Os mais modernos chuveiros!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Uma das divisões mais privada e que mais confortável deve ser, é a casa de banho. Aqui passamos alguma parte do dia num momento bastante intimo e mais privado. Fechamos a porta e sentimos-nos num mundo só nosso. O banho é um momento de relaxamento e reflexão e não só um hábito ou uma obrigação. Muito mais que o factor higiene é sem dúvida uma questão de educação e tradição. 

Sabia que mesmo dentro da Europa nem todos os países têm a mesma visão quando o tema é o banho? Muitos tomam banho apenas 2 ou 3 vezes por semana e quando encarados sobre o número de banhos que os portugueses por norma tomam (todos os dias) ficam escandalizados e ainda nos chamam de pouco limpos..porque se tomamos banho todos os dias é sinal de que não somos tão limpos assim… vá-se lá compreender a teoria deles.

Queremos que se sinta bem durante este momento tão intimo e por isso, hoje o artigo é simplesmente sobre os melhores e mais modernos chuveiros.

Numa casa de banho não existem regras quanto ao revestimento ou estilo adoptado. Quer-se apenas um espaço funcional e se possível de generosas dimensões. Hoje falo apenas da zona do banho, mais propriamente do duche, deixando para segundas núpcias um artigo apenas sobre banheiras.

Por norma o chuveiro ou base de duche é encarado como um espaço de banho rápido comparado com a banheira. Na banheira imaginam-se banho demorados e de espuma, apesar de duches rápidos também são possíveis. O que não acontece ao contrário.  Tal como qualquer outra divisão da casa, janelas para entrada de luz natural são uma mais valia, neste espaço outra função das mesmas é a possibilidade de arejamento pois a condensação de água e humidade são mais propicias aqui. Os exemplos que se seguem são todos de autores portugueses, inspire-se!

Moradias em banda, Queijas: Casas de banho minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Existem vários tamanhos e formatos de bases de duche e as mesmas são escolhidas consoante o estilo e o espaço disponível. Existem em modelos geométricos ou mais arredondados ou até a fazerem canto, para casas de banho de mínimas dimensões. 

Os sistemas de chuveiro podem ser de mão ou de tecto, estilo cascata, ou os dois, podendo existir a possibilidade de escolha. As opções mais modernas estão à venda e as vezes o difícil é mesmo a escolha por um modelo que se considere bom e ao mesmo tempo bonito.

PM House: Casas de banho clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Bases de duche podem ser fechadas e protegidas com um sistema de cortinas ou por portas em vidro ou de acrílico. A ideia é não molhar o exterior e ficar dentro de uma espécie de cápsula. As bases de duche podem estar ao nível do pavimento ou estarem ligeiramente colocadas a cima ou as mesmas serem de maior altura. 

A madeira já não é um problema quando aplicada em casas de banho ou cozinhas, visto já existirem tratamentos que a impermeabilizam e outra alternativa com o mesmo aspecto estético, é a cerâmica a imitar madeira. 

Projecto de M2.Senos no projecto PM House.

O azul

Casa em Moreira: Casas de banho minimalistas por Phyd Arquitectura
Phyd Arquitectura

Casa em Moreira

Phyd Arquitectura

Ambientes claros, luminosos e com cores que enfatizam o espaço de ligação directa à água também são bastante comuns. Tal como as diferentes tendências em relação a decoração interior de certas divisões, o mesmo acontece em casas de banho. E é certo que mais do que nunca bases de duche com sistema de chuveiro de tecto está cada vez mais na moda. 

Na moda também está uma questão relacionada com a natureza e a tentativa constante de economizar água. Aparecem agora diversos modelos de chuveiros que se dizem economizadores de água e outros que funcionam de forma eléctrica ou em modo pressurizado. 

Repare como todos as paredes e chão são em mármore branco raiado e apenas a parede de fundo da zona de banho é em cerâmica azul água.

Num ambiente mais escuro devido à falta de luz natural, todo o espaço é compensado com bastante luz artificial. A mesma é aplicada em calhas e em focos embutidos no tecto. Mais uma vez a madeira está presente e é a responsável ainda assim, por um ambiente confortável de entre outros pormenores e detalhes mais extravagantes e exuberantes, ou apenas mais modernos e contemporâneos.

Não é o caso em nenhuma das imagens, mas o sistema de cromoterapia está cada vez mais na moda e dizem conter diversos efeitos positivos apenas com o uso de cores durante o momento do banho. Não referia anteriormente, mas os chuveiros podem ser adquiridos a pensar no tipo de intensidade ou formatos de jacto de água. Outra opção é comprar um chuveiro que possa alternar esses mesmos jactos, escolher um mais suave e macio ou algo mais intenso e forte.

Que exemplo gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!