As flores ideais para um jardim encantado!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Hoje dedicamos este artigo aos amantes da Natureza, nomeadamente das flores. As flores são elementos que nos transmitem energia, beleza e acima de tudo simplicidade: a simplicidade de tornar tudo mais bonito apenas com a sua presença frágil e efémera. Com cores vivas ou pintadas de discrição, mais duradouras ou com um tempo de vida muito limitado, são presenças que marcam e que nunca passam totalmente despercebidas.

No seu jardim, por muito pequeno que seja, não existe nunca falta de espaço para espalhar cor! E a variedade de espécies é tão vasta que facilmente encontrará uma que seja a sua cara e que lhe encha as medidas. Depois, resta apenas decidir onde a colocar de maneira a que se adapte ao novo espaço e que se desenvolva no seu pleno esplendor. Fique connosco e deixe-se encantar pelas nossas sugestões florais de hoje, que tornam qualquer jardim ainda mais charmoso, bonito e fresco!

Hortênsias bonitas e coloridas

As hortênsias são flores arbustivas e frondosas, cuja combinação com as próprias folhas torna qualquer espaço num bonito espaço para se estar e usufruir. Assemelhando-se a um imenso bouquet, preenchem e colorem o seu jardim, de uma forma muito simpática e natural e sem necessitar de grande manutenção. Além disso, como a sua cor varia conforme o pH do terreno, pode tê-las de várias cores. Pode ser plantada em solo fixo ou em grandes recipientes que lhe sirvam de vaso.

Os nenúfares para os lagos

Jardim  por Dr. Teichmann
Dr. Teichmann

Seerose Perry' s Baby Red

Dr. Teichmann

O nenúfar é uma planta que nos presenteia com flores lindíssimas, impossíveis de deixar de notar e que pintalgam o seu lago de forma surpreendente e suave. Podem ter cores fortes, como o fúscia ou o lilás, ou cores mais sóbrias, como o branco ou o rosa claro. No entanto, e independentemente da tonalidade que adquiram, são facilmente identificáveis por quem os vê. Será com certeza uma excelente escolha para decorar o seu lago, que lhe irá transmitir calma e tranquilidade.

Árvores floridas

Casa em S. Pedro do Estoril: Jardins modernos por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Uma árvore, de fruto ou não, é outra das nossas sugestões de hoje e que dá um toque muito charmoso ao seu jardim, talvez pela nossa ideia natural de ver uma árvore como um elemento com ou sem folhas – não é costume imaginarmos-lhe as flores. Assim sendo, a aposta em flores acima do nível normal vão dar certamente nas vistas, além do que embelezarão o espaço aéreo. Outra vantagem é que o perfume que possam libertar estará constantemente a tornar o ar cheiroso e agradável, coisa que as flores mais rasteiras poderão ter mais dificuldade em fazer.

Um caminho florido

Outra sugestão é criar uma moldura para o seu caminho pelo jardim. Pode ser um pequeno muro ou então a criação de um caminho florido ao lado do trilho que atravessa o seu jardim. Desta maneira, não só poupará a relva e as plantas às pisadas humanas, como ainda tornará o caminho mais bonito e fresco! Outra hipótese é semear flores num vaso, ao natural, sem grandes arranjos. Ao encher o vaso com sementes, formará uma massa florida, que cobrirá todo o recipiente. Pode também misturar espécies ou mesmo colocá-las com outras plantas.

Floreiras móveis

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

E que tal vasos a combinar com o mobiliário de jardim? Floreiras compridas, flores alinhadas, divididas por cores. Podem ser todas da mesma espécie, de espécies diferentes e pode até misturá-las e repetir os padrões. Combine as cores como o seu gosto ditar. A grande vantagem é que poderá ter as suas flores sempre disponíveis no local onde mais lhe convier! Tenha apenas em atenção que nem todas as espécies se dão em meios pequenos, por isso é aconselhável fazer uma pequena pesquisa antes de escolher as flores a semear.

Gira, gira, girassol!

Para os amantes de flores que procuram o seu lugar ao sol, sugerimos vasos com girassóis estrategicamente colocados no jardim para lhe dar um ar sorridente e acolhedor. O girassol é uma flor poderosa que muitas vezes nos obriga a aceitar a sua lição de vida: mesmo quando o sol se esconde, procure-o; ele pode não estar lá de imediato, mas vai aparecer – e quando isso acontecer, é bom que esteja no seu maior esplendor! São flores que, apesar de terem só uma cor, alegram bastante o espaço e deixam-no com uma cor quentinha apetecível!

Flores nobres para o seu jardim

Os brincos-de-princesa são uma espécie cuja ramagem é pendente e cuja estrutura pode ser mais ou menos erecta. Com cores absolutamente fantásticas e com um formato digno do seu nome, é uma flor que tornará o seu jardim num espaço claramente enigmático e charmoso. Gosta de um ambiente deste tipo? Então aposte nesta flor, que lhe encherá as medidas dos seus olhos quando estiverem a florescer! 

Um toque árido

Jardim  por Andreae Kakteenkulturen
Andreae Kakteenkulturen

Opuntia polyacantha fa.

Andreae Kakteenkulturen

Os cactos são conhecidos pelos seus espinhos e pelo seu aspecto pouco cuidado. No entanto, dão flores fantástica e cumprirão perfeitamente o seu papel no jardim, com a vantagem de fazer um grande contraste entre o caule tosco e a flor frágil e bonita. Caso não goste de um aspecto árido, mas não queira perder a beleza destas plantas, pode sempre optar por tê-las em pequenos vasos espalhados pelo jardim ou juntar alguns cactos num só.

Deixe que o campo invada o seu jardim!

É uma pessoa mais simples, menos sofisticada e prefere que a Natureza exista por si só, sem regras e sem estereótipos? Então deixe que as flores silvestres invadam o seu jardim! A resistência destas flores aliada à sua fantástica diversidade dará ao seu jardim um aspecto bucólico e simples, deixando que a verdadeira essência natural da beleza da flora decore o espaço exterior!

Crie um painel vertical de flores

Os jardins verticais estão na moda e são óptimas opções quando falamos de espaços exteriores pequenos que não nos permitem grandes manobras na criação desta zona da casa. Assim sendo, investir neste tipo de decoração pode resultar muito bem, principalmente se tiver a orientação de profissionais – mas leve já algumas ideias no bolso: dividir as flores por cores, feitios ou padrões específicos.

Gostou do nosso artigo? De todas as apresentadas, diga-nos qual a flor da sua preferência!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!