13 Ideias Para Dividir Espaços Mesmo Em Casas Pequenas

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

13 Ideias Para Dividir Espaços Mesmo Em Casas Pequenas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Salas de estar  por Perfect Space, Moderno
Loading admin actions …

A integração de ambientes tem sido uma tendência crescente na decoração e na arquitetura ao redor do mundo. No entanto, há quem prefira delimitar explícita ou sutilmente os diferentes espaços. Para tanto, vários tipos de divisórias são utilizadas – e o melhor de tudo é que servem até para as menores casas.

Neste artigo, você vai conhecer 13 ideias muito criativas para separar um ambiente de outro, de modo a conseguir privacidade ou apenas demarcar áreas dentro de casa. O objetivo também é o de manter a ordem sem interromper a comunicação. Quem sabe você não resolve adotar a prática e mudar um pouco a cara da sua casa?

1. Uma prolongação da parede com personalidade

A divisória desta sala de estar funciona como uma prolongação da parede, mas, graças ao seu desenho vazado, ela traz personalidade ao ambiente. Seu objetivo não é impedir a comunicação entre diferentes ambientes, mas permitir maior privacidade a quem se encontra de ambos os lados da estrutura. 

2. Jogo de níveis

Aqui não é preciso instalar uma divisória entre a sala de jantar e a de estar porque a própria disposição dos ambientes em níveis distintos já serve para delimitá-los de forma clara. Neste caso, o nível da sala de jantar é bastante alto, exigindo uma pequena escada com apenas dois degraus. 

3. Cores vibrantes como marcos

Uma ideia barata e muito simpática é separar os ambientes com a utilização de cores vibrantes como marcos. Use de uma a três cores em pilastras, móveis, tapetes, paredes ou tetos, de modo a limitar uma ou duas cores a um ambiente e outras duas cores a outro ambiente. Com isso, a divisão do espaço fica evidente visualmente.  

4. Uma meia parede sem base

Todo mundo sabe que uma parede inteira impediria a comunicação entre os ambientes que vemos acima. Mas se trocarmos a parede inteira por uma meia parede sem base? Esta divisória improvável funciona muito bem para dar privacidade à sala de jantar e, ao mesmo tempo, permitir a conexão com a sala de estar.

5. Encosto contra encosto

A localização e orientação do mobiliário pode ser suficiente para criar divisões, já que o simples fato de os móveis ficarem com os encostos uns contra os outros denuncia uma barreira imaginária que impede a mistura dos ambientes. 

6. Divisórias que vão e vem

Se a casa é muito pequena, não é uma boa ideia ter ambientes rigidamente determinados por paredes. Por outro lado, portas de correr, cortinas e outras divisórias que possam ser removidas e recolocadas sempre que se quiser são mais do que indicadas. 

7. Portas inesperadas

Usar portas na linha divisória que se quer criar é uma maneira muito bom de seccionar o espaço. Isso porque, quando elas estão fechadas, permitem a privacidade. O mesmo serve para biombos. 

8. Divisões multifuncionais

Casa DL: Corredores e halls de entrada  por URBAstudios,Minimalista

Se não existe outra possibilidade para separar os ambientes de sua casa a não ser a colocação de uma estante, escolha uma que não tenha fundo, cujos nichos sejam vazados. Assim, mantém-se a comunicação entre os espaços e, ao mesmo tempo, tem-se lugar onde guardar coisas. 

9. Elementos com luz

Corredores e halls de entrada  por homify, Clássico

Em casas pequenas, quando se tenta separar os ambientes com elementos divisórios, pode-se perder muito luz natural. Para resolver isso, o ideal é instalar luzes artificiais na estrutura do móvel e no local em que ele fica. 

10. Um móvel de quina onde não há uma

Salas de estar  por HORM.IT, Moderno
HORM.IT

SUDOKU Bookshelves

HORM.IT

Um truque muito criativo para separar ambientes é criar uma quina onde não há uma. Nesta sala de estar, a estante em forma de quina se acomoda junto ao sofá para delimitar o espaço de forma suave e original.  

11. Escada que divide o espaço

Às vezes, basta observar o espaço para se perceber elementos que o separam em ambientes distintos. Nesta imagem, o guarda-corpo da escada serve de divisória entre a sala de estar e o corredor. 

12. Uma parede vazada

Se o lugar é muito pequeno e apenas uma parede divisória pode ser instalada, o mais recomendado é que ela tenha uma janela em vidro no centro ou, ainda, um recorte vazado que permita a entrada da luz externa.

13. Divisórias em um mesmo ambiente

Em studios, é comum que haja apenas um espaço para a sala de estar e o quarto. Algumas  divisórias que se estendem de cima a baixo, sejam elas inteiriças ou vazadas, podem fazer toda a diferença, demarcando a área íntima da social. 

Para dicas sobre studios, leia este artigo.

Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!