Como organizar a minha cozinha dentro de uma lógica feng shui?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O feng shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Essencialmente o feng shui tem que ver o sentimento de bem estar dentro de uma casa, que é conseguido  através de uma disposição muito orgânica dos móveis que temos. De um ponto de vista mais espiritual podemos falar na questão das energias que cada espaço e nós mesmos temos, assim o vento e água que dão  nome a esta corrente de pensamento representariam as forças necessárias para bloquear as influências negativas de modo a proporcionar um maior bem estar. 

Parece-lhe tudo demasiado complexo? Ok, vamos descomplicar! O feng shui não pretende mais do que criar uma harmonia única pela disposição das peças de mobiliário que tem nas diferentes divisões da sua casa! Mais esclarecido?

Como é importante termos em conta a divisão que vamos decorar, pois cada um dos espaços tem necessidades diferentes, resolvemos dedicar o artigo de hoje à sua cozinha para que o tempo que lá passa seja ainda mais agradável e de qualidade. O nome é estranho, os conceitos básicos e muito fáceis de entender desde que tenha sempre presente a ideia de bem estar e harmonia.

Básicos

Cozinhas modernas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Painted Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Como acabamos de lhe escrever o que é mais importante para respeitar uma lógica feng shui é ter um espaço que o faça sentir-se bem e onde gosta de passar tempo. É certo que cada pessoa é diferente da outra, contudo há algo importante a reter e que tem que ver com o principio básico da organização do espaço, por mais que isto possa parecer uma coisa super intuitiva, nem sempre o é, e precisamente por isto que estamos a escrever-lhe este artigo. Comecemos pelo princípio e por isso mesmo pelos básicos que só poderão existir se tiver uma cozinha bonita, que lhe transmita serenidade. No exemplo que escolhemos para começar, temos precisamente isso, uma cozinha de chão de madeira e armários brancos, cuja presença das flores ilumina o espaço. Não há como enganar aqui o menos é mais harmonia, mais conforto.

Posição do lava-loiça

Na nossa opinião não existe sítio mais indicado para ter o lava-loiça do que em frente a uma janela. As opiniões relativamente a esta tarefa doméstica variam de caso para caso: uns adoram lavar a loiça, outros acham que é uma tarefa que ajuda a relaxar e outros ainda, detestam! Pois bem, qualquer que seja o seu caso, temos apenas uma coisa para lhe dizer, poder olhar para o mundo lá fora enquanto executa esta tarefa doméstica é uma mais valia à qual reconhecerá a máxima importância muito rapidamente. A distração de uma árvore a baloiçar ao sabor do vento, ajuda a que o tempo passe muito mais depressa.

Posição do fogão

Entrando concretamente na disposição dos vários elementos que existem numa cozinha, começamos por lhe falar no fogão. Na nossa opinião e porque achamos que o acto de cozinhar deve ser recreativo, aconselhamo-lo a colocar o fogão no centro da cozinha de forma a ter uma vista desafogada a 360º. É muito diferente passar tempo em frente a um fogão que está virado para a parede ou, para um fogão que lhe permite olhar em volta. Mesmo no caso de não ter companhia o facto de ter outras distrações, que não uma parede, vão tornar o acto de cozinhar muito mais ligeiro e prazeroso.

O ponto cardeal certo

No mundo ideal a sua casa estaria situada num ponto onde os raios de sol e a luz directa incidiriam todo o tempo. Todos nós amaríamos que assim fosse, mas daquilo que são os nossos sonhos até aquilo que é a realidade, vai muitas vezes uma distância grande. Portanto mais do que o ponto cardeal exacto, tem de se certificar que a posição da cozinha é boa e que o mundo lá fora, consegue de certa forma, entrar um pouco na sua divisão. A presença da luz dentro das nossas casas é um dos factores que mais condiciona o nosso bem estar.

Materiais

Os materiais que se usam numa cozinha que pretende estar de acordo com o feng shui, são muito importantes, porque as superfícies na cozinha são normalmente de tamanhos consideráveis, é importante que o material lhe agrade e cative a sua vista. Para que o material o agrade em primeira instância, é necessário que as cores que exibe sejam dentro de um espectro claro. Aquilo que lhe aconselharíamos era a experimentar diferentes tons de madeira e o branco. São estas as cores feng shui por excelência, já que são as mais ligadas à natureza, à terra, à paz e à tranquilidade, cores que de resto, lhe sugerimos com muito frequência aqui nos artigos da homify.   

Celebre a frescura (ar, flores, cores)

Para finalizar e no seguimento de tudo o que lhe fomos escrevendo até então voltamos a referir, que feng shui é a harmonia que criamos em determinado espaço que nos proporciona um sentimento de bem estar único. É no fundo uma espécie de comunhão com a natureza dentro de casa, sendo por isso mesmo muito importante o que lhe vamos referir a seguir. Deixe entrar o vento dentro de casa, encha o espaço com plantas, encontre as mais belas flores e encha de cor e natureza a sua cozinha. Vai ver o o efeito é imediato e que o seu bem estar será outro a partir desse dia.

Mais esclarecido?! Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!