Reconstrução e expansão de casa em madeira

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Revivendo a tradição (foi - tornou-se), D O M | Architecture interior D O M | Architecture interior Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

Quem teria pensado, vendo cá de fora, que a partir de uma cabana de madeira se poderia obter uma espetacular casa de dois andares com um interessante estilo rústico? Mas foi possível e aqui vamos descobrir com tudo se passou! 

Vamos ver como o gabinete de arquitetura OLGA & MARK LDA, do Funchal, conseguiu duplicar a área útil da casa sem aumentar a área de implementação do projeto, passando de 60 para 120 metros quadrados, ao mesmo tempo que a recuperava de um incêndio que a tinha deixado com bastantes danos. 

Deixamos desde já uma pista… A casa tinha de origem um sótão desconfortável, sem isolamento, mas com um teto bastante elevado, suficiente para fazer ali um segundo andar com quartos. Ficou curioso? Então não esperemos mais, vamos ver as fotos!

Antes e depois – A fachada

Por fora não temos ideia do que se passou no interior desta casa. Não percebemos a imensidão das alterações que sofreu. Apenas conseguimos ver que o depois parece mais cuidado e melhor acabado, mas a sua forma e dimensão são precisamente as mesmas. Começamos a duvidar da história da duplicação da área útil…

Antes e depois: A cozinha

Na foto podemos ver à esquerda o estado e formato original da cozinha, e à direita o resultado após a execução do projeto. O teto foi pintado, e instalou-se ventilação, aquecimento e nova canalização elétrica. 

Algumas das paredes deixaram de ter a madeira aparente e foram decoradas com pedra. As paredes originais que tinham a estrutura em melhor estado e eram por isso mais bonitas foram deixadas à vista, tendo sido apenas recuperadas e revestidas com verniz protetor específico. No pavimento instalou-se piso radiante e deu-se o acabamento com mosaicos de cerâmicas. 

Instalou-se também o aquecimento que passou a ser feito com radiadores a água, alimentados por uma caldeira que funciona a gás ou a eletricidade.

Na foto à esquerda podemos ver a escada que anteriormente dava acesso ao sótão desaproveitado, onde se encontram atualmente dois belos quartos. 

Antes e depois: A cozinha em perspetiva geral

Desta perspetiva conseguimos ver a amplitude das alterações que esta cozinha sofreu. Vemos com a antiga e triste cozinha de cabana foi transformada numa cozinha de chalé, muito clássica e perfeitamente funcional. 

A madeira escura, que predomina na cozinha nova, é perfeita para combinar com o estilo rústico do interior, embora contraste com ele pela nobreza das linhas e pela própria espécie de madeira. À direita vemos também a encantadora bancada de linhas curvas e elegantes, muito conveniente para o pequeno-almoço e refeições ligeiras. Uma cozinha que resulta impressionante e muito sofisticada, com os seus armários de bancada clara e a sua iluminação embutida.

Antes e depois – Sala de estar

A sala está localizada perto da cozinha, em espaço aberto com esta, e tem aquilo que nós tanto gostamos de ver numa casa: – uma lareira. Na foto do depois percebemos que a janela se tornou muito maior, permitindo a entrada de um grande fluxo de luz natural, tornando o ambiente mais alegre e imediatamente mais amplo.

Depois: A lareira

A lareira foi pintada de branco e decorada um esquema de cores em branco e cinzento, conseguido com mármore branco e mosaicos escuros. Esta opção estética é um pouco estranha tendo em conta o ambiente rústico do espaço, e achamos que a anterior estética em tijolo talvez fosse mais adequada, mas não podemos negar que ficou bonita.

Antes e depois – O acesso aos quartos

Um dos quartos do traçado original, no rés-do-chão, desapareceu para dar lugar à escada em espiral que dá acesso aos quartos no primeiro piso. Esta escada é em si mesma uma obra de arte com os seus degraus de madeira acoplado ao pilar central em metal. 

Em cima a mesma área foi deixada aberta para criar um mezanino com vista para a sala em baixo. Esta opção confere amplitude à sala de estar, e a escada é uma solução excelente por não pesar no ambiente arejado que se desejava.

Antes e depois: Passagens

Subindo, encontramo-nos no mezanino, uma área nobre de varanda interna, estruturada em estilo chalé. As portas da direita levam ao quarto principal, e à esquerda, encontra-se um quarto e uma casa de banho.

Depois: Vista abragente a partir de cima

O conjunto final da sala ficou realmente muito agradável! Os móveis criteriosamente selecionados encaixam perfeitamente no estilo chalé que se quis imprimir ao espaço, e o magnífico candeeiro de metal trabalhado em forma de plantas dá um toque natural que combina com os tons neutros das madeiras. 

E por falar em madeiras… Nesta fotografia podemos apreciar devidamente o novo piso de madeira natural em carvalho do Canadá. Lindo!

Antes e depois: Os quartos no sótão

Agora vamos ver o quarto principal. Aqui a maior parte das paredes foi revestida de branco com um acabamento brilhante que multiplica a luz natural, mas a madeira nunca está longe da vista, tendo sido deixada no seu tom natural em algumas paredes. 

O teto foi também revestido de madeira pintada num tom bege claro. O único toque de decoração a que tivemos acesso, foi o bonito candeeiro estilo Tiffany, mas este é suficiente para adivinhar o estilo que virá depois, com o mobiliário e restantes acessórios decorativos…

Em obra: O isolamento

Logo no início dissemos que antes o sótão estava desabitado e era um lugar frio e desagradável por falta de isolamento. Pois aqui o temos! Agora o sótão foi devidamente isolado usando cortiça, uma opção natural muito eficaz, que ficaria bem bonita mesmo que ficasse à vista, como se comprova na imagem acima.

Esta é uma excelente opção de isolamento, mas há mais! Quer conhecê-las? Então não deixe de ler o artigo ’7 materiais isolantes para proteger a sua casa’.

Gostou deste projeto? Haveria alguma coisa que faria diferente se a casa fosse sua?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista