Reabilitação incrível de uma moradia urbana!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Os projectos de reabilitação têm vindo a ganhar cada vez mais expressão no panorama arquitectónico actual. A verdade é que existem cada vez mais habitações a precisar de reformas e remodelações. Neste sentido, esta tem vindo a ser uma nova área de actuação para os arquitectos. 

O projecto que temos para lhe mostrar hoje enquadra-se precisamente nesta temática e consiste numa remodelação total de um espaço interior e do jardim de uma moradia urbana na Póvoa do Varzim. Esta moradia data da década de 70, e como tal possui algumas características únicas!

O projecto é da autoria dos profissionais do atelier ASVS Arquitectos Associados. O objectivo foi o de criar uma proposta distinta que pudesse reflectir as aspirações do cliente, tendo em conta um programa funcional adaptado a uma família moderna.

Uma fachada moderna

A fachada da habitação apresenta-se como sendo assumidamente moderna. A tonalidade branca tem aqui um enfoque especial na medida em que realça uma atitude minimalista na conformação espacial. 

O jardim foi reformulado e aproveitado para criar um espaço de refeição, surgindo este na continuidade da cozinha interior imediatamente adjacente ao pátio. 

Interiores acolhedores

No interior a habitação revela um ambiente extremamente moderno e acolhedor. Um dos principais objectivos da intervenção foi o de conceber uma nova adaptação funcional para os espaços, uma vez que a anterior era confusa e pouco adequada. Neste sentido a estratégia passou por unir os ambientes em torno de uma temática central: o espaço social enquanto espaço de excelência. Foi assim que a cozinha ganhou um grande relevo estendendo-se um pouco por toda a habitação, inclusivamente até ao pátio exterior.

Partilhar momentos à mesa

Foi assim que o espaço de refeição em família serviu de mote para o desenvolvimento desta tipologia habitacional. Procurou-se interferir o mínimo possível com o projecto estrutural de forma a simplificar a obra e o resultado foi de facto, magnífico!

Nesta imagem podemos ver a proposta para a zona de cozinha ampla e moderna que se relaciona de uma forma íntima com os restantes espaços interiores da habitação.

O mobiliário seleccionado para esta divisão segue uma linha estética muito simples e minimalista sendo a madeira o protagonista principal nestas peças de mobiliário.

Detalhes incríveis

Este é um detalhe incrível da zona do balcão da cozinha onde podemos claramente verificar como as áreas se fundem de uma forma natural e orgânica. O balcão foi exclusivamente desenhado e pensado para este local específico e isso transparece através do seu design fluído.

A madeira e o preto são uma constante que caracteriza este ambiente moderno de confecção e sociabilização. 

Um quarto perfeito!

Terminamos num dos locais mais privados da habitação, o quarto. O espaço perfeito para descansar, reflectir, acordar e encarar cada novo dia! 

A grande porta deslizante de madeira, representa uma atitude modernista que enfatiza o poder dos elementos arquitectónicos na caracterização do projecto. Esta porta converte-se assim, num elemento potencialmente característico da personalidade desta divisão de carácter privado.

Se ficou fascinado com este projecto de uma potencial intervenção arquitectónica, não deixe de verificar neste livro de ideias um projecto magnífico à sua medida!

O que achou destes interiores super acolhedores? Conte-nos tudo através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!