Um anexo no jardim: a privacidade à porta de casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Construir um anexo independente no fundo do jardim é o sonho de muitas pessoas, uma vez que oferece uma maravilhosa alternativa à movimentada e barulhenta casa de família. Num anexo, pode-se fazer um quarto de hóspedes, um quarto para o filho mais velho que se quer tornar um pouco mais independente, um estúdio de música, um escritório ou uma zona de arrumação.

O anexo que hoje lhe vamos mostrar, para além de bem concebido e projectado, oferece total independência graças a uma casa de banho e uma cozinha completamente equipadas e funcionais, tornando-se num valioso acrescento ao edifício principal.

Vamos conhecer esta construção. Quem sabe não se sentirá, você também, inspirado para construir algo semelhante no seu jardim.

Construção perfeita

Tudo sobre esta imagem exterior nos leva a acreditar que este é um edifício projectado e concebido dentro dos mais elevados padrões com nenhum pormenor entregue ao acaso. As molduras cinzentas das janelas e da porta formam uma combinação perfeita com a madeira e ajudam a conciliar o espaço com a natureza que o rodeia.

O gabinete Blankstone, por detrás deste fantástico projecto, desenhou algo que não se limita a ser apenas atractivo, mas também altamente funcional, criando uma adição invejável e valiosa à casa principal. Adoramos a infinidade de soluções que um projecto destes oferece, podendo ser facilmente transformado para servir os mais variados propósitos. 

De outro ângulo

À medida que vamos avançando em torno do edifício, torna-se cada vez mais perceptível o quão bem acabado ele é. As paredes deste anexo erguem-se com tábuas verticais num tom de mel, uma cor que se funde facilmente com a natureza

A inclusão de um conjunto de portas deslizantes permite a entrada de muita luz na casa, convidando, ao mesmo tempo, o jardim a tornar-se parte integrante da sala de estar, fazendo-a parecer bem maior do que na verdade é. Isto é fundamental na construção de um anexo, pois construções claustrofóbicas tornam os espaços inutilizáveis.

Chega de admirar o exterior. Conheçamos o interior.

Material

Em tempos considerado um material barato, o contraplacado desfruta agora de um enorme aumento de popularidade graças ao acabamento elegante, limpo e simples que oferece, por um preço acessível. E o que pode ser melhor do que um resultado final perfeito por um preço baixo? Pois, bem nos parecia.

Usado para criar a espantosa área da cozinha minimalista e para fechar a casa de banho enquanto espaço privado, o material escolhido ajuda a criar uma atmosfera iluminada e arejada. Na verdade, tudo o que se possa vir a precisar está aqui num estilo tela em branco facilmente personalizável. 

Optimização de espaço

Por não ter uma área muito ampla, este anexo tira bom proveito de cada milímetro. A estrutura da cama é inusitada. Saberemos mais sobre ela na próxima imagem. Por agora, dizemos-lhe apenas que nem tudo o que parece é. 

No canto, uma cadeira e uma pequena otomana colorida intervalam a monocromia e distraem-nos dos constrangimentos espaciais. 

A escada em frente ao roupeiro surge enquanto ligação a um nível superior onde foi colocada uma área para armazenamento. O uso inteligente do espaço fez com que esta unidade que tem menos de metade do tamanho de uma casa normal, nos transmita uma verdadeira sensação de casa com tudo aquilo que isso implica.

Com um tamanho adequado, os armários embutidos têm capacidade para guardar uma quantidade generosa de roupa. Assim, a parte de cima pode ser reservada para armazenar bens não essenciais e ajudar a manter o espaço limpo, organizado e desobstruído. De génio.

Dupla função

Quando é que a cama não é uma cama? Quando é um sofá. É curioso perceber como a cama é, em boa verdade, um sofá cama sem que o tivéssemos detectado logo à primeira. Tudo o que vimos foi um simples móvel em madeira que parecia absolutamente adequado ao espaço. Agora, vemos precisamente a mesma coisa, mas em versão sofá.

Usando mobiliário que serve uma dupla função torna-se muito mais fácil equipar pequenos espaços, assim como torná-los mais confortáveis e práticos. Se fosse preciso circundar a cama de todas as vezes que ali estivéssemos, ficaríamos com a sensação de estar num espaço pequeno, mas alojando um sofá numa peça feita à medida, tudo parece imaculadamente planeado e perfeitamente organizado.

Trabalho e lazer

Uma das características mais impressionantes deste anexo é que cada parte da rotina diária foi tida em consideração, desde comer e dormir a trabalhar.

A equipa que criou o espaço poderia ser facilmente desculpada por achar que a casa era demasiado pequena para possuir escritório. Contudo, houve cuidado a pensar e a projectar os espaços pelo que se encontrou forma de se instalar uma secretária com uma vista celestial sobre o jardim, ficando apenas à distância de um braço da zona de café e de lazer. Perfeito para escritores e artistas, este anexo faz-nos perguntar se realmente precisamos de uma casa de tamanho grande ou se poderíamos viver de forma perfeitamente confortável num espaço um pouco mais modesto.

Consideraria construir um anexo no seu jardim? Deixe-nos as suas respostas em baixo, nos comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!