Casas modernas por MZO TARR Architects

Do tradicional ao moderno em Londres

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A casa que está prestes a ver fica em Chiswick, em Londres e é o resultado de um projecto maravilhosamente resolvido e executados por MZO Tarr Architects. A família que habitava a casa em ruínas implorava por uma casa que viesse substituir a actual, foi então que o gabinete de arquitectos realizou o seu desejo. Outros projectos e tentativas falhadas já tinham sido postos em pratica por outro arquitectos e a mistura de vários estilos continua presente. Agora o objectivo era encontrar um equilíbrio entre design moderno, funcional e ambientalmente amigável.

Intitulado de Tetris, o projecto foi projectado com 3 andares e 5 quartos, onde todos de forma exterior foram amarrados com um revestimento ripado em madeira. O nome surgiu pela forma pragmática como os volumes encaixam entre si e permitem a entrada de luz natural no interior durante todo o dia.

Em termos de sustentabilidade, foram adoptadas tecnologias activas e passivas, incluindo aquecimento geotérmico e aproveitamento de águas pluviais.  A estrutura principal da casa foi feita a partir de estruturas de painéis de material isolador no centro e posteriormente revestidos contraplacado marítimo. A casa desafia a forma, a função e a qualidade do material, tornando-o numa verdadeira maravilha de arquitectura moderna.

Ficou curioso? Dê uma olhada…

A fachada principal

A vista da frente da habitação é uma cena verdadeiramente espectacular. Aqui, pode assistir à fusão de diversos estilos e eras diferentes do projecto. O relvado existente da propriedade mostra a história do local, que foi maravilhosamente casado com uma janela de sacada moderna e com o revestimento em madeira.

Embora muito tenha acontecido nos anos anteriores, os arquitectos conseguiram combinar o revestimento ripado em madeira criando um grande efeito visual.

A fachada posterior

fachada traseira da casa conta uma história diferente; aqui, vemos uma estrutura moderna com uma combinação impressionante de superfícies brancas, outras de madeira e ainda o contraste dos grandes vãos em vidro em caixilharias bem marcadas de preto.

A orientação das janelas foi estudada de forma particular com o objectivo de todos os interiores serem banhados num constante fluxo de luz natural.

A vista lateral

Finalmente, vemos a reflexão da escada flutuante sobre um espelho de água. Naturalmente este corte do alçado lateral permite a visualização do interior já que é feito totalmente em vidro, permitindo que os seus ocupantes e hóspedes possam ver esta proeza arquitectónica deslumbrante.

O lado translucido desta parede, juntamente com a natureza flutuante da escada, cria um percurso verdadeiramente único e atraente, deixando-nos ainda mais curiosos acerca do seu interior.

A planta

  por MZO TARR Architects
MZO TARR Architects

Ground floor plan

MZO TARR Architects

Antes de dar uma breve vista de olhos por dentro da Tetris, vamos tentar perceber um bocadinho o interior da mesma. A planta do rés do chão irá revelar muitas coisas que não são visíveis a olho nu. Aqui pode ver a natureza ampla e aberta dos espaços, que não tem divisórias pesadas e não existe a desnecessária divisão dos espaços.

A azul, está representado o espelho de água e é possível perceber como as escadas se comportam em relação ao mesmo. Ficando portanto a habitação completamente despojada e bastante reveladora.

A cozinha

Para terminar,  temos uma perspectiva que mostra a cozinha minimalista  e um pouco da sala de jantar. Como viu e ainda poder ver, na planta do piso do rés do chão, apenas pequenas divisórias foram adicionados entre os espaços permitindo uma forte ligação e comunicação entre os vários espaços, que por sua vez, significa que a sua disposição espacial interna é fluída e acessível.

Que achou da arquitectura? Faz o seu género?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!