Design campestre: Casa de um só andar com alpendre para sonhar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
PAPAYA NURSERY, ENVIRON PLANNERS ENVIRON PLANNERS Espaços
Loading admin actions …

Nós gostamos de alpendres. Nós na homify, e nós portugueses em geral! Mas esse é um traço que partilhamos com todos os países mediterrânicos, e claro, latinos pois as preferências arquitetónicas viajaram com os marinheiros nas caravelas dos descobridores. 

Nas verdade os alpendres como parte fundamental de uma casa são muito comuns em todos os locais onde o clima permite uma vivência dos exteriores durante a maior parte do ano. Com algumas variações arquitetónicas, ou apenas estéticas, em função dos gostos, eles aparecem em qualquer parte do mundo. Afinal o gosto por uma tarde ao ar livre não tem fronteiras…

O projeto que hoje lhe vamos apresentar chega-nos do outro lado do mundo! Viajamos até à India para conhecer a historia de um velho depósito que a dado momento se destinou a armazém de armas, e que se transformou numa habitação campestre de sonho cujo traço mais memorável é o seu lindo alpendre. Acompanhe-nos!

Depois – Alpendre colorido e vibrante

Sim, começámos ao contrário! Não resistimos a mostrar-lhe primeiro o resultado incrível deste projeto na forma do espetacular alpendre.

A renovação desta casa incorporou e uniu uma boa variedade de materiais interessantes… As paredes, ásperas, em branco fosco. O piso e as escadas que levam até ao jardim, de tijolos. A madeira escura das vigas e a telhas vermelhas que lembram os terraços mediterrânicos. 

Aos materiais somou-se uma iluminação quente e acolhedora, e um jardim colorido e vibrante, onde se destaca em primeiro plano o canteiro vermelho de Poinsétias, ou flores de Natal.

Tudo se conjuga para tornar este alpendre num espaço perfeito.

Antes – Será o mesmo local?

Sim, garantimos que é o mesmo edifício. Trata-se de um edifício com muita história que foi evoluindo ao longo das eras até ser recuperado e chegar ao que é hoje. 

A primeira coisa que notamos é que o maravilhoso alpendre, que hoje em dia é a característica mais marcante da casa, não existia. Mas percebemos que o encanto da paisagem e da natureza envolvente, bem como o volume baixo, era parte dela. Vemos ainda as mesmas portas em arco, embora pareçam mais pequenas.

Antes – Um antes ainda mais antigo

Nesta foto recuperamos um pouco da história desta casa, quando funcionava como armazém. O que agora vemos como janelas em arco, foram, em tempos, abóbadas. Essas abóbadas, com as suas portas, marcaram o padrão de base para o trabalho do arquiteto, e sugeriram a forma mais eficaz de preservar a essência do edifício.

O maravilhoso terraço

Como referimos os profissionais de arquitetura decidiram manter as estruturas em abóbada, devidamente restauradas e passando a albergar as várias áreas funcionais da casa. 

Na fachada recuperada percebemos que o piso foi elevado para dar lugar ao magnífico terraço, sem perder o seu velho encanto. O telheiro, ou pérgula, que lhe marca tanto o aspeto foi acrescentado e é um dos elementos mais interessantes do espaço. A sua estrutura de madeira escura é a fonte do seu tom quase mediterrânico, contrastando agradavelmente com a própria fachada, e acaba por definir todo o desenho dos espaços exteriores.

O escritório

Já referimos que as abóbadas recuperadas passaram a fazer parte da vivência da casa, incorporando várias funcionalidades, por isso entramos agora para ver o escritório. Como podemos ver, no teto manteve-se o tijolo na sua versão original, ao qual que foi dada uma camada de tinta branca, um tom especialmente escolhido para maximizar a luz natural que entra pela abertura. Para isso também influi a escolha dos móveis cinzentos e brancos.

A piscina

Continuamos à descoberta desta casa única, e agora vemos a piscina! Simples e discreta, mas muito bem conseguida, esta piscina é protegida de um lado por uma pérgula de ripas de madeira, e oferece-nos ao fundo o conforto de um espaço de lazer num alpendre, com cadeirões de design arrojado em materiais naturais. E o seu enquadramento natural verdejante é perfeito!

A piscina de outra perspetiva

Nós adorámos esta perspetiva! Com pequenos lagos nos lados e a piscina ao fundo, este caminho de acesso é simplesmente lindo, totalmente diferente do que é vulgar vermos nestas áreas. Aqui a atualidade é sabiamente misturada com o toque certo de campestre para criar uma atmosfera de relaxamento, muito zen. As plantas, muito bem escolhidas, são o complemento perfeito para obter o efeito pretendido.

Mais outro ângulo (não nos cansamos!)

Deste ângulo podemos ver o outro lado deste bonito espaço, um perfeito oásis de paz! O detalhe das árvores em ambos os lados do caminho para chegar à piscina é lindo, e gera uma mistura perfeita de natureza, terra e água calma. Tudo para obter o espaço de relaxamento perfeito!

Adora piscinas? Então continue a vê-las no artigo ’Piscinas exteriores… as joias dos jardins!

Um último olhar

Lançamos um último olhar para a despedida desta casa memorável. Já o dissemos, e até está no título… Esta casa tem um alpendre para sonhar! É realmente a característica mais marcante de toda a fachada, e o crepúsculo com a sua calma faz acender as luzes tornando a sua aura ainda mais mágica. Um espaço para desfrutar o ano inteiro, se for possível!

Sonha com um projeto assim? Como seria o seu alpendre de sonho?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista