Vintage is the new Black!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Entre as novas tendências de decoração, o estilo Vintage tem vindo a afirmar-se, no panorama decorativo. Podemos encontrar as suas aplicações nas mais variadas formas: desde uma abordagem decorativa total para um determinado espaço, até aos pequenos detalhes de design em objectos do dia-a-dia. Ao serem inseridos em ambientes modernos, estes objectos têm a capacidade de nos transportar até ao passado, estimulando assim, a imaginação e a criatividade de quem habita estes lugares. Ao mesmo tempo, o toque de charme do antigo afirma-se proeminentemente num ambiente descontraído e diversificado.

Lembra-se daqueles velhos objectos que não tem coragem para se desfazer? É altura de os tirar do armário, porque a moda voltou! Inspire-se nesta viagem ao passado, e venha conhecer algumas formas de aplicação de objectos antigos na decoração contemporânea.

Um espaço para sonhar

E porque esta sala nos inspirou,  começamos aqui a nossa viagem pelo mundo das possibilidades decorativas que o estilo Vintage oferece. Desde a re-utilização de objectos antigos, passando pelo restauro e personalização DIY (Do It Yourself), ou até pelas novas linhas de design reinterpretativas de traços antigos, as possibilidades são infinitas! Por vezes, a junção de vários estilos, épocas e cores, num só espaço, dinamizam e proporcionam um misto de sensações. Em locais públicos (como é o caso), este estilo faz o cliente sentir-se em casa, e pronto para beber um chá e passar a tarde na conversa, sendo por isso, uma óptima opção que torna os espaços públicos em locais mais intimistas, convidando assim, as pessoas a entrar e a querer conhecer o local.

A perfeita combinação entre o antigo e o moderno!

homify Cozinhas modernas

Os electrodomésticos vintage têm uma surpreendente capacidade de se enquadrarem perfeitamente em qualquer tipo de espaços, proporcionando assim, uma abordagem extremamente divertida. Aqui está um exemplo de uma combinação cheia de criatividade, a junção entre uma linha de design retro (do frigorífico) com uns bancos metálicos, que conferem um ambiente quase industrial, e o toque final, um papel de parede colorido que dá vida, e transforma o espaço!

Vintage mas q.b. !

homify Salas de jantar modernas

A jovialidade destes espaços, traduz-se na imensa variedade de possibilidades que estes oferecem. A abordagem Vintage permite a união de objectos modernos, com objectos do passado tornando os espaços extremamente carismáticos e distintos. É possível, unir no mesmo espaço, o mobiliário já existente com peças de linhas retro , sem que estas destoem do panorama geral. Bem pelo contrário, esta nova abordagem conferirá ao seu espaço uma nova dinâmica e jovialidade mantendo sempre, um certo charme nos detalhes. Aproveite também, e tire partido do uso da cor e dos padrões que as novas gamas de design retro oferecem.

Vintage até na panela!

E se acha que os objectos de cozinha têm de estar guardados e escondidos, aqui está uma colorida alternativa para as cozinhas mais ousadas! Para quem não tem medo de arriscar, existe  uma gama de panelas divertidas da Staub que procura reunir as linhas estéticas dos objectos antigos, reinterpretando-as e dando-lhes vida numa colecção jovial e prática!

Um toque do passado nos pequenos detalhes

Quer seja na sala, na cozinha ou no local de trabalho, já vimos como uma peça Vintage pode sempre adicionar um toque de carisma à divisão. Se preferir uma decoração totalmente moderna, pode sempre optar por um toque mais discreto de um objecto do quotidiano. Uma máquina de escrever, um gira-discos antigo ou até uma máquina de costura antiga, são objectos que facilmente se inserem em qualquer divisão do lar. Se for um verdadeiro revivalista pode investir algum do seu tempo com estes objectos. Não há nada como o som da máquina a escrever, ou como o prazer de escutar o ruído de um velho disco de vinil.

Uma opção low cost

Wonderful Two Seater Sofa homify Salas de estar escandinavas Sofás e divãs

Se for fã deste estilo, mas no entanto, procurar uma alternativa low cost, existe um universo de possibilidades e ideias para decoração! Recorrendo ao restauro de mobiliário e objectos antigos, ou adquirindo-os em feiras ou lojas de antiguidades, poderá trazer nova vida a objectos antigos. Para o restauro de sofás antigos, muitas vezes uma limpeza ou estofamento são suficientes, e tem uma óptima vantagem que é a possibilidade de escolher o seu tecido ou padrão inteiramente personalizado!

Inspire-se e dê vida aos objectos antigos cheios de potencial e histórias para contar!

E então ficou com algumas ideias?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista