Transformação fantástica em mini apartamento

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Casas ecléticas
Loading admin actions …

Hoje a Homify 360ª apresenta-lhe um projeto de reabilitação fantástico na cidade do Porto. Partindo de um edifício bastante degradado com uma planta invulgar, os arquitetos desenvolveram uma transformação capaz de integrar espaços atualizados sem comprometer a identidade original da arquitetura.

A equipa responsável pela intervenção é formada por profissionais ligados às áreas criativas, dedicando-se à elaboração de projetos nas áreas de arquitetura, reabilitação, planeamento urbano, design e decoração. O atelier A2OFFICE funciona sobre a coordenação do arquiteto Alberto Dias Ribeiro e tem vindo a ganhar reconhecimento através de algumas menções a nível internacional ao longo dos últimos anos.

Venha connosco e fique a conhecer um dos trabalhos mais interessantes desta equipa numa intervenção muito interessante capaz de combinar diferentes momentos históricos num só espaço.

Contexto e programa

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Casas ecléticas

Situado na Rua de São Victor na cidade do Porto, o edifício reabilitado resulta de uma construção do início do século XIX. Conformando uma esquina entre duas ruas, o espaço apresenta uma planta triangular com cerca de 52 m2 de área. Dadas as características do espaço, a proposta de criar quatro apartamentos neste local acabou por se constituir como um grande desafio à equipa A2OFFICE.

Intervenção

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Corredores, halls e escadas ecléticos

Uma vez que o edifício apresentava um elevado nível de degradação, a estrutura funcional do apartamento ainda que a maioria dos elementos tivessem de ser reconstruídos. A intervenção desenvolvida optou por colocar a caixa de escadas que serve a circulação vertical de todo edifício na zona mais estreita da planta triangular. Os apartamentos foram integrados no espaço que conforma os dois ângulos menos agudos da implantação. Dadas as dimensões do espaço, todos as habitações funcionam em open space onde a única divisão com paredes é a instalação sanitária. O último piso, constituído por uma construção ilegal, foi demolido dando origem a um pequeno espaço exterior que coroa toda a intervenção.

Acabamentos

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Cozinhas ecléticas

A nível de materiais foi desenvolvido um trabalho muito cuidado de forma a respeitar a identidade arquitectónica do espaço. Enquanto o pavimento original em madeira foi reforçado, foram desenhadas novas caixilharias e portadas em madeira pintada. As paredes totalmente brancas conferem uma nova dimensão contemporânea aos apartamentos, contribuindo para a otimização da sensação espacial e da iluminação natural proveniente das janelas. No exterior a cor original das fachadas também foi resposta reconstituindo a memória de uma construção do século XIX.

Memória

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Corredores, halls e escadas ecléticos

Apesar de se terem integrado novos materiais e acabamentos de forma a criar condições de conforto de acordo com a contemporaneidade, foram mantidas algumas paredes em pedras provenientes da estrutura original. Além de se estabelecer um contraste com as paredes brancas e a madeira, é integrado um elemento que preserva a memória da arquitetura de um edifício do século XIX.

Cozinha

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Cozinhas ecléticas

A cozinha é uma das zonas mais bem conseguidas dos apartamentos. A escolha do branco além de aumentar a sensação de espacialidade acaba por multiplicar a quantidade de luz natural existente no espaço. O contraste é apenas conferido pela introdução de objectos que pontuam a cozinha com cor.

Zona de estar

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Salas de estar ecléticas

Junto à cozinha foi integrada uma zona de convívio com sofá e uma pequena mesa para refeições junto à janela. Destaca-se a escolha cuidada da mobília que apesar de interferir muito pouco com a beleza natural do apartamento, é capaz de proporcionar uma atmosfera acolhedora indicada para qualquer projeto habitacional

Quarto

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Quartos ecléticos

Na zona de dormir foram introduzida muito pouco mobília de forma a libertar o espaço criando uma atmosfera adequada ao repouso.

Espaço

Estúdios São Victor - Reabilitação, A2OFFICE A2OFFICE Closets ecléticos

Foram ainda integrados alguns elementos para arrumação, otimizando o aproveitamento de espaço. Talvez seja mesmo este o aspeto mais interessante da intervenção: A capacidade de integrar uma habitação completa num número muito reduzido de metros quadrados. Destaca-se ainda as ações de reabilitação e recuperação que revelam um enorme respeito pela história de um lugar procurando dar-lhe uma nova vida. Muitas vezes são os trabalhos mais desafiantes que dão origem aos resultados mais interessantes.

O que acha desta intervenção? Agradam-lhe os espaços que funcionam em planta aberta?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista