Truques para um layout perfeito para a sua casa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

A casa perfeita é algo que dificilmente conseguimos obter. E porquê? Porque, tal como diria Camões, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. É fácil perceber, e com certeza que já todos passámos por isso, que o que nos parece magnífico e super prático aos 30 deixe de fazer sentido aos 40… e que talvez aos 50 prefiramos um espaço mais sóbrio e menos de festa (contrariamente ao que achávamos fantástico aos 20). No entanto, é importante termos em atenção alguns pormenores que podem ser transversais às etapas da nossa vida. Isto porque a nossa casa é o nosso espaço e, independentemente da idade, deve ser funcional e confortável, dentro do nosso estilo. 

No artigo de hoje vamos deixar-lhe algumas dicas que podem transformar totalmente o interior da sua casa, tornando-a mais luminosa, atraente e com um ar mais espaçoso. Com estas sugestões, conseguirá criar um layout mais bonito, que com certeza receberá imensos elogios de todos os visitante – porque apesar de ser difícil agradar a gregos e troianos… dentro de tantas opções, alguma há-de agradar àquele familiar mais teimoso, não acha?

Portas que deslizam

Janelas e portas modernas por LIGNUM Möbelmanufaktur
LIGNUM Möbelmanufaktur

Ganzglasschiebetür als Raumteiler

LIGNUM Möbelmanufaktur

As portas deslizantes são a nossa primeira sugestão – e que maravilha de sugestão! São óptimas para espaços pequenos (como casas de banho, principalmente as sociais que por norma são mais pequenas, closets, despensas ou quartos), onde a palavra de ordem é poupar espaço! Muitas vezes, as portas tradicionais obrigam-nos a abdicar de mobília, decoração ou até mesmo de uma divisão inteira, certo? Mas isso deixa de ser uma preocupação para si a partir deste momento. Este tipo de porta também com o som de portas a baterem com as correntes de ar. Além disso, podem ocupar uma parede inteira, criando uma divisória quando mais lhe convém quando estão fechadas ou aumentando drasticamente a sensação de espaço quando as deixa abertas!

Escadarias abertas

Os corrimões evitam muitas vezes acidentes (alguns deles graves) e ajudam-nos a limitar os degraus. Esta é a principal função dos corrimões. A dica que lhe deixamos aqui convém ser bem pensada, principalmente se tem crianças ou idosos em casa. Lembre-se que acima da estética deve estar a nossa segurança, pelo que convém ponderar bem os prós e contras. No entanto, ao retirar o corrimão da sua escadaria vai fazer com que a divisão onde ela se encontra se torne mais ampla. No caso de querer uma escada com este design, talvez seja bom repensar os degraus, aumentando a sua área e destacando a sua cor de tudo o resto (por exemplo, degraus escuros com uma parede clara como fundo).

Crie uma ligação entre o interior e o exterior da sua casa

Transforme uma parede (do quarto, da sala, da cozinha) numa enorme porta para o jardim! Pode ser uma passagem opaca, envidraçada transparente ou até mesmo em placa; em termos de formato, pode ser em fole ou uma peça inteira. Crie esta ligação directa com o exterior! Não só ganhará mais ar fresco, como ainda aumentará drasticamente a área da divisão. Por outro lado, terá um espaço coberto para quando fizer muito calor ou começar a chover de repente naquelas festas no jardim. Com esta dica, ganhará uma casa mais simpática, além do que obterá um maior contacto com a Natureza. Ideal para quem ama o exterior, mas que não quer perder o conforto do interior.

Use materiais transparentes

Quarto Jovem Guimarães - Azul: Quartos ecléticos por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Jovem Guimarães – Azul

Ângela Pinheiro Home Design

Mobiliário ou acabamentos: os materiais transparentes são um must have em casas modernas e com um layout atraente! Está tudo ali, a cumprir perfeitamente o seu papel, mas sempre a darem a sensação de serem camaleões no meio de tudo o resto. Combinam facilmente com qualquer coisa que lhes queria adicionar. Outra vantagem é a de ocuparem pouco espaço, na medida em que, à primeira vista, não sobressaem. E o melhor de tudo: são já materiais usados em imensas coisas, desde paredes à sua poltrona preferida! Se se identificou com este parágrafo, comece desde já a estudar as suas opções; no caso de estar um pouco reticente, pode sempre começar por investir em pequenos objectos transparentes, como um vaso, um pequeno móvel ou até os bancos da cozinha. Aos poucos verá como é uma tendência apaixonante!

Divisórias (com) móveis

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Mais uma excelente sugestão: dividir espaços com mobiliário. Se tem uma sala grande onde quer criar um espaço de refeições e outro de lazer ou precisa de separar as brincadeiras dos miúdos da hora de dormir, pode facilmente fazê-lo através da colocação estratégica de mobiliário que o ajudará a criar a sensação de dois ou mais espaços dentro da mesma divisão. Hoje em dia é uma prática corrente utilizar estantes com duas frentes (que acabam por servir ambos os espaços), mas pode pensar noutras soluções: sofás, balcões, secretárias, etc. Estude o espaço e veja o tipo de mobiliário que mais lhe convém adquirir. A grande vantagem deste tipo de divisórias é a facilidade com que é retirada quando necessitamos de mais espaço. Nota mental importante a reter: deve ser algo útil e que se interligue com a divisão, para que não assuma o papel de mono no meio daquela!

Telas que fazem as vezes dos biombos

Quartos ecléticos por Donaire Arquitectos
Donaire Arquitectos

Hotel EME in Seville, Spain

Donaire Arquitectos

Adora telas, mas muitas vezes não sabe exactamente o que fazer com elas, como as utilizar? Então precisa de ler esta nossa última dica! As telas (em lona ou tecido) conseguem transformar o ambiente pelas suas dimensões, cores e/ou padrões. Pode já ter-se apaixonado por uma, mas não conseguiu encaixar mentalmente as suas dimensões em nenhuma das paredes lá de casa e isso ficou-lhe atravessado na garganta… mas esse problema acaba aqui! As lonas são óptimas para fazerem o papel dos biombos, com a grande vantagem de facilmente serem ocultadas (tratando-as como cortina ou retirando-as do varão; dobradas, podem ocupar muito pouco espaço, o que facilita a sua arrumação). Podem ser utilizadas em qualquer espaço, mesmo no exterior – sendo aconselhável a sua remoção quando as condições climatéricas são adversas, com vista a aumentar a sua durabilidade.

Diga-nos qual ou quais as dicas que mais o agradaram e porquê!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!