Organização: 10 móveis de sapatos fantásticos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Sobre a questão de organizar objectos pessoais, poupando espaço, existem inúmeras opções. Desta vez falaremos de um armário ao qual tem sido dada pouca importância mas que é bastante útil e funcional para manter a casa em ordem: o móvel de sapatos.

Um móvel de sapatos é um aliado perfeito que oferece alternativas de organização e de distribuição em lugares pequenos, seja por uma questão de organização de espaço ou por uma questão de optimização do design de interiores e contribuição para a decoração. Existem muitos estilos e modelos de móveis de sapatos, desde os simples e delgados, com gavetas ou cortinas, de madeira ou de plástico, brancos ou com cores, abertos ou fechados. Num quarto principal, num quarto de criança, num hall de entrada, num armário ou numa lavandaria, o móvel de sapatos será sempre uma peça que manterá a organização adequada em cada área e que, para além disso, pode contribuir para a decoração, tornando-se parte importante do ambiente.

Neste livro de ideias vamos mostrar-lhe dez estilos de móveis de sapatos. Estamos certos de que algum será do seu agrado. Pronto para tomar notas? Aqui estão algumas ideias.

Um esconderijo debaixo das escadas

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

Em casas mais antigas, o sótão costumava ser o lugar de armazenamento de móveis, de roupas ou de utensílios domésticos. Agora, com a necessidade de aproveitar ao máximo os espaços, temos uma opção com a mesma essência: utilizar o vão das escadas como se de um sótão se tratasse. Embora seja certo que, neste caso, se trate de um móvel de sapatos compacto, a verdade é que não ocupa um espaço extra: está escondido e o seu formato integra-se perfeitamente num elemento já existente e útil da casa. Esta é uma solução de arrumação inteligente, funcional, útil, economizadora de espaço e que causa surpresa.

O projecto é da empresa Chasewood Furniture, de Inglaterra.

Combinação perfeita

Corredor, hall e escadas  por BoConcept Germany GmbH
BoConcept Germany GmbH

Metro Schuhschrank

BoConcept Germany GmbH

Escusado será dizer que esta estrutura rectangular e elegante é o lugar perfeito para os sapatos pois é compacta, funcional, flexível e pode ser decorada à vontade. E se o móvel de sapatos combinar bem com o roupeiro e com a estante de livros? Melhor ainda, temos o conjunto perfeito. 

Na imagem, vemos como um móvel de sapatos rectangular, alto, branco e elegante que cabe em qualquer canto da casa. Aqui, aparece colocado junto a um roupeiro que possui as mesma características. O resultado é simplesmente fenomenal.

O projecto é da empresa Boconcept, da Alemanha.

Móvel de sapatos suspenso

Os móveis de sapatos são de extrema utilidade na entrada das casas e servem para que possamos guardar os sapatos não tendo que entrar com eles para dentro de casa. Podemos, assim, ter os chinelos ou as pantufas prontas para usar mal chegamos a casa.  

Neste caso, o móvel de sapatos suspenso, é não só uma peça funcional e prática, mas também um elemento importante na decoração do espaço. A cor branca liga o móvel à porta, destacando-os de uma série de paredes cinza. O facto de ser suspenso, facilita ainda a limpeza do piso e faz com que a peça sirva também de aparador ou mesa de apoio, convertendo-o assim numa peça de mobiliário multifacetada.

O projecto é da empresa Projekt Kolektyw, na Polónia.

Móvel de sapatos no armário

Nem sempre temos espaço suficiente para construir roupeiros que tenham prateleiras onde possamos exibir os nossos sapatos. Às vezes, só é possível instalar um armário para as nossas roupas e, quando assim é, um móvel simples, fino e pregado à parede é a melhor solução.

A vantagem deste tipo de mobiliário é manter  os sapatos arrumados no armário num espaço que passa despercebido, dando-lhe uma maior sensação de organização.

Projecto da empresa Na3, de Itália.

Móvel de sapatos duplo

Uma solução perfeita para organizar os sapatos dentro de um quarto de casal é o móvel de sapatos duplo. Antes de o instalar devemos ter em conta o estilo do quarto, a cor, o carácter, os materiais e a textura, pois quando decidimos colocá-lo numa divisão à vista de todos e não escondido dentro de um armário, o móvel deixa de ser um detalhe menor e passa a ser um dos protagonistas do espaço.

Na imagem que lhe deixamos, as cores do móvel de sapatos combinam muito bem com as do quarto, de tal forma que ao invés de chamar à atenção de forma negativa, torna-se parte integrante da decoração, funcionando inclusive como toucador ou prateleira para colocar objectos. Funcional e prático. Uma ideia excelente.

Design do Studio Marco Piva, de Itália.

No corredor

Para um design de interiores moderno e minimalista, este móvel de sapatos é o ideal. É branco, cor que domina o espaço em que se encontra, elegante, alto e sem qualquer tipo de ornamentos para além das aberturas no lugar dos puxadores. A sua forma, a sua textura brilhante e o seu carácter geométrico e sóbrio junto ao enorme espelho embelezam o ambiente e equilibram o caos hexagonal do piso. Um elemento moderno e eficaz.

Um projecto da empresa Co:interior, da Rússia.

Para as crianças

Quartos de criança minimalistas por Студия дизайна Interior Design IDEAS
Студия дизайна Interior Design IDEAS

Спортивный интерьер детской комнаты

Студия дизайна Interior Design IDEAS

O quarto das crianças deve ser divertido, colorido e cheio de surpresas, por isso o mobiliário e as estruturas do interior do espaço devem ser planeadas em conjunto, como um todo lúdico. Neste caso, um móvel de sapatos que se funde com a estrutura da cama é o organizador ideal para as crianças que brincam de dia e sonham de noite. O móvel divide-se em gavetas e não só organiza os sapatos como também se converte numa escada que leva ao segundo piso do beliche. Uma ideia flexível e colorida.

Design de interiores da Design Ideas, da Rússia.

Entre dois armários

Quando dois armários deixam um espaço vazio entre si, que não é suficientemente grande para instalar um toucador ou uma cómoda, a solução pode então passar por um móvel de sapatos. A imagem mostra um móvel da mesma cor dos armários, que fica quase escondido entre eles e que, ainda assim, não perde a sua importância e funcionalidade. 

Um projecto de Nádia Moretti, de Itália.

Dentro de um espaço grande

Não é por termos um armário de grandes dimensões que devemos colocar de lado a precisão do mobiliário, as suas medidas e, acima de tudo, a sua funcionalidade. Num armário grande, um móvel de sapatos alto, elegante e com rodas, é perfeito para se transportar de um lado para o outro e propiciar-nos maior comodidade na hora de nos vestirmos ou de guardarmos as roupas. Uma ideia que ajuda a economizar espaço e tempo sem olvidar factores importantes como o estilo e a utilidade.

Um projecto de Gaia Brunello, de Itália.

Rústico e funcional

Casa  por IrekHolzArt
IrekHolzArt

Flur Garderobe

IrekHolzArt

Um móvel de sapatos em madeira rústica? Claro. Por que não? Agora saímos um pouco do estilo moderno e sóbrio e passamos para um estilo mais natural, mas não menos funcional, versátil ou prático. Um pequeno móvel de madeira rústica permite colocar os sapatos e organizá-los de tal modo que se tornam uma peça digna de ser exposta. Este móvel de sapatos, com a sua textura áspera de uma superfície usada, pode converter-se no centro das atenções do espaço.

Projecto de Irek Hotzart, da Alemanha.

Tem muito calçado ou nem por isso? Onde o costuma arrumar e qual destas opções lhe parece mais funcional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!