10 revestimentos que farão a sua fachada sobressair

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 revestimentos que farão a sua fachada sobressair

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casas  por Elias Braun Architecture, Moderno
Loading admin actions …

Existe uma grande variedade de opções para dar um toque especial a uma fachada. Ao revestir as paredes com novos materiais, toda a arquitectura e energia da casa se pode transformar. Da pedra à madeira, passando pelo tijolo, pelo vidro e pelos acabamentos diferentes que cada material pode ter, as opções são muitas.

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos 10 tipos de revestimentos para a fachada. Pode combinar alguns entre eles ou deixá-los enquanto protagonistas. A escolha é sua e, claro está, pode sempre apoiar-se na precisa ajuda de um arquitecto. 

Vamos ver 10 encantadores projectos.

Curioso?

1. Folheado de madeira

Em linhas horizontais e com diferentes espessuras, num jogo de sombras, umas mais escuras, outra mais claras, este revestimento em madeira dá um toque fresco e rústico a esta casa, sem que se perca a elegância e o apelo da modernidade. Afinal de contas, a madeira também é usada amiúde no estilo moderno, surgindo em tons claros e com superfícies lisas.

2. Padrão escalonado

A textura desta madeira é incrível. Os planos ganham forma através de ripas de madeira unidas entre si num ângulo que cria uma superfície escalonada e tridimensional. O jogo de sombras é muito interessante e as cores e linhas convidam a que toquemos nas paredes para sentirmos as virtudes deste material que transmite uma sensação de aconchego.

3. Betão aparente

Casas  por studio_GAON,
studio_GAON

House of Respect and Happiness

studio_GAON

O betão sempre foi um dos materiais de construção mais usados. Nos projectos mais modernos, que abundam pela homify, temos visto uma panóplia de superfícies em betão aparente. Pode ser liso ou polido, dividido em módulos quadrados ou rectangulares para um ar mais industrial, ou também pode ser texturizado, resultando, neste caso, de uma mistura entre grãos de sal ou areia.  

4. Pedra polida

A pedra natural tem o seu próprio charme e pode ser usada em blocos, em forma de azulejos/painéis polidos. Ao se revestir uma parede com este material cria-se um efeito fantástico que evidencia diferentes tonalidades, sombras, luzes e texturas. Esta fachada é disso bom exemplo.

5. Pedra escura e com textura

Para criar um contraste, pode utilizar pedra polida em blocos com algumas características que sobressaiam, como com um pouco de textura a interromper a perfeição do polimento ou em cores escuras e sofisticadas, como o negro ou o cinza. Como podemos ver na imagem, estes modernos tons jogam na perfeição com as estruturas em aço e com o acabamento em branco da moradia.

6. Pedra laje em diversas cores

A pedra laje é um material que empresta um aspecto natural e elegante à fachada, sobretudo quando utilizada em doses exactas. Pode ser usada num muro alto, ao centro, numa parede lateral ou que lhe esteja adjacente, num volume baixo que separa a garagem da entrada para peões ou numa vedação a delimitar o imóvel. Para fins práticos, esta pedra surge também em pequenos blocos modulares que são fáceis de instalar. Há, inclusivamente, peças cerâmicas que imitam a pedra e que ficam igualmente bem. Recorrendo a cores diferentes, pode criar desenhos únicos, inovadores e coloridos.

7. Madeira escura

Os slats horizontais de madeira escura ou avermelhada oferecem a qualquer fachada um design contemporâneo irresistível. A posição horizontal cria uma sensação de amplitude e de profundidade, fazendo com que o volume pareça mais largo e profundo. Para além disso, a cor da madeira dá um toque de calidez à casa como nenhum outro material seria capaz.  

8. Alumínio esmaltado

Um material audaz, atrevido e moderno? O alumínio. Neste caso, referimo-nos a painéis de alumínio esmaltado – disponíveis em diversas cores – que têm muitas vantagens: são isoladores, flexíveis, fáceis de manusear em diversas formas, cortes e tamanhos, são modernos, brilhantes e muito duradouros. Usaria este material na sua fachada? 

9. Placas de cerâmica

As placas em cerâmica têm uma interminável variedade de cores, de estilos e de formas. Há-as quadradas, hexagonais, rectangulares, em cores lisas, em mosaico, com textura, polidas ou com a aparência de outro material como a madeira, o betão ou o metal oxidado. Neste caso, apresentamos-lhe placas cerâmicas em madeira escura e de forma rectangular instaladas na horizontal. Não é madeira, mas o resultado é elegante e moderno.

10. Natural e rústica

Terminamos com uma fachada que exibe a combinação entre dois tipos de pedra, uma mais escura e tradicional e outra clara, fresca e elegância. A primeira em blocos pequenos e mais toscos e a segunda em blocos perfeitamente lisos. Repare que a própria estrutura da casa integra um canteiro que acomoda uma planta, essencial para dar vida a esta acolhedora entrada e complementar a naturalidade da pedra.

Um arquitecto ajudá-lo-á a escolher o melhor tipo de pedra. 

Qual destes revestimentos escolheria para a fachada da sua casa?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!