Que piso escolher para a minha entrada?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Gosta de pisar o chão da sua casa com classe? Então comecemos logo pela entrada de casa…  

… Hoje é já pelo primeiro espaço de casa que damos início a um novo artigo, é por aqui e sejam bem-vindos!

O hall de entrada ou o corredor que nos leva às restantes divisões deve irradiar de beleza, sabe disso, não é verdade? A sua entrada é a identidade da sua casa, se ela for bonita e atrativa, teremos então uma percepção positiva de todas as restantes divisões. Queremos uma entrada convidativa e aconchegante, para a primeira impressão de quem entra, mas também de nós mesmos assim que chegamos a casa. E a beleza da mesma começa logo pelo chão que pisamos! O pavimento muito diz sobre a decoração e estilo de uma habitação. Não são apenas as paredes ou as peças decorativas que devem ser postas em causa. Também o revestimento do próprio chão, pois este é que dita o conforto e o lado estético do lar.

É este pequeno pedaço de casa, que deixamos avistar, é talvez esta parte do chão que muitos que tocam à campainha terão a oportunidade de pisar, por isso a escolha do mesmo não pode ser à toa, nem descuidada. Considere todos os aspetos da sua casa e respetivas condições, pois estes terão influência no pavimento, já sabe é algo que fica rapidamente sujo e marcado. Por isso, analise as condicionantes da sua vida familiar, antes de colocar qualquer chão. Para o elucidar um pouco nesta decisão leia o nosso artigo, que abrange seis tipos de pavimentos diferentes ideais para o hall de entrada e respetivo corredor. Não se esqueça é de manter uniformidade entre a entrada e o restante ambiente de casa, tem de haver a mesma linguagem, sempre tudo harmonioso…  

Vamos a isto!

Carpete

Parede e piso  por Wools of New Zealand
Wools of New Zealand

Wellington Stripe colour Reed

Wools of New Zealand

Terminamos este artigo de forma macia e delicada. Se gosta de entrar logo em casa de forma confortável e bem aconchegante, talvez colocar carpete pelo hall de entrada e respetivos corredores seja uma opção, muito ao estilo americano, onde gostam e apostam neste tipo de revestimento, não só na entrada, mas pela casa toda.

As carpetes deixaram de ter aquele ar enfadonho, para se apresentarem em diversos modelos, com qualidade, anti-alérgicos e fáceis de manutenção. Se ainda, persiste na sua mente aquela antiga imagem da carpete, faça uma visita às lojas e veja os modelos e o próprio revestimento/material e talvez pondere em colocá-la na entrada da sua casa. O seu espaço ficará com a promessa de um estilo sofisticado e requintado… com um toque bem cozy

Acha que esta moda também pode agarrar o chão em Portugal? 

Cerâmica

A cerâmica é talvez um dos revestimentos mais antigo, uma vez que foi inventada ainda no tempo neolítico (idade da pedra polida). Porém, ao longo dos tempos foi-se reinventada, com a melhoria e aperfeiçoamento das tecnologias, o avanço das máquinas, a sofisticação e o conhecimento dos designers, faz com que todos os dias existem produtos novos e irrepreensíveis. O produto é cada vez mais sofisticado e atrativo. Há milhares de modelos, de cores, de padrões, de formatos, de conjugações e de preços, mas apenas UM é destinado à sua casa. A escolha poderá ser difícil, mas com tempo, calma e muita pesquisa irá saber qual a cerâmica que quererá ver na sua entrada de casa. As peças cerâmicas quando aplicadas conferem um estilo completamente diferente à casa, é (re)vestida e pronta para receber.

A grande vantagem da cerâmica é que é lavável, um ponto muito positivo, uma vez que estamos a falar de uma entrada que é um grande ponto de passagem em casa e que tem sempre tendência às marcas dos sapatos. São ainda, resistentes, fáceis de montar e de preço acessível. 

É deste modelo em xadrez que andava à procura?

Linóleo

  por B.W.D. Sanierungs-Systeme GmbH
B.W.D. Sanierungs-Systeme GmbH

Flexi-Tile, Anwendungsbeispiel 2

B.W.D. Sanierungs-Systeme GmbH

Talvez este termo linóleo não lhe diz nada, mas se lhe dissermos vinil, talvez já tenha alguma ideia. Este é o tipo de pavimento bem confortável, macio, que nos deixa com uma sensação bem agradável ao caminhar. Este revestimento é como um tipo de tecido impermeável, feito de juta e untado com óleo de linhaça e cortiça em pó. De todos os pavimentos apresentados neste artigo, este é dos mais recentes, ainda com 150 anos, que no entanto, tem vido a sofrer alterações positivas, nomeadamente ao nível estético.

A sua colocação é fácil, mas se não se sentir capaz, é melhor chamar um profissional. Pode optar por quadrados, tipo azulejos, ou em rolo. Tem a vantagem, de que pode ser feito sobre o piso existente, ou seja, se estiver cansado do seu piso do hall de entrada/corredor, pode optar por esta solução, que não requer grandes 'obras' e muitos custos. E muda sempre o cenário!  

Madeira

Apartamento em Sintra: Corredores e halls de entrada  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Se este for o material para revestir a sua entrada de casa, então facilmente cobrirá toda a casa do mesmo, à exceção ou não da casa de banho e da cozinha, pois este pavimento acaba por seguir facilmente todo o rumo em casa, talvez dos mais usados e procurados para revestir as casas. A madeira  confere classe e elegância, traz conforto aos pés que por vezes andam descalços, mas também aos nossos olhos, que sabem apreciar algo de delicado e sofisticado. É bastante acolhedor e aconchegante, cria um aspeto intemporal e combina com qualquer decoração ou ambiente… Além disso os pisos de madeira são hipoalergénicos e completamente naturais. Duram praticamente uma vida e valorizam o custo da casa!

É logo pela entrada que começa o conforto, e a madeira tão simples como natural traz tudo isso!

Betão

O seu estilo é mais na onda do minimalismo ou mesmo industrial? Então irá preferir deixar o seu piso de entrada, um pouco no seu 'estado puro', bastante natural e despojado de cores ou de detalhes exuberantes. Assim, com ar cimentado ou de betão, uma opção vantajosa por ser mais robusta e resistente, mas também pelo seu lado neutro que combina com qualquer mood, não compromete a beleza do espaço. Pois esta cor cinza é bastante moderna e versátil na arquitetura e decoração. Esta cor proporciona um ar urbano à entrada e respetiva casa, além de ser fácil de conjugar. 

Uma bela forma de começar em beleza. Simples também funciona e é moda!

Pedra

revestimento do chão em pedra vai garantir a todo o ambiente uma decoração autêntica, é um produto rico, bonito e natural, provindo da Mãe Natureza. Com o passar dos anos, os seus valores têm vindo a ser mais acessíveis, devido a uma maior facilidade da sua extração, pois outrora era mais moroso e trabalhoso, o que interferia diretamente nos valores postos no mercado. 

Existem diferentes tipos de pedras no mercado, desde seixos, ardósia, mármore, arenito, pedras de São-Tomé, entre muitas outras. Ao optar por elas, logo pela sua entrada de casa, vai garantir uma aparência distinta e elegante, bem como um estilo atraente e cheio de requinte, além de serem extremamente resistentes e também de fácil manutenção. Este tipo de pavimento não é apenas usado em ambientes rústicos ou campestres, adapta-se perfeitamente a ambientes modernos, as escolhas do mercado, são hoje em dia variadas. 

Em que piso ficamos a andar? Diga-nos qual deles preferiu!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!