Cozinhas pequenas, mas funcionais

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Un petit studio qui a tout d'un grand!, Tout Simplement Déco Tout Simplement Déco Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Nem todas as famílias dão primazia a esta divisão, às vezes por não saberem cozinhar, outras porque simplesmente compram tudo feito. Mas o conceito e o uso da cozinha está cada vez a ficar mais forte. Cozinhar e preparar refeições saudáveis em família ou com amigos está super na moda, além de que também é mais saudável e mais económico. 

Com a crise, muitas pessoas agora cozinham mais em casa e aproveitam para levar a sua merenda no dia seguinte para o trabalho. Já não é mais um vergonha e já acaba por ser também um bocadinho moda. Existem marcam a fazerem lancheiras especiais e cheias de arrumação e os próprios tupperwares atá já trazem talheres. A vida mais facilitada se for organizado, pois há-de ter de se ir ao supermercado e cozinhar e por fim arrumar.

O artigo de hoje é sobre cozinhas de dimensões reduzidas, mas que ainda assim são super funcionais e suficientes para a preparação de refeições de igual valor a outras de maiores dimensões.

Pequena e especial

As casas são nos dias que correm, cada vez mais de tamanhos menores e de menos divisões. Quase só em memória nos lembramos de casas com vários pisos, diversas divisões, várias casas de banho e  grandes jardins. Agora muitas famílias habitam apartamentos e o jardim é substituído pela varanda ou terraço e a cozinha divide agora o seu espaço com a sala de jantar e de estar. Deitar paredes a baixo, para conseguir um espaço único e mais amplo é uma das grandes escolhas para mudar e melhorar fortemente esta divisão, que é a cozinha. 

A zona de refeições pode ser facilmente resolvida com uma bancada com apoio de bancos altos, onde existe arrumação de produtos e peças de cozinha do lado oposto a estes.

Colorida e brilhante

дизайн студии в скандинавском стиле, sreda sreda Cozinhas escandinavas

Luminosa e bastante alegre, esta cozinha pequena apenas é composta por uma zona em L composta por bancada, arrumação inferior e todos os electrodomésticos embutidos. A sala de jantar aterrou no centro da mesma e completa de forma inteligente este espaço. Além de poderem sentar 4 pessoas, o tampo da mesma serve de apoio à cozinha na hora de preparação de refeições maiores. Nas paredes optou-se pela colocação de prateleiras, arrumando alguns utensílios de cozinha e ao mesmo tempo deixando a parede limpa aumentando a sensação de amplitude.

Mármore como decoração

De aspecto amplo mas bastante reduzida em tamanho esta cozinha é um exemplo nacional. É apenas composta por uma bancada junto à parede e outra em forma de ilha, que divide o espaço para a zona de refeições. Aqui, o tampo é aproveitado para preparar refeições e ainda serve de local de rápidas refeições e o interior é dedicado à arrumação.

As paredes ficaram despidas de armários e apenas uma prateleira com um candeeiro pousado em conjunto com 3 frascos em vidro decoraram esta parede de fundo. As cores da madeira clara, do cinzento raiado do mármore e o lacado branco dos armários compuseram o espaço de forma moderna e bastante minimal. 

Querida e simples

Foi num apartamento estúdio depois de uma valente transformação que a cozinha pequena mas cheia de potencial apareceu. Toda branca e com portas de armários em vidro destaca-se pelo seu design clean e bastante simples. Uma divisória em madeira (gaiola pombalina) separa o espaço cozinha da zona de estar que à noite é quarto. Com a colocação de uma prateleira nesta divisória uma zona de refeições conseguiu ser criada. Muita luz a reflectir nas várias paredes brancas aumentaram exponencialmente a sensação de espaço e os candeeiros de tecto amarelos dão aquele toque de cor especial.

Delicada e feminina

Mais um apartamento onde o espaço é composto por cozinha, zona de refeições e de estar. A atmosfera é dividida e o ambiente é calmo, feminino e delicado.

Uma cozinha totalmente branca apoia este apartamento e a bastante arrumação permite cozinhar sem entraves, pois não falta nada. Claro que num ambiente destes a organização e a arrumação tem de ser excepcional, só assim sendo possível garantir um ambiente confortável e acolher.

Moderna e alternativa

Não pode fechar a porta para esconder a desarrumação no final de uma refeição pode ser uma desvantagem. Mas é certo que uma cozinha grande ou pequeno, quer-se sempre arrumada e limpa. Nem que seja só em desejos e sonhos e não seja totalmente a realidade do dia a dia. 

Um bloco de armário contém electrodomésticos e ainda muita arrumação. As cores usadas são bastante arrojadas e transformam o ambiente em algo não tão usual mas bastante moderno e alternativo.

Prateleiras uma boa solução!

Quando não se quer forrar a totalidade de paredes com armários, uma boa opção é colocar prateleiras. Elas deixam o espaço mais arejado, além de permitirem arrumar loiças e utensílios de cozinha. Estando arrumados à vista, todo o trabalho fica mais facilitado na hora de começar a cozinhar e a arrumar.

2 em 1

E que tal ter ali a cozinha mas deixar de ter quando lhe apetecer? 

Um armário com portas pode ser a solução ideal para a cozinha passar despercebida num espaço. Dentro das portas foi colocado numa das prateleiras um microondas e outras foram deixadas para arrumação de produtos alimentares e loiças. Criou-se uma espécie de bancada com lava loiça que é usado quando necessário. Quando a sua tarefa terminar, simplesmente feche as portas e vá para a sala. Bela ideia não?

Que exemplo gostou mais?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista