Cortiça para que te quero!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Tiago Sá da Costa é designer de produto e é português mas vive na Holanda, mais propriamente na cidade de Hertogenbosch. Trabalha com cortiça como quem molda barro ou plasticina. É nessa facilidade imensa em mostrar e moldar o que quer que cria peças dignas de obras de arte explorando as propriedades físicas da mesma explorando ao máximo o lado estético.

Na série Corkmatters, que é a que apresentamos hoje,  a cortiça é trabalhada de uma forma nunca antes vista e sempre de forma manual. Com muito cuidado e delicadeza é conseguido aplicar uma técnica que combina tecnologia de corte a laser com um processo de formação artesanal. As folhas de cortiça aglomerada desdobram-se e formam objectos esculturais e essas suas formas orgânicas e harmoniosas chamam à atenção.

O melhor de tudo é que além da beleza e leveza aparente todos os materiais usados na construção das peças seguintes são sustentáveis e não poluentes – o chamado eco-design.

Corky bowl

Sabia que a cortiça é um dos materiais mais sustentáveis e que pode ser usado além de ser um material natural, não poluente e biodegradável? A sua origem vem da casca de uma árvore (sobreiro) e pode ser colhida a cada 7-9 anos. O maior exportador de cortiça, somos nós e isso também nos enche de orgulho.

Com o intuito de não deixar a industria da cortiça cair, Tiago aposta na continuidade do seu uso ajudando a manter as florestas de cortiça viva e mantendo a sua biodiversidade. Sabia que mesmo depois de cortada e aplicada em objectos, a cortiça absorve CO2 e que além da sua beleza esse é um dos benefícios ecológicos do seu uso?

A cork bowl é uma taça/tigela feita em cortiça e goma-laca e as dimensões desta são as seguintes: 25x27x14cm.

Corky tray

Sustentabilidade e consciência ambiental são um dos principais focos da série Corkmatters, assim, estes produtos são feitos com uma preocupação ecológica sustentável, sendo apenas feita de materiais naturais.

O objecto em si de um aglomerado português de cortiça natural (partículas de cortiça puros sem agentes de ligação adicionais) com um revestimento de goma-laca. A embalagem onde são vendidos e transportados é também reciclável e biodegradável (caixa e fita de papel e pellets de enchimento soltos à base de milho) sem o uso de plásticos.

O Corky Tray é uma taça em forma de tabuleiro. Repare nos ângulos e nas formas conseguidas, fantástico!

Candeeiro tipo concha

O candeeiro de tecto Casuluz é a mais recente adição à série Corkmatters e existe em 3 tamanhos diferentes. O seu lado original, além de serem totalmente em cortiça é serem compostos por duas partes que podem ser unidas com os seus ímanes, optando por mais ou menos luz.

Se não for colocada a parte inferior a luz é direccionada para baixo, iluminando nessa direcção e com mais quantidade. A peça removida pode ainda servir de elemento decorativo sobre uma mesa ou prateleira. Se a peça for colocada, a luz será mais dispersa e geral. Os 3 tamanhos diferentes funcionam bem sozinhos ou combinados em mais números, para criar uma atmosfera suave e aconchegante.

Instalação artística

Uma parte desta obra de arte, foi originalmente projectada para uma exposição do artista diários de cortiça, em Barcelona no ano de 2014. Esta peça é uma re-interpretação da árvore que dá cortiça, o sobreiro. A capa/casca dos sobreiros são agora a capa destes candeeiros de luz.

Os mesmos irradiam uma luz quente e misteriosa que contrasta com o preto frio da estrutura em ferro, resultando numa atmosfera mística e original em que o seu tamanho e forma quase abraçam o espectador.

Candeeiro pendente

Corredor, hall e escadas  por Tiago Sa da Costa Studio
Tiago Sa da Costa Studio

Amaterasu – Corkmatters pendant lamp

Tiago Sa da Costa Studio

Este candeeiro é mais um exemplo de como a cortiça é um material super versátil, do qual é conseguido obter a forma que se pretende com algo trabalho e esforço.

Se ficou curioso e gostaria de adquirir uma peça do nosso Tiago Sá da Costa, visita a sua página oficial e entre em contacto. De certeza que não se arrependerá!

Sabia que era possivel moldar e construir peças de tão elevado simbolismo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!