A cor cinzenta na sua sala: tudo menos aborrecida!

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Há tantos adjectivos que a definem, mas nós achamos que elegância lhe fica mesmo muito bem. O cinza é cor neutra por excelência, sinónimo de versatilidade, com inúmeras combinações possíveis. Uma mistura (literalmente) da liberdade oferecida pelo branco e da personalidade marcante do preto. 

Este livro de ideias vai apresentar-lhe os especialistas que sabem disto melhor que ninguém. Salas de estar em vários estilos: modernas, clássicas, de influência escandinava, campestre, vintage. Todas excelentes exemplos de aplicação de cinzento nestas divisões. Das paredes aos sofás, dos acessórios ao mobiliário. Mas acima de tudo e principalmente salas de estar elegantes e sofisticadas que o vão deixar cheio de vontade de experimentar o cinzento também na sua habitação.

Eminentemente moderno

Por onde começar? Esta sala de estar neutra e elegante multiplica de forma exemplar a aplicação de cinzentos e cinzas pelos seus generosos metros quadrados. Para sermos mais precisos, o atelier de arquitectura de interiores holandês que a projectou, o Remy Meijers Interieurarchitectuur, bem como os proprietários desta casa são claramente fãs desta cor.  Se espreitar as restantes divisões verá que várias tonalidades de cinzento se espalham por todas elas. Sempre com muito bom gosto e guiados pela mesma matriz: a da sofisticação. 

Aura de tranquilidade

Aqui a cor foi usada com menos intensidade, um pouco como prolongamento do branco. As linhas modernas e escandinavas combinadas com o cinza e o branco abrem o espaço, tornando as zonas de trabalho, refeição e convívio desta divisão mais amplas e luminosas.  Ligeiros apontamentos de cor — sempre em preto — e a liberdade estética de uma tela em branco. O resultado é uma cozinha e sala de estar em plano aberto com uma aura tranquila e luz abundante.

Geometria e design

A sua sala de estar é pequena? Mais uma razão para apostar em cores neutras e versáteis. Nesta habitação, a geometria e os detalhes cromáticos fazem parte do mote de quase todas as divisões. Vários tons de cinza e vários tonalidades de verde vão-se desdobrando por toda a casa, bem como a utilização de materiais como o feltro, aplicado tanto nos acessórios como no revestimento das paredes — como vemos na imagem. O cinzento é o ponto de ligação desta casa, que apesar dos seus poucos metros quadrados conseguiu transformar-se num espaço arejado, dinâmico e refrescante.

Cor de transição

Salas de estar escandinavas por A54Insitu
A54Insitu

PROYECTO DE INTERIORISMO EN LA HAYA, HOLANDA

A54Insitu

Os cinzas cumprem sempre muito bem o papel de cores de transição. Neste caso, estes armários de arrumação — obrigatórios quando se trata de uma casa com crianças — acompanham um espaço que se quer harmonioso, de liberdade de movimentos, sem perturbar o cenário de neutralidade desta sala de estar e jantar.

Monocromatismo

O cinzento é uma cor intemporal que funciona muito bem em todas as divisões da sua casa. O único cuidado que tem de ter é não o tornar monótono, apostando sempre nos contrastes, seja com recurso a cores mais vivas, seja através de um jogo de tonalidades mais escuras e mais claras. Esta sala é um exemplo quase contraditório de neutralidade e arrojo. O cinzento foi utilizado em quase todos os seus elementos — um statement! Em grande destaque estão as texturas, as nuances e a luz abundante que ilumina toda a composição.

Contrastes e energia

Se gosta do efeito da mistura de cores sóbrias com cores vibrantes, este exemplo é para si. Uma composição que toca em várias tonalidades de cinzento — destaque para o dégradé conseguido na parede — e na combinação com cores e padrões garridos e cheios de energia.

Versão clássica

Aqui lhe mostramos um exemplo clássico, onde o cinzento cobre essencialmente a parede e os sofás — aplicações chave que ditam o tom do ambiente desta sala.

Ponto de partida

Salas de estar escandinavas por House Envy
House Envy

Cosy Home

House Envy

Às vezes basta um acessório, uma peça de mobiliário para introduzir personalidade, elegância e bom gosto. O cinzento não é a única cor desta composição, mas é sem dúvida aquela que marca o compasso desta decoração.

Mais um exemplo onde o cinzento assume um papel de protagonismo, desta vez dividido com a madeira.

Renovar o ambiente

Se ficou encantado com estas imagens inspiradoras e se gosta de estar a par das tendências, há maneiras mais fáceis e menos dispendiosas de aplicar o cinzento aí em casa. Senão repare como uma simples parede de outra cor pode renovar o ambiente dos seus interiores.

Salas de estar escandinavas por Strom Architects
Strom Architects

Woodpeckers

Strom Architects

Ou até, um simples tapete para criar ambiente e dar um ar mais aconchegante e confortável à sua casa.

O que achou destas salas de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!