DIY em vez de comprar: 7 ideias

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É mais que uma moda ou uma necessidade… É algo que nos dá prazer e isto é um facto assumido. As ideias DIY vieram para ficar, existem cada vez mais soluções inovadoras e nós por cá adoramos partilhá-las com vocês, para que as possam simplesmente copiar! É verdade, as ideias DIY são para ser copiadas e serem feitas por si mesmo, tal como diz esta sigla em inglês, Do It YourSelf, traduzindo à letra, é Faça Você Mesmo! É um facto, gostamos ou não deste tipo de projeto, que é fã, está sempre em busca de novas ideias e inspirações, para serem reproduzidas, é um passatempo, algo que faz bem à mente e distrai. Com a promessa de terem peças únicas, irreverentes e bem pessoais em sua casa. É daquelas pessoas que gosta ou nem por isso? Talvez ao ler este artigo tenha alguma curiosidade… quiçá?! 

Nem sempre o que temos em casa tem de ser comprado na loja X ou Y, podemos arriscar e construir algumas peças para a nossa casa, fugindo ao padrão e às peças iguais. Elas garantem unicidade, mesmo que sejam reproduzidas por várias pessoas, cada um dá-lhe o seu toque e jeito pessoal, o DIY, é isso mesmo, é a personalização de cada elemento, feito pelas suas próprias mãos e próprio pensamento. É sempre um orgulho ter uma peça feita por nós mesmo, não acha? Quer pôr a sua criatividade e imaginação em estado máximo? Está pronto para arregaçar as mangas? Quer peças baratas e únicas? Então pode seguir e descobrir as dicas deste artigo e recriar a ou as peças que mais gostou de ver! BORA! Let's do it!

Construir uma escada em madeira

Para que servirá uma escada? E nós respondemos para tudo o que necessitar, esta está na casa de banho, mas se achar que faz falta noutra divisão, também ela ficará lá bem e será sem dúvida muito útil. É claro que esta escada de bambu ou outra de madeira que possa fazer, não será adaptada para subir nela, para limpar vidros ou pegar num item que está em altura, seria demasiado arriscado. Esta escada tem como intuito o lado decorativo e prático, por exemplo para colocar uma toalha, umas roupas ou casacos, uns panos de cozinha, enfim serve para arrumar/pendurar algo, de forma elegante e atrativa. Se por exemplo, vive numa casa alugada e não quer furar a tal parede, é ideal. Pode recuperar uma escada antiga de madeira, que está lá no sótão do avô ou procurar uma placas de madeira ou paus de bambu e deixar-se levar pela sua imaginação.

Montar o seu próprio candeeiro

Sala de estar  por Lime Lace Eclectic Interiors
Lime Lace Eclectic Interiors

Jam Jar Lights @ LimeLace.co.uk

Lime Lace Eclectic Interiors

iluminação em casa é um detalhe imprescindível, necessitamos de vários pontos de luz em toda a casa, hall de entrada, cozinha, sala, quarto, casa de banho… enfim, são muitos os candeeiros que necessitamos de comprar, até porque o candeeiro de teto nunca é suficiente, precisamos de um de mesa ou de chão, para vários espaços, enfim vários pontos de luz são fundamentais. Neste sentido, é necessário um bom orçamento para comprar os vários candeeiros para a nossa casa, mas tenha calma, porque temos a solução ideal, com os nossos projetos DIY, pode poupar algum dinheiro e repensá-lo para outras coisas! Pode perfeitamente construir os seus próprios candeeiros e é tão fácil, tem ainda a garantia de ter um candeeiro super original. Pode recuperar uns frascos de vidro de café ou de iogurte, elaborar uma pequena montagem eléctrica, temos a certeza que há sempre alguém em casa com esta aptidão, enroscar uma lâmpada… e tem assim uns candeeiros de mesa giros e cheios de pinta! Cria um ambiente moderno e digno de revista! Adoramos, você também?

Faça-se luz! Tanto em casa, como na sua criatividade! 

Costurar uma almofada com imagem

Este é um dos projetos bem em voga, fazer as suas próprias almofadas ou outros itens com tecidos. Hoje em dia, o mercado oferece uma panóplia de tecidos giros e baratos, a dificuldade prende-se sempre em escolher o qual, mas aventure-se e faça almofadas com vários tecidos e ofereça, como prenda de Natal, de aniversário, de nascimento, é mais económico, pessoal e uma recordação mais que especial. Se não tiver máquina de costura, de certeza que uma amiga ou uma tia tem uma, que está parada. É assim, uma forma de passarem umas tardes juntas à volta de uns artigos que dão prazer… e quem sabe se não sai daí um projeto e um futuro trabalho?

Pintar letras

Salas de estar ecléticas por All The Fruits
All The Fruits

Cut&Paste Blue

All The Fruits

De certeza que já viu letras em itens decorativos, nós cá na homify, já os destacamos em várias dicas decorativas, estão mais que na moda e trazem ao espaço o toque pessoal, pois geralmente as letras ou palavras completas significam algo para si. Iniciais de nome, palavra – casa ou amor (quer em português ou em inglês) decoram a sala, a cozinha ou o quarto. Estas letras em formato 3D, são compradas em madeira branca ou em cartão e precisam sempre de um acabamento mais engraçado e ao mood da casa. Que tal dar umas pincelas a estas letras, de forma a ficarem com outro ar? É um momento criativo, relaxante e divertido, até pode ser feito com os vossos filhos, será com certeza uma tarde bem passada. Experimente!

Fazer lustres

Cozinhas industriais por Propia
Propia

Brilliant Bethnal Green

Propia

A primeira ideia rematou para uns candeeiros de mesa e agora dizemos-vos façam vocês mesmos os vossos lustres de teto. Tudo é viável, tudo é possível, criatividade e paciência são o lema do DIY. É por-se à prova, talvez, mas também o risco não é muito grande, não há nada a temer. Esta iluminação é muito simples de reproduzir, este lustre pendente pode ser feito com diversos materiais, tais como uns Tupperwares, filtros de café (plástico ou de papel), folhas… enfim é escolher o material que preferir, a cor e deixar-se levar pela emoção de um candeeiro fantástico e arrasador, a custo quase zero.

Fazer o seu próprio tapete

OUTONO E INVERNO: Casa  por Entre Led e Design
Entre Led e Design

OUTONO E INVERNO

Entre Led e Design

Bom esta é a ideia DIY que devo mostrar à minha mãe, pro do crochet, ela será capaz de fazer um tapete semelhante. A minha mãe já me disse, que me ensinava a fazer crochet e é algo que eu gostaria de aprender, uma vez que dá para fazer artigos giríssimo para casa, com valor e toque pessoal. Os artigos em crochet, como peça produzida manualmente são itens caros, por isso seria excelente… é como uma herança passada e já sabemos o saber não ocupa lugar. 

Tem também alguém que lhe possa ensinar? Se não tiver veja uns vídeos e leia uns livros, talvez possa chegar lá… No final tem a promessa de ter artigos para casa, como tapetes, almofadas, naperons, colchas do mais bonito que há. Da cor e do feitio que pretender. 

De qualquer modo, pode sempre encontrar peças de crochet, na loja portuguesa Entre Led Design. Há sempre solução, não é verdade?

Construir uma gaiola de madeira

Quarto Natura: Quartos campestres por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Natura

MUDA Home Design

A gaiola é a peça que está a conquistar as decorações de casa, depois de presenciarem em festas de casamento, como acessório decorativo super romântico, elas passam cá para casa e nós adoramos a ideia. As gaiolas não são apenas para os passarinhos, elas servem para apetrechar o espaço, colocando flores naturais ou artificiais, velas ou outros itens decorativos ao seu critério. Se tiver vontade e achar que é capaz de realizar a sua própria gaiola de madeira será excelente, além de ter uma peça bem bonita para decorar, poderá gabar-se que aquela foi feita por si, pondo à prova os seus músculos criativos. Tem assim a garantia de um objeto mais que valioso, na ordem emocional.

Se gostou destas ideias e quer desenvolver mais projetos DIY, pode sempre descobrir móveis feitos com paletes, é arrebatador o que se consegue fazer, veja!

Gosta de criar projetos DIY? O que achou das nossas propostas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!