5 geladeiras para cada fase da sua vida

Beti Beckenkamp Beti Beckenkamp
vintage te quiero vintage..., Disak Studio Disak Studio Cozinhas ecléticas
Loading admin actions …

Talvez quem nasceu depois dos anos 50 nunca parou para pensar a importância da geladeira na vida da humanidade. Nos tempos antigos o sal e outras especiarias eram supervalorizados pela propriedade de conservação dos alimentos. Um caçador daquela época, que se via com uma peça inteira de uma presa e a necessidade de armazená-la por longas semanas, hoje ficaria abismado ao abrir um destes refrigeradores de porta dupla que te recebe com a mesma quantidade de luz, neste caso de LED, que as portas do céu.

Hoje em dia com tantos detalhes presentes neste eletrodoméstico, a função de gelar e congelar parece que acabou ficando como coadjuvante – mesma coisa aconteceu com os smartphones. Ao tomar uma decisão de compra, que parecia simples, o consumidor hoje encontra o modelo branco, de aço inoxidável, com degelo automático (o chamado frostfree), incluindo timer ou termostato, dispensador de água, porta-latas e tantas outras variáveis que aqui vamos separar por personalidades.

Uma geladeira que pode ter o tamanho de um armário

A família cresceu, o marido quer virar chef ou tá sobrando espaço na cozinha e o jeito é tapar com uma geladeira que pode chegar a mais de um metro de largura. Qualquer uma das hipóteses é válida para comprar um modelo side by side, ou de duas portas. 

As vantagens deste modelo incluem a super capacidade acima de 450 litros, os recursos extras (como o porta champagne ou o dispensador de cubos de gelo) e, claro, o design arrojado de um produto que prima pelo acabamento em aço inoxidável. Como desvantages, o preço destes modelos podem custar mais de 10 mil reais, seu consumo de energia pode igualar ao de um ar condicionado e para quem busca muito espaço no congelador alguns modelos acabam desapontando.

Frigobar: o parceiro dos solteiros e dos preguiçosos.

Este tipo de eletro faz parte da vida de quem passa muito tempo entre hotéis, oferece praticidade e rapidez na escolha dos produtos armazenados – visto que espaço não é sua grande virtude – e, além de tudo, pode ser alocado em diversos locais da casa. O frigobar, ou chamado minibar, voltou com tudo alguns anos atrás com o lançamento de modelos retrô na cor vermelha viva, amarelo e bege. Acabou virando opção para quartos e escritórios: quem nunca desejou ter uma bebida gelada ao alcance das mãos sem precisar ir à cozinha? 

Estes modelos de geladeira portátil podem até servir para a vida de um solteiro que não cozinhe muito em casa e que queira economizar na conta de luz. Mas o ideal é que seja usado somente como auxiliar, visto que a grande maioria não oferece opção de descongelamento automático. Em uma categoria semelhante, as adegas portáteis – com espaço para 10 ou 15 garrafas de vinho – também são ótimas opções para compor uma dupla com o refrigerador principal da casa.

Adesive e deixe seu modelo modernoso

Quem não lembra quando colocar adesivo em tudo deixava as coisas mais originais e modernas. Bom, ainda é possível fazer o mesmo sem deixar um tom desalinhado e sujo. Talvez essa será a geladeira do primeiro apartamento ou da república que se divide com mais 10 pessoas. Ou será o modelo da crise dos 30 quando tatuar o homem de ferro ou uma estampa pop art parece ser adequado para surpreender os amigos. Não importa quando a estampa de geladeira for aplicada, é sempre possível fazê-la dar outra cara para um modelo branco, que ficou amarelo com o tempo, ou para tapar os pontos enferrujados. No caso de geladeiras antigas, com aquele puxador super vintage, utilizar uma estampa quadriculada ou uma que entregue somente um detalhe (um pássaro repousando em um fio de eletricidade, por exemplo) é uma boa ideia.

Ao decidir pela adesivação, prefira o papel do tipo contact que, sendo de boa qualidade, não irá prejudicar o material original do eletro. Limpe muito bem toda a superfície do móvel com uma esponja molhada e seque com pano macio. Ao esquecer-se de remover partes engorduradas da superfície, principalmente se ela costuma ficar perto do fogão, irá prejudicar a colagem do papel.

Esqueça a dor de cabeça na hora de descongelar. Vá de frostfree.

_IN Panamby, ARQ_IN ARQ_IN Cozinhas modernas

Quem nunca perguntou à sua mãe o que um ventilador fazia ligado em frente a uma geladeira com as portas abertas, provavelmente nunca tenha passado pela jornada de remover o gelo de um refrigerador. Esta jornada inclui horas de espera, aquecimento de todos alimentos que aguardam sua volta ao destino inicial e a secagem do chão para finalizar.

A opção frostfree pode custar hoje somente 10% ou 15% a mais que um modelo sem essa função e, 10 entre 10 donos e donas de casa, aprovam o investimento. Esta aqui faz parte da fase da vida em que você já cansou de economizar com coisas que não valem a pena.

O futuro do refrigeramento já começou. Prepare-se!

Já imaginou você estando a 10 minutos de terminar o expediente e recebe uma mensagem no celular que o leite está acabando e o queijo está perto de expirar a data de validade. Essa mensagem não veio da esposa ou do gato da casa: veio da geladeira. Diversos fabricantes vêm há anos brincando com as integrações possíveis das tecnologias do dia a dia com as peças mais importantes da cozinha. E entre todas elas, a geladeira é a mais escolhida para destacar todas as possibilidades de inovação para o futuro. 

Além deste controle do que está sendo armazenado, a partir do registro do código de barras, no futuro será possível selecionar receitar em uma tela sensível ao toque, solicitar entrega de comida de supermercados cadastrados e ainda mover alimentos congelados para uma seção fria de descongelamento. Nunca mais o frango terá que passar pelo microondas.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista