Casas modernas por DMP arquitectura

Arquitectura pré-fabricada: casa ecológica em madeira

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Em Alicante, Espanha, uma pequena casa reivindica uma forma diferente de fazer e construir arquitectura. São apenas 51 metros quadrados num único piso, em que o material principal é a madeira. Difere em muito pela sua facilidade de construção já que em apenas 10 dias, com apenas 2 trabalhadores e sem qualquer apoio a nível de máquina e equipamentos,o projecto fica concluído.

Cresce assim este prototipo de casa pré- fabricada e de habitação sustentável. A leveza e a simplicidade do seu sistema de construção são o resultado de um projecto genial,  com um tipo de fabricação meticulosa e de montagem controlada. Estas características, juntamente com a sua qualidade ecológica garantem a esta casa de madeira, muito valor e interesse a nível arquitectónico com preocupação ambiental extra - os autores são DMP Arquitectura.

A ideia

A ideia surgiu na oposição da construção de uma habitação de qualidade, com baixo nível de trabalho/construção com materiais baratos. Assim nasceu o protótipo desta casa de madeira que visa melhorar os seus defeitos para se tornar numa alternativa sustentável e economicamente interessante. Por esta razão, a madeira foi eleita como o material principal tendo sido aplicada de diversas formas: estrutura, revestimento, acabamento…

Não sendo estas características incompatíveis com um design moderno, construiu-se um volume de composição regular elevado acima do solo de forma bastante simples.

O material

A madeira não só fornece qualidade através das suas qualidades técnicas, como também dá ao edifício um carácter com preocupação sustentável. É um recurso natural inesgotável e de balanço energético equilibrado na sua produção e processamento.

Além disso, painéis fotovoltaicos foram colocados para que a habitação fosse auto suficiente. Logo, um sistema de esgoto independente purifica as águas residuais e gera sua própria energia para criar água quente.

O interior

No interior, os 51 metros quadrados são capazes de criar um espaço habitacional completo. A planta é dividida em duas zonas, o dia e a noite, dispostos em paralelo. A primeira zona é acessível a partir da porta da frente e é composta por uma despensa, cozinha, sala de jantar e sala de estar. No outro extremo da casa, a noite, é composta por dois quartos e uma casa de banho completa. O esquema é simples, mas garante que os espaços sejam de circulação fluída e  bastante livre.

O quarto

As fachadas foram projectadas de modo a que os interiores possam desfrutar de luz natural, mas controlar o seu impacto. Assim, um sistema de ripas de madeira colocadas de forma horizontal regulam a radiação solar que penetra no quarto e fornece a privacidade necessária.

A construção

A estrutura é construída sobre quatro bases de cimento, onde posteriormente, assentam os painéis que formam o chão, paredes e por fim, o telhado. São painéis compostos por placas de madeira colocadas de forma horizontal. Estas levam um tratamento antes de colocadas no respectivo sitio para aguentarem mais tempo (ficarem protegidas) e ainda ficarem com a cor especifica, ligeiramente queimada. Entre  vigas e diversas estruturas de madeiras, um isolamento de lá de rocha é colocado. Do lado exterior a madeira ficou à vista e do lado interior, a mesma foi ainda pintada com tinta de látex de cor branca.

.

Aqui é perceptível a fase em que as paredes começam a ser erguidas, tornando cada vez o interior mais privado. A estrutura de chão é formada por diversas tábuas colocadas de forma perpendicular criando quadrados interiores, os quais mais tarde foram revestidos apenas com 2mm de micro cimento. O isolamento fica então concluído com uma espécie de sanduíche de madeira e cimento completando o piso estrutural inferior.

Para finalizar, toda a habitação levou uma camada de repelente para a mesma se tornar impermeável a chuvas e mais duradoura.

Achou interessante? Deixe-nos a sua sincera opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!