O que ter em consideração ao comprar uma cozinha nova

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Muitos de nós fazemos a mesma pergunta quando chega o momento de investir numa cozinha nova. A verdade é que existem vários aspectos a ter em conta, se pensarmos bem, o tempo que ali iremos passar, será bastante considerável e por isso mesmo devemos ter a preocupação de tornar desde logo a nossa cozinha num sítio onde em primeiro lugar nos sintamos bem e depois, tão importante como este , um espaço que esteja super preparado para que possamos dar largas a imaginação e fazer os mais fantásticos e deliciosos petiscos. Actualmente queremos acreditar que as cozinhas são mais uma espécie de lugar de criação do que obrigação, isto é, que o tempo que lá passamos é acima de tudo de qualidade e que disso conseguimos retirar prazer. O facto de a tecnologia ter evoluído bastante nos últimos tempos foi sem dúvida um factor determinante para que o tempo passado nesta divisão se tornasse bastante fácil – é de facto maravilhoso o que a tecnologia pode fazer por nós! – e por isso há que tirar o máximo partido de tudo isto.

Por todas as razões que acabamos de enumerar resolvemos escrever este artigo que é assim uma espécie de guião para seguir quando se estiver a preparar para comprar uma cozinha nova. Há regras básicas que não podemos de maneira nenhuma esquecer, porque vão determinar o seu bem estar nesta divisão. 

Curioso e empolgado? Óptimo! Nós também!

1. Estilo

Outro aspecto a ter em consideração é o estilo que prefere para a sua cozinha. Uma cozinha moderna nos dias que correm não é obrigatoriamente uma cozinha super minimalista toda em branco, onde tudo está escondido em gavetas e armários. Se quer saber uma cozinha moderna pode por exemplo ser rústica como a que vemos na imagem. Modernidade tem que ver com tecnologia com certeza, mas a tecnologia é passível de apresentar estilos/estéticas diferentes. Por isso, se gostaria que a sua cozinha tivesse um estilo mais rústico, mediterrânico ou qualquer outro, faça-se a vontade!

2. Espaço

O futuro é agora: Cozinhas modernas por FABRI
FABRI

O futuro é agora

FABRI

Em primeiro lugar e para que tudo o resto faça sentido é necessário ter em conta o espaço que temos, já que é este o maior condicionante de tudo o resto. Um espaço maior ou mais pequeno vai determinar não só a organização da cozinha como também lhe vai permitir apostar em mais ou menos electrodomésticos. Ainda que para o acto de cozinhar em si mesmo apenas precisemos de uma área de trabalho, um fogão e um lava loiças, a verdade é que espaço na cozinha é sinónimo de qualidade de vida, é sempre diferente podermos fazer, nem que sejam as tarefas mais simples, num espaço amplo. Portanto, primeiro que tudo o resto olhe e tire as medidas ao espaço que tem, a partir daqui será tudo muito mais simples.

3. Tamanho da área de trabalho

Já lhe falamos do quanto importante é a área de trabalho da sua cozinha, a verdade é que é ali que a magia acontece! Há um mínimo que se deve ter para que possamos trabalhar à vontade, mas mais do que isso , acreditamos que ter um espaço desafogado é igualmente importante, ou seja se aquela é a sua área de trabalho, reserve-a apenas para isso, ponha o galheteiro, os frasquinhos das especiarias e afins num outro sítio, vai ver que a diferença será notória. É muito importante criarmos as condições certas para as tarefas que temos que executar – e isto não se aplica apenas às cozinhas mas a tudo na vida! – por isso tenha este factor em atenção, vai ajudá-lo e muito. 

4. Materiais: madeira ou vidro

São vários os materiais que pode escolher para a sua cozinha sendo que a nosso ver, essa escolha tem mais que ver com um gosto pessoal, como anteriormente lhe dissemos, cozinhas modernas e estilo, não estão em nada separados. No caso de estar indeciso entre madeira, vidro ou ainda qualquer outro material, veja o tipo de oferta que tem ao seu dispor e deixe-se levar pelo seu gosto pessoal, acima de tudo o mais importante é que a sua cozinha seja do seu agrado.

5. Parte mecânica

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Chegados ao momento em que é sobre tecnologia que lhe escrevemos – não se preocupe que não vamos entrar por caminhos muito complicados! –  é certo e sabido que quantos mais electrodomésticos e máquinas tiver, mais elevado será o rendimento da sua cozinha. Se tiver espaço, como lhe dissemos no início do artigo e possibilidades para tal, o que lhe aconselhamos é que adquira o maior número de electrodomésticos que puder, estes vão facilitar-lhe em tudo a vida. Se é dos ainda resistentes à tecnologia, dê o braço a torcer! A tecnologia existe para nos tornar os dias mais simples e nos proporcionar mais tempo livre. Vai ver que só custa é começar, depois não vai querer outra coisa!  

6. Aparelhos

Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

Na sequência do parágrafo anterior ainda temos mais qualquer coisa para lhe dizer. A tecnologia abrange vários segmentos e achamos importante fazer uma distinção entre aquilo que são electrodomésticos e aquilo que são aparelhos. Apesar de estarem muito próximos, quando nos referimos a electrodomésticos falamos de: frigorífico, forno, fogão, máquina de lavar loiça, etc. e quando lhe falamos de aparelhos falamos de uma outra escala que engloba por exemplo: batedeira, varinha mágica, bimby, misturadora, enfim… uma série de aparelhos que são preciosos quando elaboramos refeições, ou pequenas iguarias na nossa cozinha. Assim partindo do espaço que tem e terminando no mais pequeno aparelho de cozinha, passamos por tudo o que é de facto determinante para que tenha, não só uma cozinha de sonho, mas também um lugar onde se sinta bem e feliz.

Achou útil o nosso artigo? Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!