Como posso fazer um estuque decorativo?

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O estilo Art Nouveau designa uma corrente arquitetónica iniciada na Europa, na última década do século dezanove e terminada no final da primeira década do século vinte, mas que teve influencia a nível mundial. Foi o primeiro movimento artístico aplicado à industria, e significou um grande contributo para a aproximação da população em geral à arte. Caracteriza-se pela inspiração em formas naturais, como folhas e flores, e pela utilização de linhas curvas e delicadas.

Na arquitetura interior traduziu-se, na construção e aplicação de gessos em paredes, rodapés e tetos, em murais pintados e em balaustradas de extrema beleza, sendo os primeiros os mais fáceis de encontrar nas casas antigas. Rosetas e sancas no teto, florões como remate e frisos bastante elaborados, aplicados nessa época, ainda hoje se podem encontrar em casas de habitação.

Claro que hoje em dia existem inúmeros elementos decorativos em gesso de outros estilos, mas poucas decorações dão mais estilo e charme a um espaço do que um lindo friso em gesso.

No entanto nem todos conseguimos ter uma casa antiga dessas, onde os traços característicos da Art Nouveau despontam… E mesmo que consigamos encontrar é possível que os anos tenham deteriorado os estuques decorativos, ou que antigos proprietários os tenham arrancado.

Se é, como nós, um admirador incondicional do estilo Art Nouveau e deseja rodear-se desse glamour em sua casa, o artigo de hoje é para si! Acompanhe-nos nesta aventura e aprenda a fazer você mesmo um estuque decorativo!

Instrumentos

Antes de iniciar seu projeto deve planear o trabalho com cuidado e ter uma ideia assente do que quer, como quer e onde quer. Meça as paredes e tectos, sente-se com papel e caneta à mesa e esboce o desenho final de onde vai colocar os ornamentos de estuque. Verifique cuidadosamente as proporções entre os vários elementos do espaço… Não quer uma roseta de teto tão grande que apague a restante decoração, nem tão pequena que não se veja, por exemplo.

Agora, existem três maneiras de conseguir o seu elemento decorativo. Os instrumentos e ferramentas de que vai necessitar dependem do método escolhido: 

- hoje em dia existem nas lojas da especialidade elementos decorativos, com o estilo que deseja e que imitam na perfeição o gesso, mas são feitos de poliestireno (um tipo de esferovite) ou poliuretano. Se optar por este método para obter a sua decoração vai precisar de espátula para a cola, cola para poliestireno, tinta e pincel.

- nas lojas existem também elementos decorativos em gesso pré formado, que é a forma mais tradicional de obter estas decorações. O método é mais demorado, mas os resultados podem ser mais refinados. Para este método vai precisar de cola de gesso, recipiente de mistura, espátula, balde de água, esponja, escova, lixa, pregos, martelo e eventulmente parafusos e chaves de fendas.

- Por último o método mais complicado, quase para profissionais do faça você mesmo, mas também o mais gratificante: – construir um elemento decorativo em gesso! E para isso vai precisar de gesso de modelagem, uma espátula de metal, luvas de borracha, copos de borracha, moldes de plástico e escova de cerdas estreita, para além dos restantes materiais de fixação do método anterior.

Na imagem acima vemos a designer Iva Viana no seu Atelier de Escultura a produzir uma peça em gesso pelo terceiro método… e diga lá que não está magnífica?

Materiais

Moldura de gesso_ Plaster Frame: Paredes  por Iva Viana Atelier de Escultura
Iva Viana Atelier de Escultura

Moldura de gesso_ Plaster Frame

Iva Viana Atelier de Escultura

Pelas ferramentas do tópico anterior já percebemos que existem dois tipos de materiais para conseguir este tipo de decorações: – o clássico gesso e os inovadores poliestireno e poliuretano.

Com eles pode obter um sem fim de elementos decorativos, estilo Art Nouveau, como rosetas, florões, frisos, molduras (como as da imagem), consolas, rodapés e sancas. Consolas são elementos de estuque, reminiscentes da arquitetura barroca, montados em paredes.

As rosetas são muito utilizadas como decoração central de tetos, e os frisos, cantos e sancas, como decorações para os cantos do teto. A sanca, também chamada de rodapé de teto ou moldura, é um elemento que valoriza a decoração. A sua presença suaviza a esquina de encontro da parede com o teto, permitindo um melhor acabamento E é sobre esses que nos iremos hoje debruçar.

Gesso ou poliestireno?

Supermercado tentoten Chiado - Lisboa:   por land2build
land2build

Supermercado tentoten Chiado – Lisboa

land2build

O gesso é um clássico e o seu uso proporciona acabamentos com um aspeto mate muito apreciado, para além de ter boas propriedades térmicas e acústicas, sendo um excelente isolante contra propagação de fogo. Mas é sensível, sujeito a quebras e a sua utilização e instalação é demorada, para além de originar pó e bastante sujidade. Por outro lado vai aumentar carga estrutural do seu teto, e é necessário saber se este aguenta, antes de avançar para a instalação do gesso.

Em comparação com o gesso, o poliestireno e o poliuretano não são sensíveis a quebras e são fáceis de limpar, trocar e instalar. São materiais extremamente leves, que podem ser facilmente transportados. Além disso, as decorações feitas com estes materiais são baratas e fáceis de montar. Depois de instaladas e pitadas são praticamente impossíveis de distinguir do gesso natural. Tem como inconvenientes serem inflamáveis e poderem deformar-se rapidamente quando expostos ao calor. Quando comprar certifique-se de que possuem garantias de segurança para incêndios.

Acima de qualquer coisa, decida por um dos materiais baseando-se na sua rotina de vida, contudo não cometa o erro de colocar um elemento decorativo de um material e depois substituir por outro, pois além de muita dor de cabeça, verá que não valeu a pena.

A imagem acima faz parte de um projeto de recuperação de um edifício para instalar uma mercearia, e todos os ornamentos são de gesso original e foram devidamente recuperados. Mas num projeto de raiz que se destine a um espaço comercial a melhor aposta para este tipo de decoração passa por escolher ornamentos em poliestireno. São mais baratos, fáceis e rápidos de instalar.

Criar perfis e formas

Moldura de gesso_ Plaster Frame: Paredes  por Iva Viana Atelier de Escultura
Iva Viana Atelier de Escultura

Moldura de gesso_ Plaster Frame

Iva Viana Atelier de Escultura

Se optou pela via mais difícil, mas muito mais recompensadora, de fazer você mesmo o ornamento saiba que o seu trabalho manual começa aqui.

Após definir o que quer para a sua decoração deve criar os perfis e a forma do seu ornamento. Para isso necessita de um molde, como o da imagem. Nas lojas da especialidade já existem muitos moldes para ornamentos deste tipo. Nesse caso precisa de comprar o molde e o gesso, pincelar o molde com gesso em pó, preparar a pasta de gesso segundo as indicações do rótulo e vertê-lo no molde, alisando a superfície, e batendo ligeiramente, para evitar bolsas de ar. Depois de deixar secar pelo período aconselhado pela marca, deverá desenformar o ornamento e aperfeiçoá-lo, lixando e aparando as imperfeições.

Criar um molde de raiz é complicado e exige conhecimentos de escultura. Mas se quiser reproduzir um ornamento que já tenha, se não for muito elaborado, poderá utilizar uma pasta de moldar por cima do original e deixar endurecer. Quando desenformar vai ficar com um molde do ornamento que já tinha e pode fazer o processo descrito atrás.

As guias são barras que deverá aplicar na parede para criar linhas direitas, de modo a saber onde colocar o ornamento, ou para criar molduras, como a da imagem seguinte.

Estes passos são morosos e muito delicados, pois há sempre a hipótese de quebrar o elemento que produziu. Prepare-se para reiniciar o trabalho várias vezes.

Preparar o teto

Apartamento Lisboa: Salas de estar ecléticas por Colectivo ODD
Colectivo ODD

Apartamento Lisboa

Colectivo ODD

Ainda antes de começar o projeto deverá ter determinado se o teto tem capacidade de carga suficiente para aguentar o peso do ornamento.

Antes de fixar o seu elemento decorativo deverá preparar a superfície do teto. Para isso limpe bem a superfície, certificando-se que remove todos resíduos de tinta, papel de paredes ou camadas de gesso indesejáveis, lave e deixe secar bem. Para esta finalidade utilize uma lixa grossa e depois refine com uma lixa bem fina. O ideal será aplicar o ornamento num teto de estuque renovado, mas se não tiver essa oportunidade procure irregularidades e elimine-as, deixando a superfície bem lisa.

Depois proceda às marcações utilizando como referências as medições já efetuadas e os elementos decorativos preexistentes, como candeeiros ou outros apliques. Utilize um lápis bem visível para fazer as marcações e depois pode fazer as perfurações nos locais escolhidos, se tal for necessário.

Na linda sala que vê acima o teto ricamente ornamentado foi recuperado, o que implicou restaurar os elementos viáveis, proceder a todo o processo de preparação da superfície e aplicar elementos novos.

Aplicar a decoração em gesso

Para aplicar as decorações em poliestireno ou poliuretano deverá adquirir uma cola própria em lojas da especialidade e depois é só colar, usando as marcações efetuadas no passo anterior. Seguidamente só tem de pintar, e tem o seu teto decorado na perfeição.

No caso de ornamentos em gesso o processo é mais moroso, e implica aplicar uma cola para gesso, colocar o ornamento sobre a cola, alinhar sobre as furações e aplicar os parafusos. Toda a cola que sair pelos lados do ornamento deverá ser removida com um trapo húmido. Depois deverá preencher o espaço das cabeças dos pregos ou parafusos com massa de gesso, alisar, deixar secar e lixar muito bem com lixa fina. Depois prosseguir pintando, se necessário, e já está!

Gostou deste projeto faça você mesmo? Quer ver mais? Siga a ler o artigo ’Re-Design com Paletes, DIY!’

Considera estas sugestões úteis? Quer ver mais? Deixe-nos a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!