por The White Company

As melhores mesas para a ceia de Natal que pode copiar em sua casa!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Já todos nós sentimos o cheirinho do Natal no ar. Lentamente o frio vai sendo mais perceptível e com ele as decorações e as luzes na rua. O Natal é uma época do ano maravilhosa, pois apesar do frio, sente-se de alguma forma calor humano – algo que nos dias que correm parece sentir-se cada vez menos… – estar em família, ver filmes de animação com os mais novos, ou ouvir a histórias de quando éramos pequenos, é isto o Natal… Uma época do ano maravilhosa!

Todos sabemos o que o Natal traz consigo, as prendas, o pinheiro, as decorações natalícias e claro a ceia. É precisamente sobre esta última que lhe vamos escrever. A decoração está pela casa toda e a mesa não é excepção. São muitas as famílias que até têm um serviço especial ou enfeites de mesa cujo propósito é o de decorar  apenas naquele dia. Se é uma dessas pessoas que tem especial apreço pela ceia e mesas natalícias então está a ler o artigo certo, pois é precisamente sobre como arranjar a sua mesa que lhe vamos escrever. Ainda é cedo para pensar nas rabanadas, mas a mesa pode-se ir pondo! 

1. Decoração em tons prata e branco com origamis de papel

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

Em oposição à decoração natural temos a artificial e a verdade é que se optarmos pela segunda as opções que temos são um mundo sem fim. É esta a verdade. O mundo das decorações de Natal é de facto muitíssimo extenso e é capaz de satisfazer todos os gostos. No exemplo que escolhemos para si a predominância é da cor branca e de alguns apontamentos prateados. É uma mesa muito vistosa e carismática – certamente de uma família que também gostará muito do Natal – e que deixará toda a gente contagiada pelo espírito. Uma mesa de natal assim será certamente um marco que jamais será esquecido. Por isso mesmo o conselho que lhe damos é que junte a família durante a tarde e faça desta decoração um momento de partilha em que todos colaborarão de igual forma. Abra os enfeites, prepare-os para serem pendurados e por fim pendure-os, vai ver que quando a tarefa estiver terminada, o sorriso será geral.

2. Vermelho como o Natal deve ser: estrelas, árvores, corações…

Salas de estar clássicas por Jan Constantine
Jan Constantine

Alpine Christmas Cushions, Stockings and Decoration

Jan Constantine

3. Podia ser uma mesa de Páscoa, mas também é perfeita para o Natal

4. Fundo branco e pormenores vermelhos

A nossa mesa de Natal: Casa  por Maravilhas do Berço Lda
Maravilhas do Berço Lda

A nossa mesa de Natal

Maravilhas do Berço Lda

Não poderíamos começar senão pela mesa. Na verdade é ela o mais importante, já que é o lugar onde tudo acontece. Independentemente da família ser mais ou menos numerosa, há sempre um cuidado especial neste dia, temos sempre vontade que ela esteja especialmente decorada e, na maioria dos casos, que exiba o branco e o vermelho tão típico da quadra natalícia. Neste caso a combinação do branco e do vermelho são levados a rigor e o resultado não podia ser mais natalício. O que lhe aconselhamos, tal como se vê na fotografia é que usando apenas estas duas cores, explore também as formas: os pratos, uns redondos outros quadrados, o conjunto de copos e que encontre um belo centro de mesa que dê, cor, dinâmica e vida à sua ceia de natal.

5. Toalha bordada com tema natalício

Sala de jantar  por KOKON

6. Elegante e bastante simples

Cozinha  por Nicole Phillips England
Nicole Phillips England

Nicole Phillips England launches fabulously festive fine textile products for her Christmas collection

Nicole Phillips England

7. Na sala mas perto da cozinha

8. Talheres de prata e muitas velas

Sala de jantar  por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Tão importante como o serviço de loiça, é o faqueiro. Também é comum no seio das famílias portuguesas que haja um faqueiro para ocasiões especiais, se é uma dessas famílias, somos os primeiros a dizer-lhe para tirar o faqueiro da gaveta e usá-lo nesta noite. Se gosta tanto do natal quanto nós e se quer que a noite de consoada seja de facto uma noite especial, usufrua daquilo que tem! É uma noite por ano e é uma noite mágica da qual vale a pena desfrutar ao máximo. 

9. Pratos com vida

Voltando ainda ao serviço de jantar, gostávamos de partilhar consigo que apesar do natal ser uma época muito tradicional, estamos totalmente consigo se quiser inovar, e por isso mesmo escolhemos especialmente esta imagem. Se olhar assim à primeira parece-lhe uma mesa de Natal? Talvez não e a razão é muito simples não há motivos, nem enfeites natalícios. E há um algum problema nisso? Com certeza que não! Até porque – apesar de ainda não termos referido – há imensa gente que, por diversas razões não é tão entusiasta desta época quanto nós. Para aos menos entusiastas deixamos esta sugestão, que é assim uma espécie de piscar de olho ao Natal, mas é também uma mesa super comum, decorada e arranjada com muito bom gosto e de uma forma muito moderna.

10. Sem toalha e sobre a madeira

  por Habitat
Habitat

Christmas Lifestyle

Habitat

11. Decoração natural

Passando agora para a questão da decoração da mesa vamos aborda-la mediante dois aspectos diferentes: decoração natural e decoração artificial. Começando pela natural, todos concordaremos ao dizer que é sempre bom ter um pouco de natureza dentro de casa e o natal não é excepção. O cheiro, as cores verdadeiras, o toque são tudo características únicas nas plantas que existem na natureza. Os motivos naturais natalícios são por exemplo, a madeira, o azevinho, as pinhas, os ramos de pinheiro e tudo isto conjugado da forma certa pode funcionar na perfeição e tornar a sua casa um lugar inundado pelo espírito natalício. Claro está que para a decoração ter vida e brilho será sempre necessário acrescentar-lhe umas bolas de Natal, umas tiras douradas e um bocadinho de purpurina – diríamos nós – nunca fez mal a ninguém. Natal é cor e alegria! 

12. Iluminação especial e muito invernosa

E porque o Natal é por excelência a época da luz, a iluminação não pode ser esquecida, natal sem luzes, não é verdadeiramente Natal. A iluminação mais especial da quadra natalícia é sem duvida a que vem das velas, uma chama dá uma luz única e incomparável, uma chama que embeleza e aconchega ao mesmo tempo. Também as velas de Natal existem de diversas formas e feitios e a verdade é que há sempre um cantinho na mesa, na sala, na cozinha onde elas fiquem bem. Umas velas como as que vemos na imagem são simplesmente um amor – a nós dá-nos logo vontade de as espalhar pela casa toda! – encontre, tal como estas, velas bonitas e tenha um santo e iluminado Natal!

13. Inspiração rústica: toalha comprida, cadeiras forradas, muitas plantas e muitas velas

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos
Pronto para a ceia de Natal?! Converse connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!