Home-office: 6 dicas para aumentar a produtividade!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Haus Jacobs, Innenarchitektur Berlin Innenarchitektur Berlin Escritórios modernos
Loading admin actions …

Trabalhar em casa, no estilo home office, torna-se uma tendência das mais forte a cada dia. Muitos são os motivos pelos quais profissionais das mais diversas áreas optam ou se adaptam a esta plataforma de trabalho. Com a tecnologia conectando pessoas em todos os níveis, ficar preso a um escritório, despendendo tempo de deslocamento, gastos com transportes e custos com alimentação tornou-se algo a ser repensado. Trabalhar em casa não apenas é algo que reflete de forma positiva na economia como, segundo especialistas, traz ganhos de produtividade imensos, já que a pessoa pode se dedicar exclusivamente a sua tarefa, sem desvios de atenção desnecessários.

Claro, porém, que há uma série de ajustes que devem ser feitos no ambiente familiar para que o esquema de home office funcione com eficiência. Não basta apenas uma mesa e um notebook. É preciso pensar em um ambiente que promova a produção, a criatividade e seja adequado em termos de infraestrutura. Neste nosso livro de ideias, vamos apresentar algumas dicas essenciais para transformar o seu home office em um local aprazível e perfeito para a sua prática profissional.

Cuidado com a ergonomia

Home Office / Escritório homify Espaços de trabalho minimalistas

Não é porque você está trabalhando em casa que deve descuidar das questões de ergonomia. O objetivo principal da ergonomia é trabalhar a relação do homem com o seu ambiente de trabalho, otimizando o seu bem-estar e a sua segurança. Isso inclui pensar em locais adequados para o trabalho e em métodos capazes de garantir a saúde e a produtividade do profissional a médio e longo prazo. Um dos principais tópicos relacionado à ergonomia tem a ver com questões de postura da pessoa em relação à sua mesa de trabalho. 

Busque trabalhar em cadeiras do estilo escritório, com apoios para as costas e os braços, como na foto que acompanha este tópico, e ajustes de altura. O ângulo formado entre o braço e o antebraço deve estar sempre próximo aos 90º, ou seja, verifique se a cadeira não está alta ou baixa demais em relação à mesa. Busque apoio para os antebraços e os punhos, e tente sempre manter a coluna ereta. São dicas simples, mas que podem garantir conforto e produtividade por muito tempo, sem a preocupação de problemas que podem surgir de um mau posicionamento.

Organize seu espaço

Pode até parecer redundante, mas manter o seu espaço organizado é fundamental para o sucesso de quem deseja trabalhar em casa. Mais do que estruturar seu home office de forma eficaz, a organização garante que você desempenhe suas funções com eficiência e rapidez, evitando atropelos ou atrasos. Por isso, é importante que o seu home office seja um espaço absolutamente funcional: tudo o que você irá precisar ao longo dos dias de trabalho deve estar ao seu alcance. Deixe notebooks, aparelhos eletrônicos como tablets e impressoras próximos de você. 

Materiais de apoio, como livros, revistas, catálogos também devem ser colocados ao alcance das mãos, assim como lápis, canetas, papel e cadernos de anotações. Separe seus materiais mais importantes em pilhas que possam ser identificadas ao primeiro olhar. Dessa forma, você pode se dedicar com exclusividade ao seu trabalho sem se preocupar ainda em ficar procurando por seu material de apoio.

Privilegie a luz natural

Todos sabem como é bom poder trabalhar em um ambiente que tenha luz natural. Poder olhar para fora do escritório durante o dia não apenas auxilia na produtividade como traz novas energias para quem se dedica de corpo e alma a um projeto ou a uma criação. Por isso, na hora de montar o seu home office, privilegie espaços que possam ser iluminados de forma natural – o que não invalida o uso de luminárias e lâmpadas para garantir ainda mais o seu conforto. Um espaço naturalmente iluminado traz uma sensação de amplitude e liberdade como poucos. Até mesmo a organização de seu home office ganha com isso, já que tudo se torna mais claro e leve, trazendo uma boa dose de energia e criatividade ao ambiente.

Um pouco de verde

Assim como na vida, ter um mínimo de contato com a natureza é fundamental para o dia a dia de um profissional que trabalha em casa. Isso não significa transformar sua casa em uma floresta, longe disso! Mas é importante ter um toque de verde em seu escritório: o verde traz vida, energia, motiva as pessoas e deixa o ambiente mais leve e arejado. Aqui, neste projeto da designer de interiores Iara Kílaris, temos um home office praticamente multitarefa. A mesa, de linhas retas e funcionais, abre espaço para que um teclado possa ser acoplado ao conjunto, oferecendo ao usuário a condição de trabalhar com várias plataformas ao mesmo tempo. A mesa e as prateleiras recebem livros e objetos de decoração, deixando espaço para pequenos vasos com plantas e flores – um toque sutil e delicado de verde na decoração, um charme extra inegável e repleto de natureza.

Não desvie sua atenção

Então você já montou o seu home office. Escolheu um local com uma boa iluminação, as cadeiras e os móveis são ergonomicamente corretos e tudo está organizado de forma a facilitar o seu acesso a materiais de apoio e de informação. Quase tudo pronto, mas falta um detalhe: cuide para que o ambiente do seu home office não seja um elemento de distração na sua rotina profissional. A proposta é simples: o home office deve ser um local em que o profissional fique concentrado em suas tarefas. 

Por isso, é fundamental ter um ambiente que promova a criatividade e a imaginação, mas que não desvie sua atenção nem seu foco. Assim, evite colocar na sala pontos de distração, como aparelhos de televisão (exceto quando fizer parte do trabalho) ou aparelhos de som ligados em rádios – música, sim, mas escolhida a dedo. Mantenha sua mesa em posição lateral ou de costas para a janela. E mantenha animais de estimação fora da sala, especialmente gatos, que adoram subir na mesa e deitar sobre teclados! São detalhes simples que vão melhorar e muito a sua produtividade.

Horário de descanso

Sundown, Widemouth Bay, Cornwall homify Escritórios modernos

Trabalhar é muito bom, mas é preciso sempre ficar atento ao período de descanso. Muitas vezes, o profissional de home office, justamente por não seguir um horário definido, trabalha por horas e horas sem descanso ou momentos de relaxamento. Isso, a partir de determinado momento, pode ser prejudicial tanto para a saúde como para a produtividade. Especialistas em saúde do trabalho explicam que estabelecer momentos de descanso ajuda a reorganizar as ideias e a readquirir a concentração. Por isso, se for possível, mantenha um cantinho de descanso próximo ao seu home office. Pode ser um sofá ou uma poltrona confortável, como vemos aqui na foto. A cada duas horas, pelo menos, tire uns 15 minutos para relaxar. Vai fazer bem para você e para o seu trabalho.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista