de uma casa tem tanta importância como a sua decoração interior, por isso hoje propomos mostrar-lhe seis ideias para modernizar a fachada de sua casa e mostrar todo o amor que tem pela sua casinha!

Escolha o estilo, a tendência

A primeira coisa a fazer é escolher o estilo que vai dar à fachada de sua casa. Mas neste primeiro ponto há que ter muito cuidado.

Verifique a envolvência da casa. Uma casa bem integrada no ambiente envolvente fica sempre melhor do que uma que destoa do bairro todo de forma estridente. Mas pode ser mais do que isso… Casas antigas e em zonas históricas têm regras estabelecidas legalmente para as renovações de fachada que pode executar, pelo que se lhe apetecer ter uma casa com fachada de estilo moderno e minimalista numa zona antiga da cidade o melhor é recorrer a um arquiteto. Ele saberá aconselhar e ajudar na submissão do projeto à aprovação camarária.

Depois analise de forma minuciosa a arquitetura da construção. Por exemplo tem uma casa de tijolo à vista, mas gostaria de ter uma casa com revestimento em pedra… Calma! Poderá não ser esteticamente agradável ou sequer exequível.

As casas mais feias, aquelas de construção simples, de meados do século passado são as que oferecem mais possibilidades estéticas pois de base não as têm! 

A casa que mostramos na imagem é o produto da recuperação de uma moradia datada de 1898, pelo gabinete EVA | evolutionary architecture, do Porto. A estética da fachada foi perfeitamente preservada, e o brilho de outros tempos foi-lhe devolvido, sem fazer alterações de fundo!

Restaure a fachada, consertando os elementos estruturais

Depois verifique o estado da fachada e proceda às reparações necessárias. Como já referimos a passagem do tempo e a exposição aos elementos infligem danos progressivos à fachada da sua casa. Rachaduras, infiltrações, janelas empenadas e um sem fim de outras mazelas podem desfear a fachada de sua casa e torná-la muito pouco habitável, por isso antes de avançar faça os consertos e substituições necessários. Se forem coisas simples, como calafetar juntas ou rachaduras poderá fazer você mesmo, mas para arranjos mais profundos e complicados o melhor mesmo é contratar profissionais, para se assegurar que fica mesmo bem feito.

Modernize, pintando ou rebocando

Chalé das Três Esquinas: Casas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Muitas vezes o revestimento da casa começa a soltar-se e a tinta descasca com facilidade dando um aspeto descuidado à sua casa, e facilitando os danos estruturais nas paredes, por isso pintar e rebocar a fachada é uma necessidade. Mas pode ser apenas uma questão de gosto! As tendências atuais apontam para tons de cinzento, rosa velho ou pêssego como escolhas acertadas, mas o seu gosto deve prevalecer. Afinal a casa que lhe mostramos acima foi pintada de um original tom azul-turquesa claro (à falta de melhor definição) numa zona antiga da cidade de Braga, e consegue dizer que fica feio?

O importante é pintar ou rebocar a fachada, pois esta fica logo com um ar mais moderno. A única regra é evitar as cores estridentes e visualmente agressivas. Para além de ficarem deslocadas na maioria dos contextos habitacionais perdem o seu fulgor rapidamente, ficando esmaecidas antes de quaisquer outras.

Adicione elementos, como portas ou janelas

Condomínios  por Will Eckersley
Will Eckersley

Darnley Road

Will Eckersley

Adicionar elementos à fachada da sua casa pode ser a solução para lhe dar imediatamente um ar muito atual. Fazer revestimentos decorativos, mudar a caixilharia das janelas ou colocar uma porta diferente altera por vezes radicalmente o aspeto da casa. Mas há elementos que ao serem adicionados podem alterar a totalidade do estilo da moradia. É o caso de extensões de pisos, varandins, ou águas furtadas no telhado, por exemplo. Na maior parte das vezes apenas pequenos apontamentos extra são suficientes para fazer a diferença, como a porta amarela da fachada recuperada da casa da imagem acima.

Retire elementos, detalhes que não fazem sentido

Depois da intervenção.:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Depois da intervenção.

raul sousa cardoso arqt

Por vezes as alterações da fachada ao longo das diversas remodelações não fazem sentido nem acrescentam qualquer valor estético à casa. Revestimentos decorativos desatualizados, caixilharias de alumínio, ou extensões descabidas são muitas vezes a causa de fachadas esteticamente desatualizadas e mesmo feias. Nestes casos faz todo o sentido removê-las.

Verifique quais os pormenores da fachada de sua casa que destoam da linha estética que escolheu para a modernização e retire-os sem hesitação! Foi o que fizeram os arquitetos responsáveis pela linda casa antiga recuperada da imagem: – originalmente as duas primeiras janelas da esquerda estavam tapadas por uma estrutura externa que fora acrescentada posteriormente à construção da casa, e que foi removida sem contemplações tornando a fachada muito mais desafogada e com um ar verdadeiramente moderno. Para isso contribuíram também as originais caixilharias vermelhas… No dizer do autor do projeto, ’Raul Sousa Cardoso Arqtº, o vermelho das portadas e da caixa de entrada é como o batom vermelho que uma velhinha põe nos lábios, orgulhosa da sua idade.’ Perfeito não é?

Faça um jardirm, adicione plantas

Condomínios  por Tyler Mandic Ltd
Tyler Mandic Ltd

Reflected Glory – Holland Park Renovation

Tyler Mandic Ltd

E por último as plantas para demonstrar todo o cuidado que tem com a sua casa. Faça um jardim! Sim, mesmo que pequeno, um jardim torna uma fachada muito mais atraente. Não tem jardim? Mesmo que não tenha muito espaço, uma trepadeira ou até vasos nas janelas dão alegria e cor ao exterior de sua casa. Inclusivamente podem ajudar a actualizar a fachada naquelas alturas em que o orçamento para obras está esgotado, mas em que apetece fazer-lhe uma operação estética. E todas as pessoas que olharem para a sua casa vão saber que ali vive um proprietário orgulhoso e zeloso!

Gostou desta ideia em particular? Veja mais ideias de jardinagem e floricultura no artigo ’Floricultura de cor para colorir a sua vida’.

A fachada de sua casa está mesmo a precisar de uma demãozinha de tinta e agora sente-se inspirado? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!