Como criar um quarto de estilo rústico?

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Quando o assunto é decorar um quarto ao estilo rústico, arranjar novo mobiliário, materiais, mudar os cortinados ou alterar as cores das paredes… pensar em todos os detalhes também é uma questão de exercício diário! Depois de toda a aventura que é decorar um quarto, bastará manter sempre o mesmo tom, o mesmo estilo, a mesma estética. Parece-lhe fácil e rápido à primeira vista? Podemos achar que sim, mas não deixamos de nos preocupar com os pontos mais preciosos desse espaço.  O quarto é o lugar mais privado da casa onde se criam lugares confortáveis e espaçosos. Para os mais interessados, este artigo resume uma selecção de espaços baseados no estilo rústico. Primeiro de tudo, não exageremos nas decorações do quarto com coisas que não cabem nos outros compartimentos da casa. Preserve sempre a ´´alma´´ do seu lugar especial e decore-o com cuidado. 

Deixe a criatividade tomar conta de si por breves momentos! Siga a nossa inspiração nestas linhas, mas saiba que esta receita só fica completa com o seu bom gosto, aquele toque de personalidade que todos os quartos devem ter.

Vamos a isso?

A cama

Quarto  por MRN
MRN
MRN

A cama é um tipo de mobiliário que completa o quarto, tornando-o num lugar único, pessoal e importante nesta habitação. Torna-se essencial para o nosso bem-estar, quando conseguimos tirar todo o proveito dos seus elementos. A cama proporciona-nos momentos de silêncio e relaxamento. 

Limpos, confortáveis, agradáveis e pessoais, os quartos deverão ser os espaços mais acolhedores em todas as alturas do ano, e para tal, inspire-se nos materiais de cada época sazonal:  acessórios em madeira são um excelente exemplo! Como podemos ver nesta imagem, você consegue atingir um conforto e uma beleza interior mesmo com um quarto de dimensões reduzidas. Propomos para isso, que procure decorar o seu quarto com as cores e texturas dos materiais, para conseguir uma atmosfera elegante e pessoal.

O mobiliário

Um quarto pode ser transformado através do uso de um tipo de mobiliário bastante antigo com etiqueta clássica ou vintage. Neste caso, uma cómoda é um tipo de mobiliário sinónimo de uma elegância que se acentua com o passar do tempo.  Não se esqueça também dos sofás de pele ou couro, armários e estantes trabalhados ao pormenor por artesão, espelhos que recriam o campo visual, iluminações encantadoras, entre outros objectos. A decoração e a importância do mobiliário poderá ser um motivo para repensar o espaço com ajuda do passado.  

O closet

Saber aproveitar cada canto do quarto é o primeiro passo para a reorganização interior. Não há como negar a importância deste espaço na nossa casa, principalmente os espaços onde deixamos os nossos pertences, indumentária e outro tipo de objectos. Tudo tem um impacto na nossa rotina. Por exemplo, quando somos jovens fazemos do quarto  aquele nosso mundo imaginário, onde guardamos todas as memórias, livros, brinquedos numa vasta colecção de armários. Hoje em dia e à medida em que vamos envelhecendo, tudo se torna muito mais privado e menos mágico. Individual ou partilhado, é no quarto onde podemos descansar, sonhar e carregar as baterias para o dia seguinte.

A iluminação

A confortabilidade visual deverá ser algo a pensar para o seu quarto  e tal factor deverá passar pelo uso das iluminações artificiais,  cores em diferentes elementos. Para criar uma atmosfera única neste espaço, optou-se por uma iluminação fantástica que combina com a elegância dos materiais existentes. A manipulação da iluminação interior e dos restantes elementos será uma vantagem para criar ambientes ambíguos em cada quarto e onde poderá acordar na sua cama, com mais tranquilidade.

A decoração

Desafie-se, e com uma total criatividade, pinte uma das paredes do seu quarto com as cores de Outono! Tome atenção: o quarto não tem que ser necessariamente o espaço mais decorado da casa, e a cama poderá não estar confinada a um tipo de lugar. Procure decorar o seu quarto com as cores e texturas dos materiais, para conseguir uma atmosfera elegante e pessoal..

A casa de banho

Decorar a casa de banho com um estilo rústico, é aquela ideia que domina este tipo de espaços nos dias que correm. Como se vê nesta imagem, tudo é pensado e nada é deixado ao acaso:  das cores da parede e pavimento, à bancada e espelho. Tudo isto forma uma unidade entre todos os elementos, e oferece uma tranquilidade a este lugar. Tome atenção: a melhor resposta para uma decoração eficaz, está no tipo de natureza e estilo que podemos criar na nossa casa de banho.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!