6 truques para mais conforto sem aquecimento

Ida    Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Está frio, não é verdade? E quando assim o é só queremos o quentinho e o conforto do nosso lar… Ai que sensação tão maravilhosa!

Por esta altura a nossa casa reveste-se de outros materiais e de outro tipo de decorações ou acessórios, de forma a trazer-nos o tal calor, mas não é apenas com a chegada do inverno que devemos preparar a nossa casa para o receber, pois este é o tal calor que queremos sempre…  Neste artigo de hoje, falamos de como tornar o nosso interior mais aconchegante e quente, sem usarmos o aquecimento (poupança elétrica garantida). Se tivermos uma casa bem preparada, equipada e apetrechada, sentiremos um calor não (apenas) o das temperaturas altas, mas aquele de bem-estar, onde a nossa casa aconchega-nos e transmite o tal 'ar' quente, que tão bem nos sabe!

Esse mesmo calor e aquela sensação cozy dentro do nosso lar, não é apenas sentida em tempo de frio e de neve… procuramo-lo o ano inteiro. É o quente da nossa casa, o conforto e o aconchego, como um abraço quente de um membro familiar nosso, que nos reconforta, aquece a alma e o coração. Se acha que a sua casa precisa ainda de mais calor, sente um certo frio, mas não aquele das temperaturas baixas, mas da ausência de alma na sua casa, então leia as nossas seis dicas e ponha-as em prática. Temos a certeza que elas irão dar uma alma bem quente ao seu doce e querido lar…  

Cor da parede

Colorir uma ou mais paredes é sem sombra de dúvidas, uma forma bastante simples de trazer o calor para a nossa casa. O quente das cores, aquela sensação boa e positiva que as cores conseguem fazer no nosso 'eu'… Se gosta das paredes brancas ou neutras, pode simplesmente optar por dar destaque a apenas uma delas, no seu quarto, como na cabeceira da cama ou talvez numa das paredes da sala, para salientar uma cor da decoração. Essa parede com cor criará não só amplitude e a sensação de um espaço maior, como também trará ao ambiente um maior conforto e personalidade. 

Se pretender o tal calor em casa opte por cores quentes, vinda da paleta cromática – vermelha, amarela e laranja, tal como esta inspiração que traz imenso calor visual. Estas irão provocar uma sensação de calor, excitação e energia. Enquanto que as cores frias – azul, violeta e verde, transmitem calma, tranquilidade, estão relacionadas à frescura da água e do gelo. Independentemente da paleta cromática que escolher, a cor que a parede ficar corresponderá ao calor da sua alma… e a sua casa ficará mais quente!

Material do pavimento

O material que colocamos no chão… a tal superfície que pisamos diariamente, mas que também os olhos veem é de toda e extrema importância. Um bom pavimento aquece a casa, em ambos os sentidos do termo, quer ao nível das temperaturas, quer o conforto e bem-estar. 

Já pensou em mudar o revestimento da sua casa? Sabemos que esta mudança requer um certo custo, mas se analisarmos a situação, apercebemos-nos, que este investimento traz vantagens à sua casa. Fica mais valorizada, a casa mantém-se em boas condições e mostra-se bem mais bonita, além de aquecer a casa, bem como a si. Este tal calor e conforto num revestimento encontra-se na madeira, este é um material mágico, que comunica com todo o ambiente e todos os estilos. Confere uma atmosfera acolhedora e agradável, mesmo  a andar descalços no soalho… não há frio que penetra.

A madeira como material natural traz aquele toque delicado a uma habitação. 

Com a janela

A janela é outro ponto a considerar para uma casa mais quente… e isso nas duas vertentes de calor. Se tiver uma janela bem isolada/vedada, com vidros duplos, de certeza que fará uma grande poupança económica, na sua fatura de electricidade, uma vez que não necessita de ligar tanto ou tão forte o aquecimento, pois todo o calor é guardado corretamente dentro da divisão. Por outro lado, uma boa janela, tanto no seu tamanho, como no seu formato deixa entrar a tal luminosidade para dentro de casa, propagando raios de sol que sabem tão bem, numa altura como esta do inverno, em que se fazem tímidos. Por isso, é que é importante consideraremos bem as janelas como fonte de calor e de bem estar, para tornar a nossa casa mais aconchegante e brilhante!

Cor da luz

Iluminar a nossa casa é de facto uma preocupação de todos nós, é um facto. Mas a questão é – será que se sabe iluminar corretamente a sua casa? Quando falamos em iluminação, não é apenas o enroscar uma lâmpada lá no teto… É ter a preocupação do ponto certo que se vai iluminar, o candeeiro, pelo lado estético, é certo, mas também perceber se deixa ou não passar corretamente a luz e finalmente, ter em atenção a cor da luz, que queremos propagar dentro do espaço da nossa casa. Cada lugar ou cada divisão, requer um tipo de luz, a cozinha não terá a mesma luz que o quarto, pois a da cozinha pretende-se mais fluorescente, enquanto que a do quarto mais suave. Depois, existe os vários pontos de luz dentro de certos ambientes, como a sala, por exemplo. Uma luz que vem do teto (mais forte) e outra de um candeeiro de mesa ou de chão, que será mais suave e discreta, vinda de uma lâmpada amarela. 

A iluminação interfere inevitavelmente em todo o ambiente… aquece ou não o nosso estado de alma, torna o ambiente cozy ou não, por isso é que não pode ser descuidada.

Têxteis naturais

Os têxteis aquecem-nos… e muito! A nós em dias friorentos como estes, mas também à nossa casinha, que fica revestida de outro ar, bem aconchegante e agradável, que é bem difícil para nós, querer sair de lá, quando as temperaturas estão tão baixas lá fora. 

Quando falamos em têxteis, falamos de todos, sim sim, de todos! Sabes quais são? Dos tapetes, das cortinas, das mantas, dos lençóis, das almofadas, dos cobertores… enfim, de todos eles que revestem e tão bem a nossa casa. Eles trazem o toque tão belo, delicado e confortável a todos os espaços/divisões da habitação. E podemos contar com eles para aquecer o ambiente do nosso interior. 

Na hora de os escolher, opte pelos têxteis naturais (lã, algodão, seda, juta… ), têm melhor qualidade e conferem uma decoração mais sofisticada e delicada, tal como estes tecidos, que pode encontrar na marca portuguesa - António Salgado & Ca. Lda.

Decoração

E para concluir estas dicas sobre como tornar o seu lar mais aconchegante, não se esqueça de dar o seu toque decorativo, esta parte é talvez a mais divertida e fácil de concretizar. E quando se cansar dela também é a mais económica para mudar. Tornar uma decoração mais quente e acolhedora, não é sinónimo de encher todos cantos e recantos com itens decorativos, pelo contrário, é saber ter os essenciais, não se esqueça menos é mais. A velas aquecem, sem dúvida alguma, o ambiente, as flores dão o toque acolhedor, umas letras na parede ou fotografias, para o lado pessoal e como forma de marcar o seu lar. Uma caixas também dão estilo… Todos eles unidos, harmonizam e criam uma atmosfera aconchegante e ao seu jeito!

E com isto temos uma casa quente… sem precisar de ligar o aquecimento, porque temos todos os elementos positivos à nossa volta que souberam nos aquecer, assim que entramos para dentro de casa!

Sentiu o calor do nosso artigo? Vai levar um ou mais ideia quente para a sua casa? Diga-nos qual!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!