Apartamento orgulhoso das suas raízes!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Uma das tarefas dos arquitectos de remodelações é encontrar diamantes. Diamantes são nada mais anda menos, do que materiais em bruto, pedras preciosas escondidas em edifícios antigos, que com uma boa reforma podem se tornar o ponto principal num projecto e tornar uma habitação real. 

É precisamente o que aconteceu no apartamento que vamos visitar hoje localizado perto da Sagrada Família, em Barcelona. Este apartamento é uma das 12 casas pertencentes a uma fazenda que foi completamente renovada pela empresa Elix. A abordagem deste projecto foi baseada num edifício antigo, embora em mau estado conseguiu valorizar-se e mostrar todo o seu esplendor, adaptando-se ao século XXI, a novas necessidades e costumes. Uma mistura perfeita entre o antigo e o novo, que resultou no apartamento moderno que encontramos agora cheio de charme.

De antigo se transformou em moderno

Salas de estar minimalistas por ELIX

Começamos a nossa caminhada através deste pequeno apartamento em Barcelona, revelando uma divisão que conseguiu criar um equilíbrio perfeito entre o seu passado e o seu futuro. Assim, o espaço é pontilhado com antigos elementos de construção que foram mantidos, com o intuito de criar uma atmosfera muito especial. A parede de tijolo não foi tapada e assim o ar industrial conseguido é interessante e combina na perfeição com a cobertura espectacular do tecto, tão típica da arquitectura catalã do inicio do séc. XX.

Além disso, estes traços antigos tornaram-se mais modernos do que nunca para conseguirem acompanhar outras peças de design contemporâneo como mobiliário minimalista num branco brilhante. O sofá vermelho destaca-se no espaço e serve de contraponto cromático.

O amplo espaço

Salas de jantar minimalistas por ELIX

Os espaços divididos e estreitos dão lugar agora a um interior luminoso onde o sótão aparece em bruto. O espaço que vimos anteriormente era apenas um dos quartos deste apartamento, que também inclui a sala de jantar e uma cozinha que veremos em detalhe mais tarde.

O espaço aberto, garantiu uma melhoria habitacional imensa devido à iluminação natural, uma vez que agora os raios conseguem atingir espaços mais íntimos. Uma característica que mostra a ampliação e renovação do espaço, são as paredes brancas, a cor predominante em toda a casa.

Cozinha minimalista com toque vintage

Cozinhas minimalistas por ELIX

Nesta pequena cozinha em forma de U foi instalado mobiliário de estilo minimalista e completamente branco. O espaço é aberto, luminoso e funcional e apenas uma das paredes é até ao tecto. A qual contem armários com arrumação interior, o restante é em forma de bancada, o que ajuda a criar um ambiente menos carregado e mais espaçoso.

Também aqui, como no resto da casa,  a fusão de estilos modernos e antigos está presente. Repare com atenção redobrada no pavimento,  um pequeno tapete em ladrilho recuperado traz agora um toque vintage que dá um calor e vida especial a esta cozinha.

Pura funcionalidade e simplicidade

Quartos minimalistas por ELIX

Vamos agora conhecer o lado mas intimo e privado da casa: o quarto. Aqui o espaço é dividido, ainda que ligado, a uma casa de banho. Ao fundo conseguirá ter uma noção, ainda que pequena, do espaço.

O quarto possui a mesma linguagem do resto da casa: mobiliário de linhas modernas e com uma presença especial de elementos estruturais antigos.

Cada coisa no seu sítio

Casas de banho minimalistas por ELIX

A entrada para o quarto principal é feita através de uma porta de correr que leva à área onde o lavatório se encontra. O mesmo é separado do resto da casa de banho por outra porta de correr em vidro de acabamento fosco, pois é nesse interior que se precisa de maior intimidade. Este pequeno espaço foi concebido como parte integrante do quarto, pois aqui não há necessidade de muita privacidade. Ao contrário do espaço de sanita e duche, ainda assim ambos partilham o piso laminado em madeira.

A casa de banho propriamente dita

Casas de banho minimalistas por ELIX

Na zona mais privada da casa de banho, a mesma é revestida a azulejos de cor cinza nas áreas mais húmidas e gesso branco nas restantes áreas.  A casa de banho é de estilo minimalista e moderno.

O quarto extra

Quartos minimalistas por ELIX

Finalmente, este pequeno apartamento também esconde outra divisão extra. Um pequeno quarto com janela com vista para um pátio interior, que pelo uso da cor branca consegue expandir a percepção de espaço e luz.

Que achou dos apontamentos deixados frisando a história passada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!