Uma casa de múltiplas ilusões!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Reflexões no nosso quotidiano. Quantas vezes as percepcionamos? Na verdade, percepcionamo-las de todo? As percepções tendem a ser, na maior parte das vezes, parte do nosso subconsciente. Esta casa é uma clara reflexão dos eventos que têm lugar no seu espaço cénico. 

O estúdio de design de interiores e de arquitectura Archipunktura projectou esta casa guiado por um princípio de imagem espelhada, gerando uma miríade de elementos reflectores na composição e no formato da casa, quer no interior, quer no exterior.

A utilização de diferentes materiais e de um interior simples domina a atmosfera na casa. Ainda que a funcionalidade seja prioridade, o conforto e a sumptuosidade são também evidentes.

Vamos conhecê-la. Prepara-se para se surpreender.

A primeira impressão

Eis a primeira impressão. Estamos perante uma estrutura simples e transparente. A fachada simétrica e harmoniosa cumprimenta-nos à chegada. A casa ergue-se com linhas minimalistas que se desenvolvem ao longo de um eixo vertical e horizontal. A zona envidraçada que parte do nível do chão cria um contacto directo entre a sala de estar, no interior, e o jardim, no exterior, propiciando uma sensação de abertura, leveza e arejamento. Os enormes painéis de vidro e os montantes horizontais finos fazem com que estes espaços estejam em permanente comunicação. No piso térreo, a cozinha surge na proximidade da sala de estar. Já o piso superior contém os espaços de descanso.

A cozinha

A ideia das superfícies brilhantes/reflectoras foi levada até à cozinha. Num primeiro impacto, as cores e os reflexos criam como que uma ilusão de óptica. Os armários metálicos e brilhantes colocados em comprimento ao longo da parede fazem a cozinha parecer maior do que aquilo que realmente é. No lado oposto, existe uma zona de trabalho bem distribuída que torna o espaço funcional e fácil de usar. Repare no chão em branco que contrasta com o preto dos móveis. Os armários têm acabamentos em madeira que adicionam o toque final ao conjunto rico de materiais escolhidos para a cozinha. 

A zona de estar e de jantar

Acede-se, facilmente, à sala de estar a partir do lado da cozinha. Nela, encontramos um simples sofá em forma de “L” que organiza o espaço e direcciona os proprietários no sentido da lareira embutida na parede. À pequena mesa branca de centro está inerente o tal brilho de que temos vindo a falar desde o início do artigo.  

A maneira como as luzes estão dispostas no tecto cria uma separação visual entre a zona de estar e as zonas de circulação, estabelecendo, assim, fronteiras entre ambos os espaços.

Para cima e para longe

A estreita e elegante parede branca leva-nos até à escadaria que liga o piso térreo ao nível superior da casa. Os degraus são revestidos a madeira, propiciando uma sensação de continuidade e fluidez entre espaços. Os finos painéis de vidro utilizados como corrimão emprestam-lhe um ar muito delicado, mas moderno, criando a ilusão de que a escada se encontra suspensa.

Um quarto para guardar bons momentos

Não poderíamos deixar de lhe mostrar este quarto uma verdadeira obra de arte. As zonas de descanso da casa estão localizadas no piso superior. Para além do quarto das crianças, existe o quarto de casal, decorado num estilo contemporâneo e luxuoso. O nicho na parede tem o tamanho ideal para a cama ser encostada e faz com o que a configuração do quarto seja mais complexa ou, pelo menos, pouco perceptível logo de imediato. Esta zona mais resguardada inclui a cama, o roupeiro e a casa de banho. Uma solução elegante para um espaço íntimo.

A janela de esquina que se prolonga do chão ao tecto possibilita a entrada de muita luz natural, deixando o quarto leve e arejado. Os tons de lilás do papel de parede dão um efeito apaziguador e cálido a este espaço. Para além do que se vê na imagem, há ainda um closet e um quarto de massagem que garante momentos de relaxamento e rejuvenescimento ao quarto. Ideal para encontrar paz depois de um longo dia de trabalho!

Uma casa de banho maravilhosa

Antes de terminarmos o artigo, mostramos-lhe esta casa de banho de laivos clássicos. Simples e elegante, revestida em tons monocromáticos e com acabamentos brilhantes e leves. A estrela desta divisão é a banheira em formato oval que se suporta sem precisar de pés ou outras estruturas, dando ao espaço um toque luxuoso. A zona de duche está cerca de vidro fazendo com que o espaço pareça mais largo e fluido. Apesar de termos visto a aplicação generosa de madeira em toda a casa, aqui aparece mais discretamente. O móvel de madeira que apoia os lavatórios aparece suspenso, um detalhe de extrema elegância. Que atire a primeira pedra quem não gostasse de tomar aqui um belo banho de imersão.

O que achou desta casa? Nós adorámos cada uma das divisões. Qual a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!