6 dicas de design para trabalhar como na Google

Agata Alencoao Agata Alencoao
Интерьер OOD, INT2architecture INT2architecture Escritórios escandinavos
Loading admin actions …

Todas as pessoas que trabalham em escritórios chegam a um dia que sonham em ter aquilo, a que poderemos chamar um escritório a sério. E o que quer isto dizer? Um escritório é apenas um espaço de trabalho onde necessitamos de ter uma mesa com algum espaço – para que possamos pôr o computador e os demais instrumentos de trabalho que necessitamos – uma cadeira confortável, já que as horas que ali passamos sentados são mais do que muitas e… E pouco mais na verdade! Contudo se quisermos sentir aquela coisa de escritório moderno, tipo escritório da Google ou assim, a conversa já é outra – e claro que não nos estamos a referir apenas às máquinas de snacks que encontramos por toda a parte!

Ainda que muitas vezes não se dê assim tanto valor ao espaço onde trabalhamos é indiscutível que este condiciona imenso a nossa produtividade. Também é um pouco diferente se trabalharmos numa equipa que ocupa um conjunto de escritórios ou se trabalhamos por nossa conta. Ainda assim e independentemente de qualquer seja o seu estilo de trabalho, uma coisa é certa, um escritório à semelhança de uma escritório da Google pode ser algo fantástico.

Sendo realistas e escrevendo-lhe com os pés assentes na terra, um escritório da Google, será sempre um escritório da Google, contudo há directrizes base que pode adaptar para o seu escritório particular ou para o seu escritório em estilo coworking. Curioso? Baralhado? Não se preocupe, já, já vai já visualizar tudo aquilo que lhe dizemos!

Espaços abertos

Um dos principais e mais importantes aspectos relacionados com escritórios tem claramente que ver com o espaço e com a forma como o mesmo está organizado e por isso mesmo a primeira coisa que temos para lhe dizer , relativa a escritórios comuns é para esquecer aquele género de escritórios que foi em tempos muito popular, que consistia num espaço aberto com várias divisórias a formar diferentes cubículos. Se isto lhe tinha passado pela cabeça, mude já de ideias! É uma solução péssima e vamos explicar-lhe porquê. Para que o trabalho flua  é necessário que também o espaço seja fluído e uma solução deste gênero atravanca totalmente o espaço. Tente ter um fonte de luz natural grande, isto é algo muitíssimo importante, janelas, quanto mais janelas melhor! E depois um espaço desafogado que não o faça sentir que o seu colega está a um metro de si.

Cores primárias claras

As cores que escolhe para o seu escritório são super importantes. Isto porque sendo um espaço no qual passa tanto tempo convém não ser algo como muita informação e que lhe canse a vista. As cores mais neutras e claras são sem sombra de dúvida  a melhor escolha a fazer. O espaço deve ser o mais clean possível, pois só assim a nossa atenção se concentra efectivamente naquilo em que se deve concentrar . O exemplo que lhe apresentam na imagem é a nosso ver um óptimo exemplo de escritório: fonte de luz natural, cores do espectro branco conjugadas com a madeira e pouca informação nas paredes, sendo que aquela que existe, se encontra nas nossas costas, sendo por isso impossível de ser uma fonte de distração. 

Uma área lounge ou sala de jogos

Apartamento en Sabana Grande, PUNCH TAD PUNCH TAD Espaços de trabalho minimalistas

Nos dias que correm é cada vez mais comum – não é apenas nos escritórios da Google – existir uma área lounge ou uma sala de jogos. A grande pertinência deste tipo de espaço tem que ver com criar um área de convívio, num espaço comum onde se possa fazer uma pausa quando o trabalho já não está  render ou simplesmente, precisamos de uma pausa porque somos humanos e temos esse direito. Existe em muitos escritórios, uma zona onde as pessoas se podem sentar mais relaxadamente, ou para aqueles que necessitam de se mexer uma mesa de ping pong ou matraquilhos. Este tipo de espaço não só promove melhores condições de trabalho como potencia um bom ambiente entre os trabalhadores.

Mobiliário confortável para descansar

Como lhe escrevemos anteriormente ter um local onde se pode sentar confortavelmente é importante. Muitos dos dias de trabalho não são unicamente confinados ao espaço onde está o computador, por vezes poderemos ter de ler coisas em papel, ou ter um reunião informal com alguém e é bastante simpático e descontraído se o pudermos fazer, por exemplo, num sofá não concorda? Mais ainda se tiver a sorte de trabalhar num escritório em que o ambiente é realmente fora de série pode, naqueles dias em que está mais cansado, fazer uma revitalizante sesta de 10 minutos e voltar ao trabalho.

Uma cafeteria moderna

Ter uma cafeteria no escritório é actualmente imprescindível. E não lhe estamos a falar de um café com uma pessoa a trabalhar lá, não é isso mas antes um espaço onde você mesmo possa ir e preparar o seu café, o seu almoço ou um snack quando sentir vontade. Para além de ser à semelhança dos anteriores mais um espaço de convívio, há ainda um outro factor. Cada vez mais a preocupação com a alimentação é generalizada e ir almoçar fora todos os dias, para além de ser dispendioso não é uma solução que abone muito para a sua saúde, mas comer sandes trazidas de casa também não, por isso o melhor é ter uma cozinha minimamente equipada para que facilmente possa preparar uma refeição prática e saudável, pelo menos em alguns dias da semana.

Paredes de vidro em todo o lado

Somos muito adeptos da entrada de luz, como já lhe dissemos e uma maneira de a luz entrar e se espalhar por toda a parte é precisamente através do vidro, por isso aconselhamos: use o máximo de vidro possível no escritório. A leveza e claridade associadas a este material são simplesmente insubstituíveis. Para além do lado super funcional que referimos, há que dizer que esteticamente esta opção não poderia resultar melhor. Paredes de vidro em escritórios modernos? Sim, sim, sim!

Gostou das nossas sugestões?! Partilhe a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista