Os melhores pormenores portugueses em sua casa!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

É português? Liga à sua cultura e história? Talvez dê mais valor se for português e não estiver a viver no país (como eu) ou se já tiver uma idade mais avançada e por isso seja mais sensível e dê mais valor a algumas coisas bem nossas e que tão bem ficam à vista. 

Felizmente, por uma questão de moda é num estilo ecléctico que se vêem vários estilos misturados numa feliz harmonia, em que detalhes e pormenores decorativos bem portugueses começam a fazer parte de interiores de habitações nacionais. Em revistas já começaram a aparecer belos exemplos de peças consideradas de ’vintage’, no seu estado original ou num arranjo mais moderno relembrando o passado. É bom matar saudades…

Dar valor ao que é português e usá-lo em pequenos apontamentos é dar valor ao que é nosso, sem cair em exageros. Por isso reunimos algumas ideias num só artigo onde vai poder lembrar-se e pôr em pratica algum objectos perdidos lá por casa ou na dos seus pais e avós. Dê mais valor a peças antigas e misture-as com outras mais actuais e contemporâneas, o sucesso vai ser garantido, aposto!

Mostro-lhe como se faz, aproveite!

Molduras com imagens alusivas

Tiles Pictures - Port Art: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Tiles Pictures – Port Art

Home Staging Factory

Em casas mais modernas e contemporâneas a presença de algo nacional pode fazer-se com simples molduras com imagens de algo que é tão português. Fotografias de azulejos trabalhados, da calçada portuguesa e de gradeamentos em ferro trabalhados e ainda de imagens de fachadas antigas são alguns dos exemplos possíveis e bem originais.

Se calhar pode achar que não faz muito sentido levar esses pormenores para dentro de sua casa, se na sua rua ou cidade, os pode ver aos pontapés. Mas imagine, um português emigrado, talvez imagens do país façam matar ligeiramente a saudade (que palavra tão nossa!!!) ou quem sabe ainda aumentar o desejo de voltar à cidade natal.

Pratos especiais

Casa em Corte Gafo, Mértola: Cozinhas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Casa em Corte Gafo, Mértola

Estúdio Urbano Arquitectos

Num dois em um, este exemplo mostra um peça de mobiliário – escaparate – bem presente nas casas do antigamente e mais difícil encontrar nos dias de hoje, e pratos ordenadamente decorados antigos.

Esta peça de madeira servia e continua a servir para guardar/dispor loiça. Aqui, num apartamento bem português, os pratos antigos e travessas pintadas à mão estão à vista como se de obras de arte se tratassem. Não desvalorizando, mas antes o contrário, são aqui postos em exposição enriquecendo o ambiente com detalhes históricos. 

Tem alguns lá por casa? Ponha-os bem à vista.. se não tem pergunte à sua mãe ou avó, alguma coisa irá aparecer!

Vintage? Não, na moda!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

O lado vintage está na moda. Está na moda recuperar móveis antigos de linhas diferentes e únicas, forrar sofás e poltronas, pintar cadeiras e misturar com peças e objectos de design ou de desenho mais moderno e minimalista. Neste caso,  optou-se pela instalação de pratos de diferentes estampados numa parede de tom forte e vibrante. 

Serviços de loiças do antigamente aparecem em exemplares únicos sendo a melhor ideia, destacá-los e dar-lhe o devido valor. Muitos deles agora são avaliados em dezenas largas de euros, por isso, ponha em pratica a ideia e fique super na moda, é realmente uma tendência. Se poder copie a ideia! (numa sala de estar)

Voa voa andorinha voa!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Outra peça cerâmica vista em vivendas, nas paredes exteriores ou no interior de apartamentos, são as andorinhas. São colocadas em bandos e existem de vários tamanhos e cores. Outra imagem/figura que associamos ao imaginário popular português foi introduzida por Bordallo Pinheiro.

As andorinhas são hoje um ícone do folclore nacional e um elemento decorativo que o revivalismo trouxe de volta às casas portuguesas.

cócó ró có

Reabilitação de Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha: Escritórios e Espaços de trabalho  por Risco Singular - Arquitectura Lda
Risco Singular – Arquitectura Lda

Reabilitação de Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha

Risco Singular - Arquitectura Lda

O galo de Barcelos colorido ou noutra versão será mais uma bela ideia para pôr em pratica, se é fã do culto nacional, ou para manter a veia saudosista em sua casa.

E não tem de ser necessariamente de Barcelos para ter um, já que é um símbolo nacional!

Banda de azulejos

Casas com pé direito alto, soalho em madeira, tectos em madeira e paredes em azulejo até meia altura são outras características de casas portuguesas. Claro que não aconselho fazer de conta e mandar colocar azulejo numa casa nova, feita de raiz. Apenas o aconselho a não deitar fora estes pormenores que num primeiro impacto podem causar estranheza, mas que depois de bem enquadrados, são realmente uma mais valia. 

Com todas as paredes e tectos em madeira pintados de brancos, os azulejos de estampado forte emolduram esta sala que se quis simples e monocromática, não desvalorizando assim o poder destas marcas do passado.

Tectos de gesso

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos ecléticos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Tectos detalhados e em estuque são outra antiguidade tão bem recebida e adoptada nos dias de hoje. Mais uma vez não digo mandar estucar os seus tectos, mas se existir qualquer tipo de detalhe deixe-o ficar. Sabe que antigamente este ornamento nos tectos apenas era usado em casa de famílias com posses? E que em cada divisão o tema mudava? Por exemplo na sala de jantar viam-se peixes, coelhos, cestas de fruta e na sala de estar flores, heras e a figura feminina.

Este apartamento sofreu um remodelação forte e agora adapata-se perfeitamente às necessidades contemporaneas e os tectos mantidos dão-lhe um ar especial e bastante boémio.

Contrastes saudáveis

Apartamento Pedras Negras (2012): Cozinhas minimalistas por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

O desenho da cozinha tem vindo a alterar com o passar dos anos. O seu lado funcional e o que se precisa nos dias de hoje mantém-se, refiro-me apenas à forma e à modernidade. A sociedade prefere modelos e electrodomésticos de gama alta e os mais recentes no mercado, querem móveis e gavetas que abrem e fecham sozinhos e muito espaço de arrumação e de circulação. Na cozinha da imagem, depois de uma intervenção em todo o apartamento, também aqui se quis deixar presente um pouco do passado. A boca da chaminé da cozinha manteve-se em granito e no seu interior foi literalmente pousado um fogão moderno – o contraste é notório e bastante enriquecedor.

Puxador, maçaneta

Apartamento Pedras Negras (2012): Janelas   por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

Janelas de vidros duplos é um dos requisitos quando se compra casa ou se pensa em mudar janelas antigas. Estas melhoram o nível acústico e térmico interior, por isso será sempre uma mais valia apostar nos melhores modelos do mercado, mas não há nada que se compare esteticamente a janelas antigas, em madeira com puxadores amorosamente trabalhados. Repare quão detalhado é o desenho! Coisas destas já não se fazem, por isso se poder mantenha as suas! por Pedro Pacheco Arquitectos

Que achou do artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!