Incrível habitação voltada para a ria!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Casa VA, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas
Loading admin actions …

As maravilhas da arquitectura portuguesa aparecem-nos, felizmente, espalhadas por todo o país. O exemplo de hoje é de uma habitação com vistas privilegiadas sobre a ria e esta fica localizada na Torreira, Murtosa. O autor das fotografias seguintes é Manuel Aguiar, mas o do projecto é o já nosso querido Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa.

José António Lopes da Costa e Tiago Meireles foram os arquitectos responsáveis pela habitação de fantástica aparência e vista que juntos projectaram e viram crescer.

Presente, existiu uma especial preocupação em valorizar a mesma orientando-a para as melhores vistas, usufruindo de vários terraços e varandas. A zona exterior ladeia a habitação de tipologia T3 e a mesma convida a uns belos mergulhos na piscina de fundo azul e a várias refeições ao ar livre.

Sem sombra de dúvidas e cientes que irá gostar é com orgulho que lhe damos a conhecer um pouco mais do excelente trabalho que se faz em Portugal!

O espaço

A Casa VA é composta por dois volumes sobrepostos que formam os dois andares da mesma. O volume inferior é mais transparente e ao mesmo tempo parece mais frágil enquanto que o andar superior é mais opaco. As aberturas visiveis correspondem às varandas que pontuam de forma ritmada esta facahda voltada a sul.

Os diferentes materiais do piso distinguem as diferentes funções. A zona relvada corresponde à zona ajardinada e de jardim, a zona em deck  como uma zona de passagem e ainda a zona acimentada a toda a volta da casa como uma moldura que marca o espaço antecedente à entrada no interior. Três diferentes tipos de níveis que se distinguem pelo grau de privacidade.

O lado norte

Numa perspectivava contrária vemos ao fundo um azul mais claro no céu que corresponde ao lado marcado pela passagem da ria. Claro que a habitação tinha de tirar o maior partido da vista e ser assim orientada.

Na construção adoptada existe um desfasamento ligeiro entre os dois andares, criando alguma animação volumétrica e ainda proporcionando zonas de abrigo e de sombra. Deste lado, a fachada virada a norte é mais fechada e é pela mesma que se faz a entrada, seja a pé ou de carro, já que existe um percurso pavimentado direccionado até à garagem.

Aceita um mergulho?

A zona revestida a deck de madeira acompanha e faz-nos chegar ao local preferido da casa, a piscina! Aqui a mesma é emoldurada a madeira e posteriormente a relva, proporcionando duas possíveis escolhas para banhos de sol.

O terreno de generosas dimensões foi devidamente planeado com o intuito de se tirar o maior partido da zona exterior mas sem nunca descurar as boas áreas interiores e sempre que possível com belíssimas vistas, onde varandas e terraços convidam a conhecer. No Ré-do-chão, com vistas sobre a Ria e a piscina aberta a Sul, situa-se a sala de estar. A cozinha e a lavandaria voltam-se ao pátio a Poente.

No piso superior

A habitação volta-se essencialmente a Nascente e a Sul, e os grandes vãos em vidro propõem-lhe usufruir ao máximo do sol e das vistas sobre a ria.

Neste piso superior, o escritório ocupa uma localização privilegiada pois tem uma forte relação visual com a ria. As cadeiras espreguiçadeiras convidam-no momentos de reflexão e relaxe da vista entre etapas no trabalho.

Repare como o pavimento interior parece continuar para o exterior. O mesmo tom de madeira faz aumentar a sensação de espaço interior e a mesma linguagem favorece o desenho.

As varandas a Sul

Os três  quartos existentes voltam-se a Sul, numa modulação ritmada e acentuada pelas varandas individuais que servem cada quarto. As palas ou coberturas dão alguma sombra e de certa forma parecem proteger estes espaços. Também  o piso das varandas foi revestido a madeira aumentando a sensação visual interior, intensificada com as guardas em vidro das varandas.

Numa zona mais larga da varanda o seu preenchimento foi feito por revestimento de placas com pedras, como as que por norma se vêem aplicadas em zonas de passagem e acessos a garagem.

Olhe para baixo!

Ao mesmo nível das varandas dos quartos encontra-se outra de maiores dimensões, uma que já falamos anteriormente – a do escritório. Esta é a vista fantástica que terá se olhar para baixo. Gostamos principalmente da maneira inteligente de marcar e limitar espaços e zonas com diferentes materiais e revestimentos, e nesta perspectiva isso percebe-se bem.

Olhe em frente!

Não desperdiçando a possibilidade de obter melhores vistas sobre o horizonte, foi criado um acesso à cobertura, onde se pode usufruir das vistas e de um jacuzzi aí localizado. É nada mais, nada menos do que um grande rooftop/terraço que ocupada toda a dimensão da cobertura da casa.

Esse acesso é marcado por um elemento triangular que acompanha a zona das escadas, o mesmo assemelha-se à forma vulgar das velas dos barcos que navegam à sua frente, na ria e é encarado como uma espécie de elemento escultórico no espaço.

Que achou do artigo? Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista