Casas minimalistas por Nan Arquitectos

Uma casa para o futuro: baixo custo vs grande beleza

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Tão simples e tão surpreendente – será a casa que iremos ver hoje! Uma casa de prisma rectangular que no seu interior é composta por cantos e recantos e de apenas algumas divisões.

A propriedade, localizada em Villagarcia de Arousa (Pontevedra, Espanha) foi desenhada pelo estúdio Nan Arquitectos. O objectivo era criar uma habitação moderna de baixo custo, destinada a uma única pessoa. Uma casa pequena, com apenas a 50 metros quadrados, que, no entanto, satisfizessem todos os requisitos de uma casa de design, onde fosse visível a fusão do interior com o exterior, ao mesmo tempo que espaços privados eram criados.

Venha daí..aposto que vai gostar!

Uma casa peculiar que mostra que as melhores ideias são sempre as mais simples!

Parece simples, no entanto, este apartamento tem duas fachadas muito distintas. A primeira é a que vemos nesta foto. Corresponde à menos brilhante e bonita e como tal é compacta e não grande coisa da mesma. É voltada para norte, logo janelas são quase nulas. O contrário acontece na fachada virada a sul.

No entanto, vemos uma ligeira e subtil abertura nesta parede. A cobertura da casa é de tamanho superior à mesma criando uma espécie de pala que actua como garagem e protecção exterior, onde o carro fica protegido da chuva e facilitando também a entrada em casa.

Aberto à paisagem

Disse anteriormente que o lado norte estava fechado para a rua e não lhe menti. A foto é do lado oposto, o sul! Aqui a fachada é transparente e super clara. A abordagem usada deste lado é super diferente e ninguém diria que assim seria, tendo como principio a outra fachada.

 As paredes em vidro permitem que exista um diálogo entre o interior e o exterior. A habitação abre-se sobre a paisagem e recebe a melhor iluminação natural possível. Tem a classificação energética de A, pois é feita em cimento e tem uma saliência na fachada sul que serve como um protector solar durante os meses de mais calor.

Visão geral

Olhando de repente para o interior, podemos ficar com uma ideia de como os mesmos são compostos. A planta é totalmente aberta, género loft, e as transições entre os diferentes usos e espaços são fluidos.  Além disso, a cozinha está equipada e voltada para o espaço, ficando a mesma área com 3 diferentes funções: cozinha sala de estar e de jantar.

Ao fundo, por trás da parede com recuperador de calor, está o quarto. Com a intenção de proteger a zona de dormir, tornando-a mais privada, construiu-se um elemento separador, onde o tal recuperador de calor foi montado – o mesmo tem duas frentes em vidro e pode ser apreciado de modo duplo: lado do quarto ou lado da sala.

Cozinha minimalista, banheiro fechado

Na mesma parede onde está localizada a cozinha está presente a casa de banho da casa.

Ao lado do armário de cozinha e encontra-se a zona de banho. O chuveiro é a única parte da casa que não responde ao mesmo regime aberto das restantes áreas. Fechado para o resto do espaço, o espaço húmido divide as suas utilizações na procura de funcionalidade máxima. O lavatório está escondido por trás de uma tela preta de rolo presa ao tecto.

O quarto com vista para o terraço

Para terminar esta viagem pela casa ideal em estilo loft moderno, vamos ver o quarto. Se a parede com recuperador de calor serviu para preservar de alguma maneira a intimidade desta área, quando entramos no mesmo percebemos que não existe privacidade possível, já que a janela de grandes dimensões é voltada para o jardim e o mesmo fica completamente devassado.

Claro que o sistema de cortina blackout pode ser fechado a qualquer hora do dia,  fechando e privando o seu interior. Através da sua porta de grandes dimensões o acesso pode ser feito com facilidade, usufruindo do terraço.

Que achou da casa ideal? Mudava alguma coisa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!