À mesa no ano novo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

É verdade, o ano aproxima-se a passos largos para o seu fim! O Natal está mesmo quase e depois é um saltinho até à passagem de ano. Já podemos começar a pensar nas resoluções de ano novo e em tudo o que planeamos fazer no ano que vem, mas antes disso há que planear a noite de passagem de ano.

Se o Natal é a festa da família por excelência, para a calma e para o remanso, o Ano Novo é para os amigos e para a farra. A ideia é afugentar o ano velho, com tudo o que trouxe de mau ou desagradável e recomeçar. Inaugurar um ano fresquinho e cheio de possibilidades, como se de uma folha em branco se tratasse. O fogo de artifício com todo o seu esplendor traz consigo essa nova de recomeço!

E há festas de passagem de ano para todos os gostos! Há festas em discotecas para os mais novos, e festas em hotéis e casinos, para os mais elegantes. Há festas na neve, festas na praia, festas em casa dos amigos… Mas uma coisa que nunca deve faltar em qualquer uma delas é o brilho e a elegância. A noite de ano novo pede um visual cuidado, pede esmero. E isso é válido tanto para as roupas como para o ambiente.

Se é do tipo de pessoas que adora receber, a passagem de ano é a altura perfeita para organizar uma receção em sua casa. Para isso urge decorar o ambiente para o tornar acolhedor, mas elegante e distinto. E porque não há celebração sem refeição, no centro desse ambiente estará a mesa!

Ainda nem pensou nesse pormenor, certo? Mas para isso é que nós cá estamos e por isso hoje trazemos-lhe uma seleção de ideias fantásticas para a sua mesa de passagem de ano. Venha connosco nesta viagem ao futuro e inspire-se para estar à mesa no ano novo. Sem sobressaltos!

A pureza do braco, a elegancia da prata

Nesta ideia que nos chega do Brasil a decoração de base da casa é em tons de branco, que conferem ao espaço amplitude e brilho natural. Esta sensação é ampliada pela presença dos espelhos, que dão a sensação de continuidade. O lustre adiciona brilho e elegância a toda a sala de jantar.

A mesa foi posta sem toalha, mas usando individuais negros que fazem sobressair a brancura dos pratos e dos guardanapos de linho, e a transparência dos copos. Para centro de mesa utilizaram-se originais vasos prateados contendo arranjos verdes simples ou com flores brancas. Arranjos semelhantes embelezam o aparador que contém os restantes itens necessários à refeição, trazendo um pouco de natureza para o interior da casa. Se é adepto de começar o ano com a cor branca, como no Brasil, esta ideia é para si.

Simplicidade e bom gosto

Esta ideia da autoria dos portugueses ’Home Staging Factory’ apresenta-se simples, mas muito elegante. Uma mesa que tanto pode receber um grupo de amigos, como apenas a família. A mesa foi posta usando uma simples toalha de linho branco puro, assim como brancos são os guardanapos, enrolados e presos com uma argola prateada. Os pratos, num detalhe original, são em duas cores: – o prato raso é cinzento prateado e o de sopa é branca porcelana. O brilho de festa é conferido pelo lindo candelabro e pelos pequenos castiçais com velas a arder. O toque de cor é dado pelo arranjo floral do centro da mesa, que unifica toda a decoração e capta a atenção.

Uma mesa moderna, numa sala magnífica

Salas de jantar modernas por homify
homify

Luxurious family living

homify

Esta sala de jantar é magnífica, e quem, sendo dono de tal maravilha, não gostaria de a partilhar com os amigos e a família? É sem dúvida o palco ideal para uma festa de fim de ano cheia de charme e glamour.

Os encantadores tons de roxo e cinzento têm um papel importante na definição do caráter da sala de jantar, e a mesa enorme, com o tampo espelhado dá um ar majestoso ao espaço.

A mesa está por isso posta de forma bastante simples, com um toque inovador nas cerâmicas pretas e douradas que intervalam com as brancas. O centro da mesa é decorado com simples jarras de cristal e tulipas brancas.

A ideia da mesa festiva em si é fácil de concretizar, ainda que sem os cristais… Difícil mesmo é ter uma sala como esta!

Alegria e cor num ambiente rústico

Salas de jantar industriais por Deja Ooh
Deja Ooh

Dining set

Deja Ooh

Alugou uma casa para a passagem de ano? Nem assim tem desculpa para não caprichar na mesa da refeição de ano novo! Decorações simples e coloridas dão um ar festivo a qualquer espaço e são muito fáceis de conseguir. Guardanapos coloridos, mesmo de papel, alegram e decoram a mesa que se partilha com os amigos… Afinal a oferta hoje em dia é espantosa. Um pequeno arranjo de mesa demonstra cuidado e preocupação nos detalhes, sem sobrecarregar com trabalho uma noite que se quer descontraída!

O requinte do amarelo doirado

A sala só por si já é de cortar a respiração, e a mesa está posta em consonância. Os cristais e porcelanas são brancos e simples, mas estão assentes em individuais dourados, combinando na perfeição com as cadeiras e com a cortina, sem pesar na decoração. O brilho festivo é aumentado pelo castiçal de cristal que faz de centro de mesa, e pelo candelabro deslumbrante. Uma mesa festiva num ambiente sofisticado!

Azul para a passagem de ano

Aqui está o ambiente ideal para quem gosta de se rodear de azul na passagem de ano! A azul é uma cor muito apreciada nesta altura pois diz-se trazer boa sorte e paz para o ano inteiro, e até é costume ter uma peça de roupa azul vestida nesta noite. Assim nada melhor do que fazer o réveillon imerso nesta cor, e continuar assim o resto do ano.

A decoração de base é muito moderna, e dá relevância aos padrões geométricos em cinzento, que se espelham num pavimento polido, brilhante, e é envolvida por cortinas azuis.

Na mesa, sem toalha para que a madeira possa sobressair, a loiça é bastante original e dá continuidade à mobília, pois tem os mesmos padrões geométricos. Os castiçais de metal prateado são o centro de mesa e decoram o aparador, com velas no mesmo tom das cortinas.

Um ambiente festivo, mas seleto e delicado.

Um efeto dramático

Está a sentir-se ousado neste fim de ano? Ou tem realmente queda para decorações dramáticas? Esta ideia é para si!

Tudo o que podermos escrever é pouco para descrever esta mesa festiva! Por onde começar? A decoração é profusa e carregada de brilho. Dos cristais aos castiçais, dos marcadores de lugar às bomboneiras em forma de ananás, tudo cintila nesta festa luz. Uma mesa real, num conceito português, arrojado. Para quem pretende uma festa bem glamorosa, cheia de charme e magnetismo!

E porque não lá fora?

Afinal, muitas vezes no nosso país o tempo até permite! Pode estar frio, mas nada que o calor do fogo não amenize… Se for o caso este ano, e optar por um jantar no terraço, siga pela via da simplicidade, como na sugestão da imagem. Mobiliário em vime e mesa em madeira de pinho natural pedem decoração e loiça simples, mas os copos prateados adicionam o brilho necessário à ocasião. Uma noite de passagem de ano no Algarve ou na Madeira…

Quer mais ideias para a sua passagem de ano? Continue, lendo o artigo ’Passagem de ano: o que não pode faltar’.

Prontinho para começar o novo ano? Conte-nos os seu planos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!