Os poderes da luz natural e artificial

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
homify Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Uma das questões fundamentais para a concepção e construção de uma casa será sempre: que tipo e quantidade de luz natural necessita um determinado espaço para ser confortável e habitável?  Crucial para a habitação é, claro, a orientação da própria e em particular, o número e tamanho das janelas e portas de vidro. Nos meses de verão, os quartos no lado ocidental ganham um máximo de luz. Geralmente, os espaços para o leste são os que recebem o sol da manhã, enquanto as áreas do norte permanecem ainda bastante no escuro. Ao construir uma casa, você deve verificar esses factores com seu arquitecto pois, com alguns ajustes menores, você vai economizar em consumo de energia a longo prazo. A situação é vantajosa para si e para a natureza! 

Fique na companhia do nosso tema de hoje: iluminação na habitação!

Espaço e natureza

Mezzofocus Fire homify Salas de estar modernas Lareiras e acessórios

Grande, janelas do chão ao tecto, como um dado, trazer mais luz em nossas casas. Geralmente, as seguintes regras se aplicam ao escolher: Portas lugar e áreas de entretenimento no lado sul para a penetração máxima solar.  Como uma grande quantidade de calor é perdido através de vidros, também, não é aconselhável para colocar grandes quantidades de vidro no lado norte. Além disso, os componentes em torno das janelas podem ser concebidos de modo a que os raios de sol são atraídas em maior. Frames pretos são um grande condutor de calor, alternativamente, pequenos peitoris de janelas ou bordas para o topo da janela, colocado no ângulo correto, irá bloquear o acesso solar durante os dias quentes desagradáveis.

Luz zenital na cozinha

homify Cozinhas modernas

Telhado ou as luzes do céu permitir uma enorme quantidade de luz em suas casas. Claro, só posicionado no piso superior, estes bolsos de vidro tem o poder de alterar completamente o ambiente de um espaço. A janela do telhado sempre proporciona uma sensação muito aberto, uma vez que abre o espaço para o céu. Podemos assistir livremente o jogo nuvens, e durante os dias de inverno sombrio, a nossa casa ainda recebe muita luz natural. Fazendo cozinhar ainda mais divertido, a luz de tecto retratado traz um pouco do ar livre dentro.

Iluminação de canto

As novas tendências sociais conduzem-nos a uma procura de espaços mais íntimos, onde nos desconectamos do exterior agitado da cidade e onde podemos experimentar novas ideias na decoração. Um acessório irresistível esta iluminação para o canto. Uma peça de design com história que serve de pretexto para iluminar as longas conversas e a estante com os livros.

Iluminação minimal

Na imagem é possível notar-se uma diferença entre iluminações: uma é um pouco mais longa do que a outra.  Assim consegue-se diferentes ambientes, onde um dos focos esta mais direccionada para mesa de jantar, e outra para as escadas. A iluminação poderá ser uma vantagem para todo o tipo de espaços ou elementos, tais como mesas de jantar extensíveis ou fixas, laterais, de centro ou de apoio…  Multiplicam-se este tipo de soluções para salas de jantar, cada vez mais em largas variedades e opções, com novos materiais e design, que ao mesmo tempo garantem uma qualidade acrescida ao espaço interior.

Personalizada

A iluminação poderá contribuir para um maior desempenho, produtividade e equilíbrio estético em cada espaço. Com uma estética original e poética, este é um candeeiro aplicável ás zonas de lazer, tal como a sala de estar, de jogos ou até para os quartos individuais. A posição de todos estes elementos nos locais de trabalho devem estar também relacionados com a luz natural existente, pois ela desempenha um papel importante no campo da iluminação interior.

Natureza e design

A luz artificial para o interior da sua habitação é um elemento que deverá prestar atenção para criar diferentes ambientes nos espaços. Use uma iluminação suave para criar um ambiente acolhedor no seu quarto. Deixamos uma ideia original da autoria da designer portuguesa Ana Rita Soares, baseada na simplicidade orgânica da natureza e do objecto para qual cumpre a sua função. Poderá usar velas em certos casos, para situações mais íntimas (velas coloridas, perfumadas são um clássico que funciona na maior parte das vezes).

Pequenos detalhes

Um recurso bastante utilizado é o de instalar vários pequenas iluminações ao redor do restante mobiliário. Essas lâmpada, que estando unidas, cumprem a função de uma peça de grande potência e ainda brincam com a luz /sombra por causa dos diferentes pontos de emissão de luz. Escolher lâmpadas quentes traz aconchego e conforto a qualquer espaço!

Entre o artificial e o natural

A singularidade e a estética da madeira, representa toda a vivacidade e identidade de certos períodos do ano. Procure nos elementos inerentes à Natureza, as respostas à decoração da sua sala de estar, para garantir um conforto e uma qualidade espacial única.  Não se esqueça: a sala deverá ser bem iluminada! Uma necessidade que visa a optimização da vida quotidiana, quando a tendência é em permanecer mais tempo dentro da habitação.

Luz íntima

Com um design moderno, minimalista, orgânico ou vintage, a iluminação na sala de jantar é desenhada para servir o habitante,proporcionando momentos únicos de lazer. Inspire-se com as propostas e ponha em prática as suas ideias para uma decoração diferente e única em sua casa! A iluminação poderá contribuir para um maior desempenho, produtividade e equilíbrio estético em cada espaço. Com uma estética original e poética, este é um candeeiro aplicável ás zonas de lazer, tal como a sala de estar, de jogos ou até para os quartos individuais. A posição de todos estes elementos nos locais de trabalho devem estar também relacionados com a luz natural existente, pois ela desempenha um papel importante no campo da iluminação interior.

As geometrias deste ambiente são absolutamente encantadoras e leves quebrando qualquer ideia de rigidez e informalidade. Pequenos objectos decorativos ornamentam a estante ao fundo e a mesa de apoio, todos seguindo uma linha estilística muito marcada e onde parece que tudo foi pensado com uma minúcia extrema. Repare-se por exemplo nas geometrias orgânicas da luz, que também contribuem significativamente para este ambiente interior!

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista