6 dicas para o interior de uma pequena casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Por vezes por questões económicas, outras por questões logísticas ou ainda outras vezes, por questões de praticidade do dia a dia, estas são algumas das razões que nos levem a optar por uma casa pequena. Nem sempre o sonho é viver numa mansão, com muitas divisões e tanto outro espaço e áreas intermináveis. Há, de facto, quem prefira ser prático e restringir-se ao essencial e é claro que existem inúmeras vantagens, a optar por uma casa mais pequena, é uma destas pessoas? Desde dos custos mais baixos, quer compra ou aluguer, não há tanto para limpar, nem para arrumar, é mais fácil e menos dispendioso mobiliar uma casa pequena, é mais cozy e é mais fácil de organizar. Como podem constatar existem inúmeras soluções vantajosas, que são ideais, para casais, solteiros ou pessoas de idade, que procuram um lugar simples, cómodo, confortável e fácil de aceder às diferentes divisões. 

Porém, quando se opta por uma casa pequena, procuramos rentabilizar ao máximo a sua área, cada espaço ou metro quadrado fará diferença no final. Sabemos que estas questões de espaço e de aproveitamento do mesmo preocupam os seus habitantes, como tal, trouxemos-vos hoje, seis dicas, que o ajudarão a tornar o seu pequeno espaço um grande lugar. Há sempre formas de contornar, de enganar a vista e de aproveitar tudo ao máximo e da melhor forma. Existem pequenos truques, tanto na escolha do mobiliário, como das cores, do aproveitamento das paredes, que permitirão organizar e otimizar da melhor forma os espaços, sempre com o intuito de ser mais funcional e natural possível.

Estão curiosos por descobrir o nosso artigo de hoje? Temos a certeza que sim, por isso sem mais demoras, vamos às nossas dicas para uma pequena casa se tornar grande…  

É por aqui… Leia tudo com atenção e no final não se esqueçam de partilhar connosco a vossa opinião!

Mobiliário funcional

Cama oculta em escritório : Escritório e loja  por GenesisDecor
GenesisDecor

Cama oculta em escritório

GenesisDecor

Tem na sua casa apenas uma divisão ou tem duas, mas quer tirar partido de tudo, rentabilizando o espaço da melhor maneira? Então não pense duas vezes e aposte em móveis multifuncionais, é a melhor forma e a ideia mais estratégica e simples, de aproveitar uma área pequena, não prescindindo de nada. É tirar partido ao máximo daquele mobiliário, que esconde uma ou duas mais opções da sua real aparência. Cada vez mais, as empresas apostam neste tipo de móveis, uma vez que são procurados no mercado, para colmatar a falta de espaço em muitas casas, não perdendo nunca o estilo, a beleza e o aproveitamento da área. Neste preciso caso, a empresa de Loulé, do sul de Portugal, GenesisDecor, aposta numa gama de mobiliário funcional, como este móvel biblioteca que aqui apresentamos. Esta biblioteca cheia de arrumações e de prateleiras, tem umas portas de correr, que escondem uma cama. Ideal para cama suplente ou mesmo para ser a nossa cama, num contexto de casa pequena. Fácil de montar e arrumar. Soluções que irão o agradar, com toda a certeza!

Pequenas, mas grandes ideias engenhosas que tornam a nossa casa um espaço aberto, amplo e com designs invejáveis. 

Skip Floor

A outra solução que vos apresentamos neste artigo é para que possam aproveitar ao máximo toda a superfície no seu todo. Fazendo você mesmo o seu andar, aproveitando assim as alturas, bem como a parte comum. Uma criação que vem do chão para cima, umas escadas, que criam uma ilusão ótica de amplitude e de profundeza. É caso para dizer que a sua pequena casa, já ganhou poder para ter um andar e ter mais que uma divisão. Várias áreas divididas e a rentabilidade de uma área total. Um projeto fascinante que é com certeza a necessidade de muitos leitores com casa pequena! 

Portas de correr

Quantas vezes já pensou que aquela porta era um entrave na sua casa? Eu já pensei! Ocupa um espaço ou melhor não se pode ocupar um determinado espaço em casa, uma vez que a tal porta irá sempre abrir naquela parede. Como tal, acabamos por desperdiçar uma parede que muito nos faz falta, mas ela teria de ser outro jeito… sobretudo se a casa for pequena, mais precisamos daquele (pequeno) lugar. Como tal e como excelente solução, sugerimos que substituem as vossas portas que atrapalham por portas de correr, é sem sombra de dúvidas muito mais prático e eficaz. A tal porta desliza e não irá 'bater' em nenhuma parede lateral, logo pode aproveitá-la para arrumações, tais como prateleiras, móveis ou até para umas belas decorações, serão sempre bem melhor do que uma porta aberta! Além disso, a porta de correr confere um estilo agradável à casa, permite ainda, a total comunicação ou isolamento entre os espaços.

Com as portas de correr, não há perda de espaço… Vão já a correr mudar, não é verdade? 

Paredes preenchidas

O espaço é pequeno, mas há sempre tanto para arrumar e organizar e a melhor forma de aproveitamento, sem encher a área com móveis grandes e imponentes, é tirar partido ao máximo das paredes da casa. Com prateleiras ou nichos, são discretos, decorativos e conseguem tirar ao máximo partido deles, uma vez que conseguem 'sobrecarregar' bastante. É uma forma bastante simples, de potencializar a sua pequena casa. 

Podem ainda, maximizar o espaço na parede através de outros itens decorativos, como quadros de arte, fotografias, molduras, autocolantes, entre outras ideias, que trarão ao seu espaço uma boa atmosfera, bem como uma bonita decoração. Por mais que o espaço seja pequeno, não é razão para descuidarem da parte decorativa, tão importante para se tornar um ninho acolhedor e atrativo.

Roupeiro embutido

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

Porquê optar por um armário embutido (tipo closet)? Este tipo de armário permite uma maior rentabilização do espaço, todos os cantos, todos os centímetros são então aproveitados, contrariamente a um móvel comum, que tem aquela forma imposta e que grande parte das vezes, acabamos por perder aqueles espaços de cima e dos ângulos das paredes. Uma situação que pode, de facto, fazer diferença, quando a casa é pequena, onde cada cantinho é primordial e faz a falta do mundo (são muitas as tralhas que vamos acumulando). Além disso, o armário embutido, tem uma organização e arrumações mais estruturadas. Para uma melhor otimização do espaço e para que o seu roupeiro embutido seja top, pode sempre fazer apelo a um carpinteiro, que fará um trabalho à medida da sua parede, tendo em conta o espaço, o estilo e as limitações.

Ah é verdade, não se esqueça, na situação do armário embutido pode sempre optar por portas de correr, é mais uma forma de poupar espaço!

Ampliação ótica com cor

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

As cores têm um poder sem igual no que diz respeito a toda à decoração da casa, s forem bem utilizadas e otimizadas podem fazer verdadeiros milagres! Relativamente, a um espaço pequeno opte por paredes de cores claras que têm o poder de ampliar e refletir toda a luz. Contudo, pode jogar com cores brilhantes, coloridas e vibrantes em determinados pontos decorativos e acessórios, que dão a sensação de amplitude, tal como executaram as arquitetas portuguesas Spacemakers neste maravilhoso espaço, cheio de luz. 

E é assim como com pequenas mudanças podemos fazer grandes diferenças, em espaço pequenos! 

A sua casa é pequena? As nossas dicas irão o ajudar a torná-la grande? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!