Casa Cedofeita: Casas modernas por Floret Arquitectura

Casa familiar de sonho!

mc mc
Loading admin actions …

Como é costume, hoje voltamos a mostrar-lhe um fantástico projecto de reabilitação, desta vez, na cidade do Porto. De excelentes soluções de arrumação, aplicações de materiais sustentáveis e até uma pequena horta, este projecto é ideal para os aficionados da sustentabilidade e uma vida cheia de cores e pequenos prazeres!

O projecto é da autoria do atelier FLORET-ARQUITECTURA uma equipa dedicada à reabilitação de imóveis, urbana e ambiente. Com um vasto portfólio de projectos de reabilitação no centro histórico da cidade do Porto, aliou-se o interesse especial pela vertente ambiental e ecológica da arquitectura. A comando da arquitecta Adriana Floret, os projectos do atelier procuram integrar soluções ambientalmente inteligentes e este projecto é um excelente exemplo!

Curioso? Vale a pena ver com atenção!

Uma casa amiga do ambiente!

Casa Cedofeita: Casas modernas por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

Em pleno centro urbano, o prédio situado no Largo do Priorado, enquadra-se numa rua de casas em banda tendo por isso uma área de construção muito estreita. Detentor de uma boa qualidade construtiva, com belíssimas paredes em granito e estrutura horizontal em madeira: características próprias de edifícios dos finais do século XIX e início do século XX.

Contudo, após várias alterações ao longo dos tempos, o resultado final apresentava já poucos vestígios da sua concepção original. 

Assim sendo, a equipa decidiu focar-se na excelente qualidade construtiva do imóvel, pensando num programa ambicioso: criar condições de habitabilidade para uma família de cinco elementos, com o requisito de criar um espaço de trabalho autónomo e ainda uma biblioteca.

A fachada exterior dá-nos as boas-vindas, onde o  traçado original foi mantido optando por uma intervenção bastante sóbria com uma opção cromática elegante, O que não foi impedimento de criar conforto e modernidade para o espaço e até bastante diversidade, especialmente nas áreas exteriores.

Revestimento em cortiça

Casa Cedofeita: Casas modernas por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

Portugal é o maior fornecedor mundial de produtos de cortiça e por isto, cada vez mais faz sentido utilizar um produto versátil, que cria artigos intemporais, usando apenas a matéria prima que os sobreiros oferecem. Muito para além das aplicações já habituais destes materiais, o projeto dá um passo à frente, revestindo o seu alçado interior inteiramente em cortiça. Cria-se assim um ambiente harmonioso, conjugando na perfeição os restantes materiais utilizados no interior.

Interiores em Madeira OSB

Casa Cedofeita: Quartos de criança modernos por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

Maioritariamente associados a metodologias de construção temporária e modular estes dois materiais, “amigos da natureza”, provam cada vez mais ser materiais bastantes viáveis quer e pela sua fácil aplicação e adaptabilidade, quer em renovações e reabilitação de imóveis antigos.

A utilização da cortiça e OSB vai assim ao encontro dos ideais deste atelier, integrando num só projecto as mais variadas especialidades de modo a que a intervenção resulte na solução o mais interessante e inovadora possível. A ideia é transportar para a prática da arquitectura procedimentos transdisciplinares versáteis, que permitam atingir excelentes resultados como este.

Interiores Rústicos mas contemporâneos

Casa Cedofeita: Quartos modernos por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

No interior conseguimos respirar uma aura rústica e tradicional através do aproveitamento das paredes existentes em granito – no entanto o ambiente é de descontração e contemporâneo! O resultado está à vista, um espaço de sala rejuvenescido que ainda assim mantém o seu carisma tradicional.

Desta forma percebemos a relação contínua e harmoniosa entre dois mundos: o exterior, da fachada principal, e o interior da intervenção.

A preservação visual da pedra cria um contraste fabuloso no interior – tudo o resto contribui para aliviar o ambiente, numa abordagem simples e limpa, desde o mobiliário aos restantes elementos construtivos, equilibrando a composição geral.

Ficamos assim com uma divisão extremamente harmoniosa, confortável e ao mesmo tempo rústica com um toque contemporâneo!

Uma horta caseira!

Casa Cedofeita: Casas modernas por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

Sempre sonhou em poder ter uma pequena horta privada, mesmo em sua casa, onde pode ver crescer e cuidar dos segredos dos seus cozinhados? Para além de uma simples varanda, esta casa incluí uma pequena horta caseira, simples de cuidar, num espaço bastante controlado.

Escada ou Biblioteca?

Casa Cedofeita: Corredores e halls de entrada  por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

espaço em baixo das escadas muitas vezes permanece uma área sem aproveitamento devido à falta de planeamento durante a elaboração do projeto de arquitectura ou de decoração. Mas é um espaço que pode servir de muitas maneiras, criando ambientes bonitos e práticos que favorecem as actividades na casa. O aproveitamento deste espaço pode dar vida a uma zona aparentemente “vazia”. Neste artigo, saiba como realizar as mudanças necessárias para fazer do vão das escadas um espaço útil e charmoso que vai se tornar funcional e prático.

E por que não fazer do espaço junto às escadas, uma área de biblioteca criativa?

Neste projecto, desenhado para uma família “numerosa”, a cozinha e os espaços comuns também exigiam uma abordagem que permitisse um fluxo permanente de pessoas, ao mesmo tempo que protegesse o recato da família. A biblioteca enquanto requisito exigido, ficou “arrumada” na própria escada, assumindo-se como um elemento estruturador da vivência doméstica e a cozinha instalada num modulo “no meio do caminho”, um local por onde todos têm de passar, residentes ou visitas.

Um pátio cheio de Vida!

Casa Cedofeita: Jardins modernos por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

O projecto fica completo com o desenho de um magnífico pátio, com muito para oferecer! Cada pátio se pode tornar num lugar especial na nossa casa quando desenhados com especial atenção ao detalhe! Um espaço dedicado ao lazer e à vida social desta casa, funcionando como extensão da zona de refeições. Um espaço de reunião entre família ou hóspedes e partilhar conversas e momentos únicos num ambiente familiar e acolhedor.

É neste pátio que encontramos detalhes subtis que visam e promovem a vida familiar no exterior da habitação, como é o do deck em madeira que ao fundo é “desenhado” de modo a criar uma zona verde, e que em conjunto com as paredes de granito fazem um maravilhoso “pano-de-fundo” para quem está na cozinha!

É fascinado por este tipo de projectos de reabilitação? Conte-nos tudo através da caixa de comentários!

É fã de materiais sustentáveis e aprecia viver no centro da cidade?Deixe a sua opinião na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!