As mais fantásticas decorações de jardins com pedras

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Continuamos a aumentar nosso catálogo de ideias para o seu jardim. Desta vez a nossa sugestão é que dedique o seu domingo a projectar um jardim rochoso. Jardins fantásticos onde pedras e seixos intervalam as flores mais bonitas, as plantas mais exóticas e até pequenos cursos de água, como lagos artificiais, cascatas, piscinas.

Todos os jardins que lhe vamos mostrar integram elementos rochosos formas e tamanhos diferentes. Elementos que combinam com jardins com terrenos desnivelados, irregulares e que ajudam a desenhar a paisagem.

Se não acredita não perca este livro de ideias inspirador, um catálogo de ideias que condiz com a estação e que nos ajuda a criar o nosso paraíso privado. Para relaxar, receber os amigos e as boas energias da natureza. Prepare o bloco de notas, arregace as mangas e acompanhe-nos nesta caminhada ao ar livre, bem orientados pelos nossos arquitectos paisagistas, pois claro!

Oásis privado

Começamos em grande, não concorda? A condizer certamente com os seus sonhos de paraíso privado, eis que este jardim incorpora lindamente o azul de uma piscina, o verde de uma pequena floresta secreta e as rochas a delimitar a piscina e a criar o efeito de cascata. Um verdadeiro oásis que, temos a certeza, não se importava de reproduzir em sua casa.

Centro de jardim

Jardins rústicos por Rocalla

Distraímo-nos um pouco… Ora bem, mãos à obra! Depois de conhecer as limitações e as especificidades do espaço, decida onde quer instalar as suas pedras e elementos rochosos. Esta interpretação dos arquitectos paisagistas espanhóis da Rocalla integra vários tipos de pedras, naturais e decorativas e cria um quadro interessante de flores, plantas e elementos decorativos que sinalizam um jardim bem cuidado. 

Desenhar o espaço

Estude muito bem o plano do seu jardim. Tente desenhar-lhe caminhos, mesmo que o terreno seja íngreme. Por exemplo, na composição que vemos a irregularidade do terreno foi  muito bem aproveitada. As pedras servem para intervalar a belíssima e abundante vegetação e criar caminhos, passeios e pequenos lugares secretos à sombra. 

Certifique-se com os especialistas sobre a natureza do solo, a altura indicada para semear plantas e flores.

Jardim tropical iluminado

Um jardim de influência tropical, repleto de árvores frondosas, com um pequeno lago intervalado por seixos gigantes que nos permitem chegar mais perto da água. 

O segredo de uma boa arquitectura paisagista é essencialmente saber reconhecer as potencialidades do seu jardim: as plantas mais adequadas para o clima, saber conjugar as cores do piso e dos elementos decorativos e naturais como as pedras, até ao planeamento do próprio desenho do jardim, que deve existir sempre em harmonia com a paisagem que o envolve. 

Jardim zen

Depois do tropicalismo viajamos até ao Oriente, para lhe mostrarmos um jardim de pedras japonês, jardim zen ou 枯山水 Karesansui, em japonês. Os principais elementos de um karesansui são as pedras e a areia. O mar é representado pela areia que se revolvida em padrões ondulantes. As plantas são praticamente inexistentes.

Contrastes sobre a água

Aqui o terreno arenoso com desenhos de ondas volta a repetir-se e desta vez integra outros elementos, contrariando a ideia mais simplista de um jardim japonês. Neste caso, o resultado é tão bonito que nem parece real. As pedras sinalizam os caminhos, mas também intercalam uma vegetação bem cuidada. As pedras brancas combinam sempre bem com vegetação escura. Depois, como se não fosse possível torná-lo mais belo, eis que reparamos no lago verde escuro — pincelada que faltava neste quadro de perfeição.

Qual destes jardins gostaria de ter em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!