Uma casa pequena, mas não apertada!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Comprar um projecto de casa completamente concluído e pronto a habitar a um gabinete de arquitectura é um procedimento que levanta emoções contraditórias. Por um lado, estamos a falar de um grande mercado e da garantia de uma mudança rápida e tranquila. Por outro, quando decidimos construir uma casa desejamos que ela reflicta o nosso gosto e personalidade.

O projecto que hoje lhe mostramos é do estúdio de arquitectura Woodsun. Este atelier oferece um leque variado de projectos de grande beleza e qualidade completamente finalizados e prontos a habitar ou, no caso do comprador o desejar, passíveis de serem modificados e personalizados, deixando assim ao alcance de quem compra, a decisão relativa a certos detalhes da obra. 

O estúdio Woodsun apresenta, no seu catálogo, uma vasta gama de opções de portas, janelas, pisos, cores e fachadas. As opções são tantas que quem compra não precisa de se preocupar se o projecto final vai de encontro ao seu estilo e gosto. Este tipo de projecto tem cada vez maior procura o que leva a que o seu preço seja, hoje em dia, mais acessível do que era quando apareceu. E sempre com a garantia de que tudo estará pronto com muita rapidez.

Ainda tem dúvidas? Neste artigo vamos mostrar-lhe uma casa que as ajudará a dissipar.

Fachada principal

Casas modernas por woodsun

Diante de nós, temos uma agradável casa suburbana construída em madeira e com uma estrutura metálica reforçada. Esta casa está bem localizada, numa zona tranquila e perto da floresta. A fachada não se vira directamente para a rua principal. Pelo contrário, leva-nos ao encontro de um caminho pitoresco. Tendo em conta a paisagem onde o projecto se insere, a escolha da madeira era previsível até mesmo pela suas características térmicas. A forma como a madeira está mesclada com as paredes brancas dá ao edifício, apesar da rusticidade inerente ao material, um aspecto moderno.

Entrada personalizada

Janelas   por woodsun

Eis a entrada da casa. As faixas em metal verticais parecem entrar em diálogo com as ripas de madeira na horizontal que as ladeiam. A entrada principal serve também para nos preparar para o que nos espera no interior: um espaço completamente moderno onde a madeira é usada generosamente. Lembre-se, tal como referimos atrás, que a porta é um dos elementos que pode escolher a partir do catálogo existente. Assim, pode  decidir qual a primeira impressão que quer provocar nos seus convidados.

Uso de madeira com toque moderno

Cozinhas modernas por woodsun

A utilização de madeira no tecto é, hoje em dia, tudo menos obsoleta. Esta imagem assim o comprova. Trata-se do piso térreo da casa, um espaço aberto que incorpora uma extensa sala e uma cozinha com área de jantar. O piso, os móveis e as vigas de madeira que existem no tecto trazem à casa, não obstante as suas linhas modernas, um clima quente e acolhedor. Um espaço ideal para uma família contemporânea.

Uma cozinha com carácter

Cozinhas modernas por woodsun

Examinemos a cozinha mais em detalhe. Ao contrário da sala, este espaço é de apenas um nível, o que o torna mais prático, funcional e acessível. E por falar em funcionalidade, colocamos-lhe uma questão: como prefere ter a sua mesa de jantar? Isolada ou como extensão da bancada?

Cremos que a solução apresentada – extensão da bancada – é, neste caso, a mais adequada, pois permite que a mesa se torne, sempre que necessário, um espaço adicional da zona de trabalho da cozinha. Antes de avançar, não podemos deixar de chamar a sua atenção para o padrão geométrico dos azulejos que tornam esta área mais interessante.

Novamente a madeira

Corredores e halls de entrada  por woodsun

Os arquitectos responsáveis pelo projecto decidiram utilizar, em toda a casa, uma solução arriscada que consiste em combinar madeira de diferentes tipos, cores e tratamentos. Ainda que inusitado, quebra a monotonia e eleva, do ponto de vista estético, o interior. Por sua vez, as paredes brancas, são o cenário e contraste ideal para os tons naturais dessa madeira. Os mais atentos devem também ter reparado na iluminação que se faz através de pequenos buracos quadrados escavados no tecto onde são colocadas as caixas de luz.

Casa de banho divertida

Casas de banho modernas por woodsun

Esta casa de banho é extremamente simples. As paredes brancas contrastam com o piso em azulejos cinza escuro e tudo se reflecte nos espelhos dos dois únicos móveis existentes. Uma parede de vidro divide a zona do chuveiro – que não tem base de apoio – do resto do espaço dando-lhe uma maior sensação de amplitude e de profundidade. Este é um modelo perfeito de uma casa de banho minimalista. Então porquê chamá-la de divertida? Junto ao tecto deparamo-nos com o pormenor engraçado de uma luz em forma de abelha colorida que anima atrevidamente este espaço frio.

Jogos de cor

Quartos de criança modernos por woodsun

Os quartos regressam à dupla do branco e da madeira, mas aqui, ao contrário dos outros espaços, inseriram-se novas e subtis cores. Neste quarto, a parede é pintada de um delicado mas profundo azul, o verde dá vida à estrutura da cama e as persianas pintam-se num azul translúcido que contribui para compor esta atmosfera fantástica. Nota também para o mobiliário minimalista que serve perfeitamente as necessidades do quarto e foi construído de forma a optimizar o espaço. 

Minimalismo azul

Quartos modernos por woodsun

Neste segundo quarto foram usadas as mesmas persianas do anterior. Neste caso, a parede pinta-se de azul gelo e todo o arranjo do espaço é ainda mais minimalista. O tecto acaba por ser um elemento curioso tendo exposta uma viga de madeira que separa a faixa de luz existente.

Quarto com vista

Terraços  por woodsun

Terminamos a nossa visita com um detalhe da fachada principal. Ainda se lembra, certamente, que percorremos o interior de uma casa cujo projecto foi escolhido a partir de um catálogo. O resultado é, portanto, único e personalizado. Esperemos que este artigo o tenha convencido de que esta ideia de escolher uma casa por catálogo e a partir de um projecto já feito não é para se colocar de lado logo à partida. Na verdade, através de um conjunto de escolhas acertadas, pode obter uma casa que se coadune com a sua personalidade e estilo de vida.

Se fosse você a personalizar este projecto, o que mudaria?

Se a personalização deste projecto lhe coubesse a si, o que mudaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!