Para uma mesa natalícia memorável!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Podemos gostar mais ou menos dos festejos natalícios, mas uma coisa é inegável: durante esta altura do ano a casa fica mais acolhedora. O pinheiro frondoso num canto da sala, o colorido dos embrulhos dos presentes, as grinaldas de luzes e as velas tornam qualquer espaço muito mais aconchegado. 

Não nos esqueçamos, então, da mesa de Natal. Aquele conjunto de pratos do dia-a-dia é, normalmente, substituído por um serviço especial e o centro, por norma vazio, logo se enche de arranjos festivos. Tudo o resto vem com a imaginação. Pode personalizar a decoração da sua mesa consoante o seu gosto pessoal, estilo da casa, número de pessoas que vai receber, paleta cromática e, até, clima da região onde vive. É importante que estabeleça uma linha orientadora e verá que, depois disso, é fácil pôr uma mesa memorável. 

No artigo de hoje deixamos-lhe oito sugestões que provam que para deslumbrar a sua família no dia 24, não precisa de muito dinheiro, mas sim de muita criatividade.

Elegância rústica e campestre

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

O Natal nem sempre se passa num contexto de frio e as casas não partilham todas do mesmo estilo decorativo. Por esse motivo, não podíamos deixar de incluir na nossa selecção de mesas natalícias, uma sugestão fresca e rústica. Esta mesa parece integrar a sala de uma casa campestre ou, até mesmo, uma zona de alpendre coberta. No centro dela, aparecem dois corredores em linho sobrepostos, um branco, outro em tons creme. O arranjo fez-se com folhas singelas, velas, bolas transparentes e acobreadas e renas em madeira que vêm complementar o estilo deste espaço. Repare como tudo se fez dentro de uma certa paleta cromática que nos remete para uma atmosfera bucólica, serena e despojada.

Prateado

Sala de jantar  por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

O Natal não tem que se pintar só a verde e a vermelho. Há cada vez mais pessoas a optar pela monocromia no que aos enfeites diz respeito e a verdade é que, no fim, o resultado ganha outra sofisticação. É o caso desta impetuosa mesa em que o prateado é rei. Os candelabros variam em desenho e tamanho, mas a simplicidade cromática torna a composição coerente. Os cloches podem servir para proteger as típicas doçarias da época ou para abrigar originais arranjos decorativos. O cloche mais pequeno tem uma pega a imitar as hastes de uma rena. O mais alto, por sua vez, foi personalizado com duas bolas natalícias que se seguram por via de uma fita acetinada. Em cada prato há um elemento alusivo à época. Num, vemos um presente branco dentro da taça, no outro uma estrela e, lá atrás, uma bola. Por que não recriar este ambiente na sua mesa de Natal? A sua família não ficará, por certo, indiferente.

Intimista

Sala de jantar  por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Adoramos o ambiente intimista desta ceia natalícia. A mesa rústica não tem qualquer toalha. Em vez disso, optou-se pela colocação de individuais a marcar cada um dos lugares. É, sem dúvida, uma solução original, prática e adequada para família modernas que gostam de introduzir novas modas em casa. Também nesta mesa não faltam velas em suportes de prata e em copos. Uns mais altos, outros mais baixos, uns mais esguios, outros mais largos. Esta assimetria deliciosa dá um encantador jeito boémio à decoração. O centro de mesa é apenas composto por uma jarra transparente com flores em quentes tons outonais. Se não é particular fã de flores natalícias, pode sempre optar por outras. As flores são todas bonitas dentro da sua individualidade. À semelhança da última imagem, também esta mesa tem taças com bolas dentro.

Canto das sobremesas

É inevitável associar o Natal aos doces. Com a mesa cheia de pessoas e de petiscos, pode sempre arranjar um recanto só dedicado às belas das rabanadas. Quanto a nós, elas até podiam ter um trono. Ora, esta imagem mostra-nos uma mesa de sobremesas facilmente replicável aí por casa. Basta arranjar alguns suportes bonitos para bolos e, depois, é só adicionar objectos práticos – como é o caso dos guardanapos que, na imagem, aparecem dentro de um cesto de pano – e decorativos como flores, velas, bolas, renas, pinhas, pais Natal, entre outros. Numa das extremidades, pode colocar um conjunto de pratos e talheres para a sua família e amigos se servirem com a informalidade de um buffet.

Champanhe

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

E por falar em pormenores como o recanto das sobremesas, por que não socorrer-se do belo elemento decorativo que é a bandeja para colocar bebidas ou até fazer centros de mesa? Na imagem, vemos uma bandeja com um revestimento espelhado em que cada copo tem uma etiqueta com um número diferente para que cada pessoa saiba qual é a sua taça o que dá sempre jeito sobretudo quando se trata de uma grande família. Esta é uma ideia que pode pôr em prática no Natal para servir aperitivos, na passagem de ano e até ao longo do ano quando der festas ou jantares em casa. A execução é simples e o resultado uma delícia! Como vê, para impressionar a sua família no Natal, tudo o que precisa é de alguma criatividade.

Manhã de Natal

Sala de jantar  por Sofistike
Sofistike

HAVILAND LIMOGES / Brandebourg Red koleksiyonu

Sofistike

Para muitas famílias, a manhã de Natal é tão importante quanto a véspera. Em muitas casas, é durante a manhã do dia 25 que as famílias distribuem os presentes e se juntam em amena cavaqueira em torno de um pequeno-almoço bem recheado. Com sorte, os pijamas com ursinhos que a avó ofereceu já vão vestidos e tudo. 

Assim sendo, o jogo de chávenas corriqueiro que usa no dia-a-dia pode sempre dar lugar a um mais especial. Tome esta imagem, proposta da Sofistike, como exemplo. Os motivos vermelhos gravados na louça são, inevitavelmente, reminiscentes da data. Não faltam, ainda, paus de canela decorativos no centro da mesa que também poderiam ser colocados junto a cada pires para acompanhar um doce, o café ou um leite com mel. Sobre a mesa, encontram-se suspensos por fitas acetinadas flocos de neve, renas e, claro, corações. Porque é um dia de amor. Como deviam ser todos.

Azevinho

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

O azevinho é a planta do Natal, por excelência. As pessoas utilizam-no em centros de mesa, em arranjos florais e em coroas para as portas ou para as janelas. Sabe de onde vem este costume? Não? Viajemos no tempo. As civilizações pagãs – pré-cristãs – recorriam ao azevinho como espanta espíritos, daí o seu simbolismo enquanto planta sagrada. Para o povo Romano o azevinho surgia enquanto símbolo de paz, de protecção, de saúde e de felicidade. Na história cristã, esta planta terá ajudado a esconder Jesus Cristo dos soldados de Herodes. É curioso saber a origem de tradições, não é?  

Hoje em dia, o azevinho é visto como uma planta decorativa e não propriamente sagrada. O tema vem a propósito visto que nesta mesa o azevinho coroa o centro de mesa e dita as cores para o resto da decoração. Esta planta de bagas vermelhas enche de vida esta mesa natalícia. Repare como aparece também no candeeiro em jeito de lanterna. A complementar o centro, estão seis grandes velas de uma ponta à outra da mesa, apoiadas sobre o corredor mais claro que contrasta com a toalha num tom ferrugem. Os tons quentes desta mesa fazem-nos querer esquecer as horas e usufruir de uma boa refeição e de uma ainda melhor conversa.

DIY

O Natal também pode ser uma boa altura para darmos asas à nossa criatividade e fazermos as nossas próprias decorações. Há cada vez mais ideias de DIY espalhadas por livros e pela Internet e é muito fácil pô-las em prática. A isso junta-se o facto de ficar com decorações que têm outro valor por serem feitas por si, que são únicas e, ainda por cima, que foram executadas sem grandes gastos. Veja-se o exemplo deste anel para guardanapos que mais não é do que um pedaço de cartão recortado em forma de árvore de Natal. O contraste entre este objecto e a riqueza dos guardanapos de pano tornam esta mesa peculiar e muito, muito original!

Qual das sugestões lhe parece melhor para a sua casa? Vai retirar alguma destas ideias? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!