Como limpar e conservar o equipamento da cozinha

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Para conservar e limpar o equipamento da cozinha, não devemos usar somente o sabão e esfregão para que tudo fique a brilhar por muito tempo. Sabemos que nem sempre essa limpeza é eficiente, nem oferece a melhor higiene possível. Algumas áreas ou objectos requerem uma atenção especifica, principalmente quando o assunto é um dos mais delicados na habitação: limpeza e manutenção.
Para a simples limpeza de um microondas ou de um forno,  existem várias maneiras e vários produtos… mas serão esses os mais benéficos para os seus aparelhos?  São diversas as pessoas que fazem o possível, mas ainda assim não conseguem limpar os seus electrodomésticos da maneira mais correta. 

Neste artigo de hoje reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo nessa árdua missão. Algumas até podem tornar-se bem mais divertidas!

Faça a sua experiência e escreva-nos, contando-nos o resultado!

Fogão

Chalé das Três Esquinas: Cozinhas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

O fogão pode se tornar um alvo muito fácil para as sujidades e restos de comida. Similar às precauções para os fornos,  cozinhar pode tornar-se perigoso quando não existe uma higiene presente na casa. Lembre-se sempre de desligar o gás ou electricidade quando se lida com o fogão. Perante isto, para se obter uma limpeza clássica basta pegar em todas as partes removíveis  ou as ''bocas'' do fogão e colocá-las num saco pesado com cerca de 4 litros de amónia. Depois de deixá-las em amónia por um dia, retire as peças e mergulha-as em água com sabão, lavando-as com esfregão. Deite um pouco de água e deixe-as secar. Quanto ao resto do fogão, use um limpador industrial.  Por outro lado, com um fogão de cerâmica você pode generosamente aplicar bicarbonato de sódio e em seguida, pulverizá-lo com uma solução de limpeza. 

Forno

Cozinhas modernas por Diane Berry Kitchens
Diane Berry Kitchens

MR & MRS BLANK'S KITCHEN

Diane Berry Kitchens

Quando o forno é deixado por limpar durante semanas, a gordura acumulada e alimentos carbonizados se transformam em carbono. Haverá cheiro a queimado e um odor desagradável,  havendo um maior risco de incêndio a longo prazo. Os fornos modernos podem ser funcionar em auto-limpeza, permitindo que essa limpeza seja mais fácil. Verifique se existe uma semelhante configuração no seu forno. Para as limpezas de fornos regulares, remova as prateleiras e mergulhe-as em água morna e sabão. Para o interior, existem soluções especializadas que deve usar, no entanto poderá fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Essencialmente, o bicarbonato de sódio pode ser o seu melhor amigo em soluções de limpeza caseiras! Deixe a solução de limpeza de molho (até uma hora) e certifique-se que vá ao encontro das áreas mais gordurosas. Após uma hora, use uma escova para raspar o carbono. 

Repita o processo até obter uma limpeza agradável!

Micro-ondas

Cozinha  por Meson's

O micro-ondas é normalmente ignorado quando se trata de limpeza. Portanto, pegue uma caneca cheia de água com rodelas de limão e coloque-os no micro-ondas. Aqueça-os até a potência máxima, durante cerca de 3 minutos. Os derramamentos de alimentos irão cair e um aroma cítrico irá aparecer!  Se você tem um forno de micro-ondas de aço inoxidável, em seguida, molhe um pano em água morna e sabão. Para um rescaldo impecável use um pano limpo.

Misturadoras

Normalmente quando falamos de um misturador, falamos daquele processador de alimentos representado na imagem. Tendo isso em mente, retire todas as partes removíveis e deixe-as em água morna e sabão. Certifique-se de secá-las completamente para evitar a ferrugem.  Quanto às bases, evite a todo o custo para trazê-las perto de água. Em vez disso, use um pano levemente húmido e limpe toda a sujidade.

Frigorífico

Se há um aparelho em casa que deve ser mesmo bem limpo e sempre em bom estado de manutenção, será certamente o frigorífico. A sua limpeza deverá ser um exercício habitual. Tente limpar derrames em tempo real e antes de solidificar, deitando fora tudo o que passou da data de validade. Para a porta do frigorífico, use um pano húmido em água morna e sabão. Se seu refrigerador é de aço inoxidável, existem outros produtos de limpeza adequados que podem ser utilizados. Tenha em mente os puxadores das portas pois são geralmente partes onde a gordura mais ataca.

Para ferver a água

Cozinha  por ritterwerk GmbH
ritterwerk GmbH

Wasserkocher fontana 5

ritterwerk GmbH

Finalmente, o jarro é susceptível aos minerais de água da torneira. Você já notou a escala branca na parte inferior? Isso são minerais que retardam o processo de aquecimento. Assim, é crucial mantê-lo limpo. Preenche-o com três quartos de uma relação equilibrada entre água e vinagre , deixando ferver em seguida.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!