6 maneiras para aumentar aparentemente a sua casa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Comecemos pelo óbvio: encontrar uma casa à medida das nossas necessidades e do nosso orçamento. Muitas vezes esta é A missão impossível dos nossos dias! Impossível ter espaço para tudo o que fomos acumulando ao longo do tempo na nossa minúscula casa, que mal dá para dois mais o cão. Efectivamente, acabamos por dar prioridade ao orçamento e esmagamo-nos num espaço que, em qualquer telenovela, seria a sala do mais comum dos mortais. Precisamos de soluções simples e eficazes que nos permitam aproveitar todo o centímetro quadrado que a nossa casa tem e que por algum motivo está vazio, desocupado ou simplesmente negligenciado, sem qualquer uso.

O artigo de hoje vai permitir-nos desbloquear alguns destes espaços de forma a que nos sirvam da melhor maneira e que nos sejam úteis, para ganharmos espaço em casa sem que para isso sejam precisas grandes obras ou investimentos avultosos! Vamos ampliar a área útil da sua casa de tal maneira que se vai esquecer que está naquele espaço pequeno e apertado que julgou ter como única solução a mudança de morada!

Limpe a sua cave

Uma cave, tal como o sótão, é rapidamente transformada num depósito de tudo e mais alguma coisa. Quando resolve fazer arrumações, encontra para lá perdido o seu livro de curso, aquele disfarce de Carnaval que jurou nunca mais usar (mas que está ali, não vá ser preciso um dia mais tarde) ou aquela estatueta horrorosa que a sua tia em 4º grau lhe deu no Natal de há 10 anos! Mais de metade das coisas que vão para uma cave são coisas perdidas, que nunca mais serão usadas, mas das quais não se consegue desfazer. Se assim é, tire um fim-de-semana para se livrar de tudo e criar um espaço de festas! Não é bem mais divertido? Ao fazer isto, não só pode ajudar alguém com coisas que ainda estejam funcionais, como ainda deita para trás das costas um monte de recordações e de lixo que já não fazem sentido nos dias de hoje e sem as quais tem vivido bastante bem!

Converta a sua garagem num quarto de brincar para os miúdos

Bom, para os miúdos e não só – que há muitos crescidos por aí a não resistirem a uma boa partida de futebol virtual! A ideia é criar na sua garagem um espaço onde brinquedos, instrumentos musicais e hobbies dos mais variados convivam em harmonia, desocupando as mesas da sala e da cozinha ou o chão do quarto. Para isso, procure decorá-la de uma forma descontraída e alegre, com cores fortes e com estantes, mesas e assentos para toda a gente! Lembre-se que será o espaço de eleição para reunir os amigos, quem sabe fazer os trabalhos de casa ou, se estiver bem equipada, de ver um bom jogo de futebol ou de receber uma tardada de cinema. Aqui, não se preocupe em esconder tudo, porque parte do charme desta nova sala é o caos devidamente controlado: as coisas expostas vão permitir que as pessoas se deixem levar pelas oportunidades criadas pelos objectos. Jogos de tabuleiro, DVDs, discos de vinil ou material para actividades de DIY farão com que toda a gente se queira divertir! Mas se prefere uma sala mais arrumada, pode optar por guardar tudo, etiquetando as gavetas e as portas.

Aumente o seu sótão

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

Apesar de não ser novidade nenhuma o aproveitamento dos sótãos, ainda há muitas casas que não beneficiam deste tipo de obra. Às vezes por falta de imaginação, outras por falta de vontade. No entanto, se tem problemas de espaço e um sótão inutilizado em casa, esta é uma dica que não vai querer deixar passar em branco! Pelo seu desenho, é um espaço que requer um bocadinho mais de imaginação, mas há duas alternativas fáceis: ou decide criar um quarto e cria divisões a partir da altura do tecto em que não dá para andar de pé, ou cria arrumação até ao fim (como se vê na imagem). Nas partes mais baixas, pode arranjar espaço para a roupa dos mais pequenos (que para além de precisarem de menos espaço, têm uma estatura inferior à sua) ou para coisas que não utilize diariamente (é para aqui que entra a roupa de Verão durante o Inverno e vice versa).

Transforme a sua varanda

Se não tem terraço ou um jardim onde possa receber os amigos, onde possa refrescar-se naquelas tardes quentes ou enrolar-se numa manta nos dias de sol de Inverno, sugerimos-lhe a transformação da sua varanda numa sala de estar! Como? Comece por criar alguma privacidade, sem que para isso perca o ar livre do espaço. Plantas de médio porte, que sejam ligeiramente mais altas que o gradeamento/muro da sua varanda. De seguida, escolha mobiliário resistente, que possa estar na rua sem que perca as suas características: conforto e durabilidade. O resto da decoração deixamos ao seu critério!

Dê uso ao espaço debaixo das escadas

O espaço debaixo das escadas pode ser uma verdadeira dor de cabeça para qualquer pessoa. Por isso mesmo, é importante dar-lhe um pouco de atenção e ver o que se consegue criar a partir dele. Dependendo da localização das escadas, podemos ter um pequeno escritório, uma casa de banho social, um armário, uma estante, um canteiro… a escolha é sua! Analise bem as suas escadas e veja de que forma a utilização deste espaço lhe facilitaria o dia-a-dia! Com certeza encontrará uma excelente utilização que lhe permitirá mais arrumação ou simplesmente decorar melhor a sua casa!

Ocupe o espaço aéreo

Já lhe aconteceu olhar para a sua casa, sentir que ainda tem tanto espaço, mas que esse espaço é impossível de ocupar? Pois bem, esse deve ser um problema de pé direito. Ou seja, casas com pé direito dentro dos limites normais ou maior ainda podem parecer vazias por ter muito espaço aéreo inutilizado, mas com o chão completamente ocupado. Como se resolve isto? Simples: criam-se prateleiras, quartos verticais ou estantes até ao tecto! Num quarto pequeno onde precisa de acomodar os seus dois filhos, que tal fazer um beliche com armário, tudo embutido? Verá como ganhará muito mais espaço para as brincadeiras ou para mais uma secretária!

Qual foi a ideia que lhe despertou mais curiosidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!