O poder do bambu no seu terraço

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Existem mais de dez mil espécies de bambu no mundo. Os fins, esses também são imensos, usado como matéria-prima para móveis e peças de decoração, material para cercas, vedações, base para construções.

Dependendo da espécie podem alcançar os 40 metros de altura e adaptar-se a habitats de temperaturas tropicais ou mais frias. A Europa é o único continente onde o bambu não cresce naturalmente, ainda assim é comum usarmos este material nas nossas casas, especialmente nos exteriores.

A convidar uma ida lá fora — ao jardim, à varanda, ao terraço — a homify sugere-lhe algumas ideias de aplicação de bambu. Os especialistas reuniram-se para lhe apresentar este belíssimo e inspirado catálogo de ideias. E aí em casa, tudo preparado para dar as boas vindas à inspiração e pôr em acção poder do bambu?

Paz e tranquilidade

Para fugir ao buliço da cidade e criar o seu pequeno retiro zen nada melhor do que apostar em paredes e vedações naturais. O bambu ocupa aqui um lugar de destaque, muito bem complementado por uma refrescante parede de plantas naturais. O efeito é, em primeiro lugar, bonito, depois funcional, protegendo-o o nosso terraço de olhares indiscretos e isolando-nos dos sons da cidade.  Uma fantástica obra de arquitectura paisagista com um toque tropical assinada pelos brasileiros da Quadro Vivo Urban Garden Roof & Vertical. O seu mote? Soluções que transformam cidades em oásis. Confirma-se!

Acessórios também em bambu

Varanda, marquise e terraço  por Greige
Greige

Grey Broste Bamboo Wooden Lantern Aleta

Greige

A especialidade da Greige é a iluminação de exteriores, lâmpadas e lanternas especiais para decorar o terraço, a varanda, o jardim. Estas que vemos na imagem são feitas em madeira de bambu (ou bambu processado) e combinam com espaços interiores ecléticos, elegantes e personalidades amantes da natureza.

Um material sustentável

Todos sabemos que nos projectos de arquitectura em geral, e nos de arquitectura paisagista em particular,  a  sustentabilidade ambiental pode e deve ser uma das principais preocupações. Para si que está aí em casa, também.

Com uma resistência mecânica comparável ao aço, biliões de pessoas constroem as suas casas em bambu, sobretudo na China e na Índia, mas também no Equador, na Colômbia e no Brasil, contam-nos os especialistas em eco-design brasileiros da brasileira Bambu Rei. Altamente renovável, sua colheita pode ser feita em sete anos, sem prejudicar o meio ambiente.

O terraço de bambu

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Concebido pelo atelier português MUDA Design, este terraço — com o nome muito apropriado de Jardim Bambu — incorpora lindamente o bambu no espaço, contribuindo ambiente mais natural e convidativo. As paredes de cimento estão assim preenchidas com o bambu. Em destaque está também o planeamento da iluminação. Um charme!

Revestimento do piso

Terraços  por Bamboo4u
Bamboo4u

Hotelanlage in Deutschland

Bamboo4u

Outra forma de aplicação do bambu é no revestimento do piso exterior. Os especialistas Bamboo4u provam isso mesmo com este sistema de deck feito a partir de contraplacado de bambu — uma opção de elevada qualidade e uma alternativa ecológica muito fácil de instalar.

Como decoração

Sala de estar  por We Do Wood
We Do Wood

SJ Bookcase Large & Midi

We Do Wood

O bambu tem a vantagem de responder a requisitos estéticos, funcionais e sustentáveis. Escolha esta planta para desenhar caminhos naturais no seu jardim ou para decorar o seu terraço. Estas caixas feitas em bambu são da We Do Wood e adaptam-se a uma varanda mais abrigada ou a um  abrigo no terraço. Para arrumar, organizar, decorar e elogiar a natureza.

Conte-nos tudo: gostou das nossas sugestões? Qual a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!