Casa espectacular no pico de uma montanha

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Neste artigo terá a oportunidade de ver um projecto habitacional espectacular da autoria do gabinete mexicano Imativa Arquitectos.

A Casa do Mar é uma habitação localizada no topo da privilegiada montanha de Hermosillo, com vistas sobre a bela e cativante cidade. Mas não só a vista da mesma faz dela este esta paixão de habitação. Claro que a arquitectura, o design e os volumes brancos destacam-na pela sua estética e funcionalidade. Vale a pena ressaltar que o projecto da casa foi feito em conjunto com os proprietários, tal como acontece em todos os projectos desta equipa de arquitectos. Garantem que assim, percebem e conhecem em profundidade os gostos dos clientes e as suas preocupações, não havendo espaço para erros e duvidas.

Sem mais demoras, vamos continuar…

Localização: no topo de uma montanha

A Casa Mar está localizada no local onde muitos não se importariam nadinha de viver. No topo de uma montanha, nas alturas, com vistas de cortar a respiração, onde a calma e a serenidade são o mais notável.

Um dos principais desafios deste gabinete de arquitectura, foi projectar a habitação sob um terreno que não era plano, nem uniforme, aliás bastante íngreme e irregular. Mas teria de ser claramente um problema a ser ultrapassado, pensando ainda na orientação solar e estudar os melhores pontos de vista da mesma, esta seria a base para a projecção da casa ideal.

Vamos então ver como ela foi ordenada..

A magnífica fachada!

Depois de analisarem devidamente o solo e a área disponível, contactaram a família para iniciar o processo de concepção e mais uma vez garantir o conceito base.  

Desde o inicio que qualquer decisão não foi tomada e avançada sem primeiro ser acordada e falada com todos os membros da casa. A família queria que todos se sentissem nas nuvens com a nova casa que estava ser projectada para eles, assim sendo, as reuniões, as ideias e as pesquisas foram muitas. Claro, que muitas dúvidas surgiram ao longo do processo mas rapidamente e com a ajuda de profissionais conceituados as mesmas se evaporam.

Os mesmos acham que o projecto de uma casa deve ser por natureza, um reflexo da família que a vai habitar, com todos os seu hábitos e personalidades intrínsecas, não esquecendo porém a personalidade criativa dos mesmo e à segurança das suas ideias.

Linhas de luz

O conceito da Casa Mar, está resumido numa distribuição espacial das duas plataformas (andares/pisos) principais.  A casa tem dois pisos, mas por se localizar num piso inclinado o primeiro andar corresponde ao piso térreo (rés do chão) e outro inferior a este, apelidada de cave. No rés do chão é onde a garagem, a cozinha, o quarto principal e ambas as áreas sociais estão localizadas.  Na cave, fica a zona de serviços com a adega, o quarto das filhas e onde terraços espectaculares estão localizados.

Para volume principal da casa, decidiu-se apostar na composição ao longe de uma linha ortogonal, isto é, assimétrica e ao mesmo tempo dinamicamente equilibrada.

Altura e os espaços luminosos

O interior da casa tem diferentes alturas, e estas visam destacar as áreas de maior interacção, como o hall de entrada, que corresponde à imagem que vemos na fotografia. As grandes janelas, que vão do chão ao tecto, permitem estabelecer um diálogo íntimo com a luz natural.

Durante o dia, a luz do sol e à noite o luar, as estrelas e as luzes da cidade combinam com a luz artificial interior, conseguindo assim, dois cenários diferentes e ambos deliciosos! Que maravilha!

Combinações subtis

O mobiliário usado na casa é classicamente inspirado em linhas suaves e cores neutras onde os materiais como a madeira, vidro, metal, couro e têxteis, têm principal destaque.

Todos subtilmente combinados a fim de provocar aos habitantes e visitantes, sentimentos positivos e humor para um desfrutar ilimitado nesta casa de sonho.

Brilhante e elegante

Sendo um granel e reluzente casa branca, a cozinha não poderia ser a exceção. Um espaço luminoso devido à luz natural entrando pela janela ea iluminação artificial no teto, incluindo centro de luminária pendente. A cozinha de madeira fina é impressionante e elegante preenche todo o espaço. Atenção para a mesa no centro, que não só pode ser usado para o almoço ou café da manhã, mas também para preparar o elemento alimentos.Un, sem dúvida, torna este espaço mais funcional. Ideal para uma família cozinha moderna.

Suíte master​

Aqui, vemos o quarto principal, que, como mencionado, está localizado no nível de entrada, ao nível da garagem. A decoração e as cores são no mesmo estilo: paredes brancas reflectem a luz e fornecem assim mais luz para o interior. O mobiliário é em madeira e o couro volta a aparecer. As cores neutras predominam…

O banheiro espaçoso e luminoso

A casa Casa Mar precisava de uma magnífica casa de banho a fazer jus às restantes divisões, por isso o espaço não foi poupado, tal como o tipo de materiais e acabamentos. 

Aqui vemos este espaço de atmosfera neutra, com tectos branco e paredes e piso em mármore. Além disso, o grande espelho na parede dá a sensação de amplitude e luminosidade. 

Os quartos no piso térreo

No andar de baixo, fica localizado o quarto das filhas. O mobiliário é em estilo clássico, como se comprova pela cabeceira das camas acolchoadas, em tecido cinza. No quarto, tal como em todas as outras divisões da casa foi  apenas colocado o mobiliário necessário, como a mesa de cabeceira com candeeiro de design clássico, e uma ventoinha de tecto.

Fachada posterior

Aqui consegue perceber ao que me referia quando mencionei os dois andares da habitação. Aqui verá em detalhe a entrada em casa localizada ao nível da estrada, no lado direito da foto, ao qual denominei de rés do chão. Em baixo, a cave com mais umas deliciosas varandas e terraços. O declive do terreno foi aproveitado e estudado ao máximo ao ponto da solução final ter sido brutal. O resultado é uma fachada posterior com paredes de vidro em toda a sua dimensão, ideal para desfrutar da vista e também uma óptima solução para tirar proveito da luz natural que derrama!

A espectacular piscina

Para piorar a situação que temos visto nas fotos anteriores, com a arquitectura  e a sua volumetria, os espaços abertos e amplos, a Casa Mar também uma piscina com uma vista incrível sobre a cidade. O seu modelo de piscina infinita e a sua iluminação nocturna evocam o mar e deixam-nos a sonhar.

Adeus Casa Mar

Com esta foto, terminamos o passeio por esta casa espectacular no topo de uma montanha. Aqui, mais uma vez, apreciamos não apenas a fachada, mas também as luzes da cidade num belo pôr do sol.

Largava tudo para ir morar para aqui?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!